ESPERANDO PUTUXOP

doc | SD | cor | 40 min | 2013

Os Tikmũ'ũn da Aldeia Vila Nova do Pradinho (Bertópolis/MG) celebram a colheita do milho com um convite aos Putuxop, os povos papagaio-espíritos, a virem passar momentos com eles. Os homens saem à caça, as mulheres preparam a grande comida, as crianças se pintam. Os Putuxop são exímios cantores e eram grandes aliados dos Tikmũ'ũn nas guerras contra os botocudos. Toda a aldeia se investiu no desejo de gravar momentos de partilha com os Putuxop.

O encontro se desdobra em um tríptico, cada filme apontando para um momento ou aspecto complementar: a preparação da festa, em Esperando Putuxop; a voz, em Cantos do Putuxop; enfim o substrato mítico em Histórias do Putuxop. O trabalho foi realizado no âmbito do projeto Imagem-Corpo-Verdade – trânsito de saberes entre os Tikmũ’ũn.


Direção: Toninho Maxakali, Manuel Damásio Maxakali e Guigui MaxakaliFotografia: Derli Maxakali, Marilton Maxakali, Juninha Maxakali, Janaína Maxakali, Fernando Maxakali, Joanina Maxakali, Zé Carlos Maxakali, Bernardo Maxakali, João Duro MaxakaliMontagem: Bruno Vasconcelos e Leonardo RosseProdução: Aldeia Vila Nova do Pradinho/Filmes de Quintal/Instituto Catitu Aldeia em Cena Oficina: Mari CorrêaAssistência: Carolina Canguçu e Rafael Barros