DO FIM DO MUNDO A FABULAÇÃO DE MUNDOS POSSÍVEIS:
   O QUE A FILOSOFIA TEM A DIZER 
  SOBRE AS CRISES?  


IV Colóquio Internacional de Pesquisa em Filosofia e V Colóquio Nacional 
da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

APRESENTAÇÃO

ESPAÑOL

O objetivo do V Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional de Pesquisa em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é promover a interação entre pesquisadoras e pesquisadores em Filosofia de todas as regiões do Brasil e de outros países. O Colóquio é organizado por estudantes do PPGFIL-UFSC, contando com apoio da Coordenação do Programa e das professoras e dos professores do Departamento.

Com o título “Do Fim do Mundo A Fabulação de Mundos Possíveis: O que a Filosofia tem a dizer sobre as Crises”, o V Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional de Pesquisa em Filosofia da UFSC busca estimular o debate, nacional e internacional, para pensar possibilidades e atualidades de um mundo frente às crises.

Segundo a filósofa Hannah Arendt, uma crise não apenas transfigura nossos juízos como exige a reconstrução da tessitura social que nos ata. Em via consonante, Denise Ferreira da Silva afirma a necessidade de encontrar um “fim para este mundo”, capitalista e racializado, em crise. Willard van Orman Quine e Hillary Putnam apontaram para as mazelas do empirismo positivista, buscando superar essa imagem de mundo a partir da eclosão de seus princípios. Michel Foucault, Jean-Pierre Lyotard e Bruno Latour denunciaram a crise epistêmica da modernidade, apontando para uma nova concepção do sujeito e do fazer científico. Inúmeras pensadoras e pensadores se debruçaram sobre diversas crises econômicas, políticas, éticas, raciais, epistêmicas, estéticas, ontológicas e de gênero, tanto no passado quanto no presente.

Diante disso, podemos nos perguntar: mas afinal, o que é uma crise? Qual seria sua relevância filosófica para pensar tanto os fins como os começos de novos mundos? Há como falar filosoficamente sobre crise(s)? Assim como o mundo em que vivemos, estaria a filosofia em crise? À altura da abrangência da temática do Colóquio, convidamos pesquisadoras e pesquisadores para a submissão e apresentação de trabalhos que contemplem os anseios incitados por esse assunto.

O Colóquio se propõe como um espaço para apresentação de pesquisas e investigações dentro da temática, como também estará aberto para a submissão de trabalhos em temática livre. Convidamos a comunidade de Pós-Graduação, mestres, doutores, pesquisadores e docentes para discutir a temática do Colóquio, sua relevância conceitual, prática, as possibilidades e atualidades de um fazer filosófico que seja guiado pelo fio condutor da temática da crise em todas as áreas da Filosofia.

Esperamos encontrar todes em nosso evento que acontecerá presencialmente na UFSC, em Florianópolis, dos dias 13 à 17 de Novembro de 2023.

O evento acontecerá em auditórios e salas na UFSC, no Campus Trindade. Consulte a programação.

 
Florianópolis, Santa Catarina.