CANTOS E HISTÓRIAS DOS POVOS MORCEGO E HEMEX-ESPÍRITOS

doc | SD | cor | 127 min | 2013

Os Xunĩm, povos morcego-espírito, são importantes auxiliares nos processos de cura entre os Tikmũ’ũn. Os rituais de cantos com os Xunĩm são frequentes nas aldeias e necessários em quaisquer momentos de trabalhos de cura. São grandes visionários e trazem cantos relacionados a tudo o que vêem em suas viagens. Os Tikmũ’ũn contam que os conheceram em uma roça de banana, quando um ancestral fez uma troca perene com o morcego-espírito: os Tikmũ’ũn lhes servem comida e as bananas de suas roças e os morcegos cantam e visitam suas aldeias trazendo-lhes todo o conhecimento. Entre 2002 e 2009, os pajés, professores, ilustradores e as mulheres narradoras Tikmũ’ũn do Pradinho (Bertópolis/MG) se empenharam em registrar os encontros que realizam com os povos morcego e Hemex-espírito.

Este conjunto de cenas compõe um arquivo deste processo, com momentos de trabalho no pátio ritual das aldeias, nas escolas indígenas e em espaços de narrativas, escrita, criação de desenhos, pesquisas, visitas e traduções em Belo Horizonte e nas aldeias. O trabalho de tradução é sempre mais do que interlinguístico, compreendendo o desafio com nomes para a diversidade de espécies que os narradores morcego-espírito conhecem, cantam e descrevem até a diversidade de suas perspectivas e seus mundos. O filme foi editado no âmbito do programa Capema do MEC, coordenado pelo grupo Literaterras (UFMG) para a produção de material didático para as escolas indígenas.


Direção: Rosângela de TugnyFotografia: Pedro Guimarães, Ismail Maxakali, Douglas Campelo e Rosângela TugnyMontagem: Carolina CanguçuRealização editorial: Maria Inês de Almeida (FALE/UFMG) e José Jorge de Carvalho (INCTI/UNB)