corpo-canção:
risco, rodopio

Presencial

JulianaAmaral - CorpoCancao_RiscoRodopio_oficina extesiva.pdf

JULIANA AMARAL

Juliana Amaral é cantora, compositora, escritora, atriz e designer gráfica. Tem 5 discos autorais lançados, e seus espetáculos foram apresentados em mais de 30 cidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Participou também de diversos CDs, DVDs e espetáculos de artistas nacionais e internacionais, incluindo concertos como solista das Orquestras Jazz Sinfônica, Sinfônica da Bahia e Petrobras Sinfônica.

Em 2021 foi contemplada pelo Edital Proac LAB para a realização do projeto Margens da palavra, com espetáculos e encontros de formação, disponíveis em seu canal do Youtube. O mesmo espetáculo foi contemplado no Edital Proac 16/2022 (circulação), e irá realizar pelo menos 8 shows e oficinas de corpo-voz nas periferias e cidades da Grande São Paulo.

Como professora, ministra aulas particulares e coletivas de canto desde 1997. Ministrou workshops e masterclasses em instituições de ensino e cultura nas cidades de Campinas (Instituto de Artes da Unicamp, 2001), Rio de Janeiro (Centro Cultural da Caixa, 2009), Curitiba (Oficina de Música de Curitiba, 2009), Blumenau (Conservatório Carlos Gomes, 2011) e Itajaí (Festival de Música de Itajaí, 2019).

Coordenou as áreas de música e teatro na Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo (2003 a 2009). Foi júri de diversos festivais de música popular, como Festival SESI de Música (2010, 2011) e Festival Imagine (Projeto Guri, 2016 e 2017). É professora substituta em aulas de canto individual e grupos livres na Emesp Tom Jobim (São Paulo) desde 2018.

Fez preparação vocal de vários grupos teatrais. Entre eles, a Cia Vagalum Tum Tum, vencedora do APCA 2021 de melhor elenco com o espetáculo Meu Reino por um cavalo. Em 2021/2, participou do projeto Tantas Vozes, da Cia As Graças, contemplado pela lei de fomento ao teatro, no qual coordenou oficinas de corpo-voz nas 5 regiões da cidade de São Paulo. A partir das oficinas, foram selecionadas 9 mulheres para o o experimento cênico Tantos cantos na cidade, dirido por Juliana Amaral, a diretora Maria Thaís e a professora Barbara Biscaro – UDESC.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

No curso “Corpo-canção: risco, rodopio”, Juliana Amaral propõe práticas de ampliação da propriocepção corpo-vocal-cancional numa perspectiva decolonial. Assim, o trabalho não pretende corresponder a paradigmas consolidados de “boa execução” ou de “sonoridade adequada”, mas sim provocar as/os/es participantes a pesquisar memórias, afetos e singularidades por meio da canção, e a vivenciar uma performance musical e cênica mais consistente e multidimensional.