Contrabaixo Erudito

Presencial

ALEXANDRE ROSA

Alexandre é doutor e mestre em música-performance pelo Instituto de Artes da UNESP. Graduou-se em música-instrumento pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi primeiro contrabaixo solista da Orquestra Sinfônica de Santo André e membro da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Fundador e diretor artístico da Orquestra de Câmara Engenho Barroco, tem atuado com esta e em grupos de câmara com música barroca e contemporânea. Suas pesquisas sobre técnicas estendidas resultaram no CD BASS XXI (2013) e na publicação, pela Editora UNESP, do livro Técnicas estendidas do contrabaixo no Brasil - revisão de literatura, performance e ensino (2014). Como professor de contrabaixo no Instituto Baccarelli, 2007 a 2017, pôde fazer a aplicação destas técnicas na iniciação ao instrumento. Desde 1993 é musico da OSESP, orquestra com a qual tocou em salas de música como o Carnegie Hall e Lincoln Center (Nova York), Royal Albert Hall (Londres), Musikverein e Konzerthaus (Viena), Concertgebouw (Amsterdã), Chatelet e Pleyel (Paris) Philarmonie (Berlin, Colônia e Varsóvia)), Palau da Música (Barcelona), Colon (Buenos Aires), National Center for Performing Arts (Pequim) entre outras. No teatro participou de oficinas com Jean-Jacques Lemetre e Viviane Dado-Sortie (França); Julia Varley (Dinamarca) e Kalamandalam Shivadass (Índia). Esteve na Odin Week em Holstebro (DNK) onde participou de oficinas com atores e músicos do Odin Teatret e também com o diretor do grupo, Eugenio Barba. Tem ministrado palestras, master class e workshops para músicos e atores em instituições conceituadas como o Festival de Música de Campos do Jordão, Curso Internacional de Verão de Brasília, Fimupa de Belém do Pará, Festival Internacional de Música Colonial de Juiz de Fora, além das Escolas de Teatro da ECA-USP, IA-UNESP e National School of Drama (NSD) da Índia. Como compositor tem colaborado com grupos de dança e teatro. Alexandre já atuou ao lado de Antonio Fagundes, Antonio Petrin e Cacá Carvalho em A história do soldado sob a direção de Ulisses Cruz; Contrabass in Concert com atuação e direção de Sérgio Mamberti e Shakuntala, espetáculo infantil com a atriz Marilyn Nunes, no qual também é autor das composições musicais. Seu trabalho mais recente na área é o espetáculo Infância, baseado no obra homônima de Graciliano Ramos, com o seu parceiro do grupo RodaTeatro, o ator Ney Piacentini.

Principais obras:

CD BASS XXI

E publicação pela Editora UNESP do livro Técnicas estendidas do contrabaixo no Brasil - revisão de literatura, performance e ensino .

https://youtube.com/@alexandrerosabassxxi7646

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Serão trabalhados aspectos técnicos e artísticos referentes ao instrumento contrabaixo acústico. Durante os trabalhos abordaremos obras orquestrais, músicas de câmara e repertório solista.