Canto Erudito

Presencial

ANDRÉ VIDAL

André Vidal nasceu em Fortaleza, onde atuou como diretor musical e arranjador do Grupo Vocal Macho Pero No Mucho de 1992 a 2003. Mestre em canto pela Royal Academy of Music em Londres, tem destacada atuação como solista em ópera, oratório e repertório sinfônico junto a todas as principais orquestras do Brasil, com destaque para as diversas apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo e Sala São Paulo.

Atuou como professor em oito edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA), no Festival de Música de Londrina, no Colóquio de Música Antiga de Goiânia, na Semana de Música de Universidade Federal do Ceará e em duas edições dos Painéis de Regência Coral da FUNARTE, em Campo Grande/MS e no Crato/CE. Em Brasília criou os grupos Boca do Mundo, PerSonare e Pentacordis. Atualmente rege o coro masculino Signori. É um dos mais reconhecidos arranjadores e compositores de música coral do Brasil, tendo arranjos e composições encomendados e executados por grupos como o Grupo Vocal Entre Nós de Londrina, o Quarteto Colonial e os Canarinhos de Petrópolis no Rio de Janeiro, o Madrigal de Brasília, o Cantus Firmus e o Coral da UnB em Brasília e o Coral da UFC em Fortaleza. Em 2018 regeu o Madrigal de Brasília em um concerto inteiramente dedicado às suas composições e arranjos. Em 2019 foi novamente professor no CIVEBRA, quando ministrou a oficina de Arranjo Vocal. Voltou ao CIVEBRA em 2020, ministrando as oficinas de Canto Erudito e Ópera Brasileira, e em 2021 pela primeira vez em formato inteiramente virtual, quando ministrou a oficina de Canto Erudito.

Em sua carreira como camerista, sempre tem privilegiado a música brasileira, tendo lançado o CD “Luz e Névoa”, de canções de Alberto Nepomuceno, além de ministrar oficinas de Canção Brasileira em várias oportunidades, e participar de estreias de obras de compositores brasileiros como Carlos Galvão e Eli-Eri Moura.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Técnica vocal para o canto erudito e preparação de repertório, abordando aspectos técnicos, estilísticos e interpretativos. O curso será ministrado no formato de masterclasses, com acompanhamento individual dos participantes.