Sessões Plenárias


No filme "O ano passado em Marienbad" de Alain Resnais (1961), aparece um jogo matemático, o Nim, que uma das personagens joga na perfeição, para desalento do protagonista. Nesta palestra abordaremos a matemática deste jogo, e o possível significado que pode ter no contexto deste filme. 


Nesta comunicação, apresentaremos o projeto Fute_mática: o fim da má temática. O futebol pode ser uma forma eficaz de motivar os alunos para aprender matemática. Ao ligar ideias abstratas a situações reais que envolvem estratégia, estatística, medição e geometria, oferece-se um contexto significativo e familiar — um jogo que eles já adoram — que ajuda a aprofundar a compreensão e a despertar um interesse genuíno.

O projeto já publicou alguns livros de matemática, com apoio da Federação Portuguesa de Futebol, três dos quais estão alinhados com o currículo escolar português. Todos os exercícios e problemas desses livros estão relacionados com o futebol (golos, jogadores, relvados, estádios, equipamentos, etc.) e cobrem todo o conteúdo previsto para a disciplina: Vamos marcar um golo em matemática? (2022, para o 5.º ano), Não fiques fora de jogo na matemática (2024, para o 6.º ano) e A matemática do nosso Mundial de 2030! (2026, para o 7.º ano).


Vamos passar em revista uma série de jogos. Uns porque são desafiadores, outros porque são puramente intelectuais; uns porque são paradoxais, outros porque refletem o mundo em que vivemos; uns porque se formos rigorosamente racionais nos arriscamos a perder (mas se não formos, também), outros em que o acaso nos poderá ajudar; uns porque a nossa melhor jogada vai depender da do adversário (mas não sabemos de antemão o que irá ele jogar) e ainda outros que parecem perfeitamente honestos mas não são...