Regência de
Banda Sinfônica

Presencial

MARCOS SADAO

Pós-graduado em Regência pela Alpha Cursos/FACEC. Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.

Atuou como 1º Trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, foi integrante da Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertórios e Orquestra Sinfônica de Santo André.

Participou dos Festivais de Música em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, Encontro Latino-Americano de Orquestras Jovens da Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na Áustria. Estudou regência com o Maestro Carlos Moreno.

Regente convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica de Montevidéo, UNC Charlotte Wind Ensemble – USA, Banda Sinfônica do Exército, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Cubatão Sinfonia, Banda Infanto Juvenil e Juvenil do Guri Santa Marcelina.

Regente dos Festivais de Domingos Martins - ES, Painéis da Funarte de Bragança - PA,

V Congresso Ibero Americano de Valência - Espanha , CIVEBRA - Curso Internacional de Verão de Brasília, Festival Música das Américas, Festival Internacional de Música de Belém - PA, Festival de Inverno da UFPR (Universidade Federal do Paraná) - Antonina, Festival Música na Estrada - Roraima,

I Simpósio e Encontro de Metais e Banda da UFCA (Universidade Federal do Cariri) - Juazeiro do Norte, Festival de Nova Mutum - Mato Grosso, Festival do Instituto Boa Vista de Música -Roraima, Festival de Bandas do Pará.

Homenageado com a Medalha do Sesquicentenário do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, nomeado Comendador da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes do Brasil e recebeu os títulos de Imortal da Música Erudita Brasileira da Academia de Música do Brasil, ocupando a cadeira de nº76, Imortal da Música Erudita no Brasil da Academia de Música de São Paulo, na cadeira de nº 46 e Imortal da Musicologia no Brasil, cadeira nº 67.

Foi Diretor Artístico e Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Regente Titular da Banda Sinfônica de Cubatão, Diretor Artístico da Banda Sinfônica do Exército, Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Regente Assistente da Orquestra Sinfônica da USP, Regente Assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André, Coordenador do Programa BEC, Professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP Tom Jobim e Diretor Artístico do Instituto Relfe.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Esta disciplina tem como objetivo oferecer o conhecimento das características de uma Banda Sinfônica. Serão abordados os aspectos históricos, instrumentação, as diversas possibilidades de formações, os compositores que se dedicam a essa formação instrumental e suas obras. Serão trabalhados os aspectos técnicos de regência e estudo do repertório. Na Prática de Banda abordaremos as diversas peculiaridades de como desenvolver a melhor performance dos integrantes do grupo.