Os tipos de metodologias ativas aqui apresentados são alguns exemplos para que professores possam aprimorar suas aulas e colaborar com a formação de seus alunos (Marques, 2021, p. 732).
● Sala de Aula invertida: A ideia é inverter a dinâmica tradicional de sala de aula, onde os alunos estudam o conteúdo por meio de recursos como vídeos e leitura e o tempo em sala de aula é dedicado a atividades práticas, discussão e esclarecimento de dúvidas.
● Aprendizagem Baseada em Projetos: Os alunos desenvolvem projetos que abordam questões relevantes e desafiadoras. Esse método incentiva a aplicação prática do conhecimento, a pesquisa e a colaboração, permitindo que os alunos adquiram habilidades enquanto trabalham em projetos concretos.
● Aprendizagem Cooperativa: Nessa metodologia, os alunos trabalham em grupos pequenos para atingir objetivos comuns. A cooperação entre os membros do grupo é fundamental e cada aluno é responsável pelo próprio aprendizado e pelo sucesso do grupo.
● Ensino Híbrido: É uma abordagem educacional que combina elementos do ensino presencial com recursos online. Podendo se adaptar às necessidades dos alunos de flexibilização de tempo e espaço.
● Gamificação: É a utilização de elementos de jogos, como desafios, missões e recompensas ao processo de aprendizagem para motivar e envolver os alunos na participação ativa.