Regência de Orquestra

Presencial

ALBA BOMFIM

Alba Bomfim é licenciada em música pela Universidade de Brasília (1995), bacharel em regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestre em música pela Universidade de Brasília (2009) e doutora em regência pela Universidade de Aveiro, em Portugal (2020).

Em sua formação, foi orientada por maestros como Marin Alsop, Kurt Masur, Harold Farberman, Fabio Mechetti e Ernani Aguiar, entre outros. Em 2017, Alba foi uma das participantes do concorrido programa internacional de residência artística para maestras The Hart Institute na Ópera de Dallas, nos Estados Unidos.

Bomfim já trabalhou com orquestras no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, dentre as quais a BBC Concert Orchestra e a Chamber Orchestra of New York. Atualmente ela é professora de regência e práticas interpretativas da Universidade Federal do Piauí, onde também é curadora da Orquestra Filarmônica Virtual do Meio-Norte.

Bomfim fez sua estreia em São Paulo em novembro de 2021, quando dirigiu a Osusp no Auditório Camargo Guarnieri. Ela tem sido voz ativa na defesa de um meio musical mais diverso, atuando tanto por maior espaço para artistas negros como por uma educação musical mais inclusiva. E reflete em seu trabalho a respeito da formação dos jovens músicos, que deve carregar um aspecto humanista além do técnico.

“Projetos sociais espalhados pelo Brasil fizeram e fazem um trabalho fundamental na formação de músicos. Mas e depois? Nós precisamos começar a pensar a meio e longo prazo. Precisamos oferecer ferramentas a esses artistas, para que consigam colocação profissional e, ao mesmo tempo, trabalhar para criar essas oportunidades. Formar um artista é ir além do reconhecimento de um talento. Um músico é um profissional da arte e ele é, nesse sentido, um formador de opinião também, alguém que compartilha com seu público a importância da atividade artística”, ela disse em entrevista publicada na Revista CONCERTO em dezembro de 2020.

João Luiz Sampaio

Disponível em
https://www.concerto.com.br/noticias/politica-cultural/maestra-alba-bomfim-sera-nova-regente-titular-da-orquestra-experimental

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Dez participantes ativos e dez participantes ouvintes terão uma intensa experiência de masterclasses ao longo de duas semanas no 44o CIVEBRA-EmB em Brasília, trabalhando com a maestra Alba Bomfim. O curso consiste em observação de 11 ensaios de orquestra (matutino) e 10 master classes com o repertório selecionado (vespertino) e um concerto público de participantes ativos, bem como sessões técnicas em conjunto com o pianista colaborador(a) na 1ª e 2ª semanas e orquestra na 2ª semana. Cada participante ativo desfrutará de 10 minutos diários com pianista colaborador nas duas semanas e aproximadamente 15 minutos diários com orquestra na 2ª semana, além do concerto no dia 28 de janeiro. O foco da masterclass será a técnica de regência e habilidades de comunicação com a orquestra. Apenas participantes ativos poderão gravar vídeos frontais de suas sessões (individuais) com orquestra.

Repertório:

Mozart: Bodas de Fígaro – Abertura;

Beethoven: Sinfonia nº 1;

Rachmaninoff: Vocalise com solo de viola;

Debussy: Pequena Suíte;

Tchaikovsky: Valsa das Flores;

Peça curta de compositor contemporâneo (a confirmar).

No dia 16 de janeiro, as duas primeiras obras a serem trabalhadas, no período vespertino, serão excertos da Pequena Suíte de Debussy e Valsa das Flores de Tchaikovsky (com acompanhamento do piano).