Regência Coral

Presencial

ANGELO FERNANDES

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar cursos e palestras no Brasil e exterior. É Professor Livre-Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP, além de ser coordenador do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural.

Doutor em Música, teve entre seus principais mestres Carlos Alberto Pinto Fonseca, Sérgio Magnani, Amin Feres, Eliane Fajioli, Inácio de Nonno, Adriana Kayama, Eduardo Hazan e Lucas Bretas.

Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual, além de trabalhar intensamente no resgate e análise musical da obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

À frente do Coro Contemporâneo de Campinas desenvolve um amplo trabalho que engloba a formação de cantores e regentes e a pesquisa constante, tanto na área da performance quanto da musicologia. O espectro de atuação deste grupo ainda engloba, além da realização de diversos concertos a capella com obras de diferentes estilos, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, a colaboração e parceria com orquestras da cidade de Campinas e da região em montagens de um vasto repertório coral-sinfônico e operístico.

Como diretor artístico do Ópera Estúdio de Campinas, já esteve à frente de 20 montagens de ópera, com elencos formados quase sempre por alunos da classe de canto da UNICAMP em parceria com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E TITULAÇÃO

Livre Docência em Práticas Interpretativas

Universidade Estadual de Campinas, 2021

Tese: Performance vocal e ensino: produção artístico-pedagógica do curso de canto da UNICAMP de 2012 a 2021

Pós-Doutorado em Música

Universidade Estadual de Campinas, 2010

Projeto: O estudo da obra coral a capella de inspiração afro-brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca

Doutorado em Música

Universidade Estadual de Campinas, 2009

Tese: O regente moderno e a construção da sonoridade coral: uma metodologia de preparo vocal para coros

Mestrado em Música

Universidade Estadual de Campinas, 2004

Dissertação: Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: aspectos interpretativos

Especialização em Regência Coral

Universidade Federal de Minas Gerais, 2001

Trabalho final: Recital de Conclusão de Curso

Bacharelado em Música com habilitação em piano

Universidade Federal de Minas Gerais, 1994

Trabalho final: Recital de Conclusão de Curso

Além de sua formação acadêmica, Angelo José Fernandes possui uma formação paralela por meio de aulas recebidas por diversos professores particulares que manteve durante grande parte de sua vida. Com esses professores pode aperfeiçoar sua atividade como regente, pianista e cantor. Dentre seus mestres, se destaca o nome do maestro mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006) de quem foi aluno de regência durante a década de 1990. Regente do Ars Nova – Coral da UFMG por quase 40 anos, Carlos Alberto Pinto Fonseca exerceu enorme influência em sua prática musical.

https://www.corocontemporaneo.com.br

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O Curso de Regência Coral pretende abordar aspectos relacionados à prática do diretor de coros: 1. Gestual de regência aplicada ao repertório; 2. Planejamento e realização de ensaios; 3. Técnica vocal e construção da sonoridade de grupos corais diversos; 4. Repertório; 5. Práticas interpretativas. As aulas terão caráter prático e reflexivo.