Piano Popular

Presencial

Foto: Rogério Vieira

LIS CARVALHO

Pianista, arranjadora e compositora, iniciou seus estudos de piano aos 6 anos com a mãe. Dos 9 aos 17 anos, estudou com Lina Pires de Campos, quando fez recital na Pró Arte entre outras participações em concursos e audições de alunos da Escola Magda Tagliaferro.

Mais tarde, iniciou seus estudos de Piano Jazz com Hilton Valente, Gogo, hoje professor da Unicamp; Composição com H. J. Koellroeuter e Harmonia, Arranjo e Orquestração com Cláudio Leal Ferreira. Completou o bacharelado em Piano Popular na Faculdade Santa Marcelina. É professora do curso de Piano Popular e Harmonia na EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo).

Em 2005 gravou o CD “Bossa Nova” da série MPBaby pelo selo MCD e em 2008 lançou a vídeo-aula “Formas de Acompanhamento” pela editora HMP. Tem várias de suas composicões gravadas em seis CDs e dois DVDs com Celso Pixinga e participacão em diversos CDs de música instrumental e vocal gravados ao lado de músicos como Bocato, Faíska, Léa Freire,Teco Cardoso, Sizão Machado e Maestro Gil Jardim.

Participou como pianista/tecladista e compositora do Grupo “Kali” e como pianista e arranjadora, ao lado do Maestro Tasso Bangel, do Grupo “Tom da Terra”, que com o CD Brasil Branco Negro foi indicado ao Premio TIM como melhor grupo vocal de 2.003. Tocou com artistas como Paulo Moura, Raul de Souza, Lula Galvão, Roberto Sion, Edu Lobo e Orquestra Jazz Sinfônica, Quarteto em Cy, Vânia Bastos, Tetê Spindola, Eliete Negreiros, Zezé Mota, Paula Lima, Margareth Menezes, Walter Franco. Lançou o CD Caminho de Dentro, no programa Sesc Instrumental que foi ao ar em setembro de 2012.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Trabalharemos técnicas de criação e arranjo, uma vez que o Piano Popular é a prática da elaboração de arranjos próprios e originais. A improvisação também é característica importante dessa linguagem. Para isso abordaremos o conhecimento de harmonia e rítmica com a escuta de algumas referências na música brasileira como a do nosso homenageado Moacir Santos e a elaboração de dois arranjos para aplicação do material abordado.