As portas lógicas são utilizadas em circuitos digitais e também podem ser utilizadas em circuitos integrados com mais complexidade, como por exemplo, os microcontroladores. Internamente, há várias portas lógicas no microcontrolador para que ele execute suas funções. Decodificadores também são exemplos de CIs que internamente utilizam portas lógicas.
PORTAS OR (OU):
A porta lógica OR (disjunção lógica) recebe ao menos duas entradas e produz um valor na saída igual a 1 se ao menos uma dessas entradas tiver valor lógico igual a 1.
PORTAS AND (E):
Porta Lógica AND (E) (também é chamada de conjunção lógica) é uma operação lógica em dois operandos que resulta em um valor lógico verdadeiro somente se todos os operados tem um valor verdadeiro. Equivale a uma multiplicação. ... É a segunda operação booleana básica.
PORTA NOT:
A porta lógica NOT é a mais básica de todas as portas lógicas, possuindo uma única entrada, e sua saída é o complemento dessa entrada. É uma porta inversora (ou buffer inversor), ou seja, o valor lógico da entrada é invertido na saída. Assim se uma entrada A possui nível lógico igual a 0, então a saída S terá o nível lógico 1, e se a entrada estiver em nível lógico 1, a saída terá o nível 0.