Atividades

Dia Eco-Escolas

A NOSSA ESCOLA ESTÁ DE PARABÉNS!

A nossa Escola foi distinguida em dois dos desafios do Programa Eco-Escolas, neste ano letivo: na "Geração Depositrão" e na "Geração Verdão em Circulação - construção de trabalhos"

Geração Depositrão 

13.ª edição


O Centro Escolar Solum Sul participou, pelo nono ano consecutivo, na Campanha Geração Depositrão, em que as Escolas foram desafiadas a realizar atividades de sensibilização para a reposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida.

Este ano, a nossa Escola estabeleceu uma parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), da qual resultou a geminação no âmbito desta campanha. 

Já são conhecidos os resultados das recolhas da 2ª fase. 

A nossa escola destacou-se numa das categorias:


             Categoria Lâmpadas 

Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro - Centro Escolar de Solum Sul (Coimbra) = 130 kg

Prémio: 2 lâmpadas wi-fi

Estamos gratos por esta parceria.

Foram outros os feitos alcançados com mais resíduos:

     TV E Monitores - 360 Kg

O total de resíduos recolhidos no âmbito desta geminação foi de 3340 Kg.


Para além dos prémios previstos para o top nacional das escolas em cada uma das fases e no final do ano letivo, todas as escolas e entidades geminadas receberão vales Decathlon de acordo com o peso que acumularem com base nos valores de 50€/tonelada de REEE e 0,50€/kg de pilhas.


Em linha com o final do ano anterior, todas as recolhas ao longo deste ano serão contabilizadas, também, para o donativo que será entregue ao IPO para a aquisição de material e equipamentos para a sua atividade.

Geração Verdão em Circulação

Desafio: Construção de trabalhos


O Centro Escolar Solum Sul participou neste desafio, tendo sido distinguido com os trabalhos de Carnaval e de Páscoa que apresentou, uma pequena mostra dos trabalhos realizados pelos alunos do 3.º A e do 4.º C e pelos alunos da Unidade de Multideficiência (temporariamente instalados na nossa Escola, enquanto decorriam as obras na Escola Sede), trabalhos esses que são reveladores de que os alunos reutilizam os mais diversos materiais, diminuindo o consumo e contribuindo, dessa forma, para um mundo mais sustentável. 

Os alunos do 3.º A e 4.º C (dos 8 aos 10 anos) foram desafiados a criar máscaras de Carnaval, reutilizando os mais variados materiais. No primeiro caso, o tema foi a partir da obra “O tubarão na banheira” de David Machado, cuja peça de teatro, promovida pela Biblioteca Escolar e Coordenação de Estabelecimento, os alunos do 3.º ano assistiram. No segundo caso, o tema foi livre, ficando ao critério de cada um(a). Os alunos privilegiaram os seguintes materiais: rolhas, cartão, lãs, bocados de tecido, restos de alcatifa, pacotes de leite, tampinhas, cápsulas de café, reaproveitamento de película de alumínio.

A Unidade de Multideficiência do Agrupamento, temporariamente instalada na nossa escola, desenvolveu uma atividade de Páscoa, oferecendo ramos de flores feitas pelos alunos (dos 13 aos 15 anos) com o apoio e supervisão das Professoras de Educação Especial, utilizando os seguintes materiais: caixas de ovos, arame, cartão e tintas.

Pode aceder ao sítio da ABAE para ver as Escolas Premiadas neste desafio, entre as quais se encontra o Centro Escolar Solum Sul, distinguido com o 3.º Prémio. 

"Traga pilhas"

Os alunos inscritos na Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica participaram no Desafio Eco-escolas da Geração Depositrão. Estes são alguns dos trabalhos que nos chegaram. 

Lucas Santos 1.º B

Pedro Régio 1.º C

Vasco Carvalho 3.º B

"Juntos conseguimos! Traga pilhas"

O trabalho que foi representar a nossa escola no Desafio "Eco-Escolas" foi o do Tiago Machado, sob o lema "Juntos conseguimos! Traga pilhas".

O boneco/menino apresenta-se com o nome e roupas identificativas da Escola (cores vermelha e laranja, que são as cores predominantes da Escola, e ainda o azul da eco-escola). A boneca/menina exibe roupa em tons verde e branco, cores que figuram na bandeira com que a Escola tem vindo a ser distinguida, ininterruptamente, desde que aderiu ao Programa Eco-Escolas, no ano letivo 2012/2013, a que acresce o pormenor dos outros seres vivos e da natureza que se quer proteger com a recolha das pilhas para reciclar, aqui representadas pelo conjunto de borboletas de cor verde, na parte de cima do vestido e no remate da manga.

Sendo o resultado de uma articulação estreita entre a escola e a família, o lema “Juntos conseguimos: traga pilhas!” aparece simbolicamente traduzido no trabalho de retaguarda realizado com o Tiago por todas as pessoas que, em casa (Pais e irmã mais nova) e na escola (Professoras e Coordenadora de Estabelecimento), voluntariamente, se envolveram no projeto.

“Juntos conseguimos: traga pilhas!”, um lema que fica sobretudo expresso nas figuras de um menino e de uma menina que, juntos, seguram o recipiente de recolha das pilhas.

Seja em que local se encontrem, neste caso na escola ou em casa, crianças e adultos, independentemente do género, juntos conseguem, em comunhão de esforços, cuidar de uma Casa que lhes é comum e proteger os restantes seres vivos, recolhendo e incentivando outros(as) a recolher as pilhas, com vista a zelar pela sustentabilidade dessa mesma Casa e por uma melhor qualidade de vida de todos(as) quantos(as) nela habitam.

O processo de construção do recipiente para as pilhas (com a inscrição “Traga pilhas”) pelo Tiago (8 anos), aluno da Escola Básica de Solum Sul e pela irmã, Sara (4 anos), realizado em casa.

Pintura, colagem e embelezamento dos bonecos - um menino e uma menina - com uma simbologia, a nível micro, representando os dois irmãos e, a nível macro, o género, um trabalho realizado em casa pelo Tiago e pela irmã Sara, com o apoio e supervisão dos Pais, e na escola com o apoio das Professoras e da Coordenadora de Estabelecimento.

Na parte superior da foto, os toques finais/acabamentos de todos os elementos que compõem o “Traga pilhas” e o trabalho concluído na escola. Em baixo, acabamento e pormenor do recipiente de recolha de pilhas.

Trabalho final e pormenor do “Traga pilhas”, com o Tiago a exemplificar como colocar as pilhas na abertura da tampa e como as mesmas poderão ser retiradas, através da abertura na parte frontal da caixa.

Intervenientes neste Projeto: Tiago Machado, 8 anos (aluno do 3.º C), irmã Sara Machado (4 anos) e Pais (na parte do trabalho realizado em casa); Professora Catarina Simões (desenho dos bonecos); Professora de Educação Moral e Religiosa Católica, Nazarete Catré e Coordenadora de Estabelecimento, Ângela Rodrigues (acompanhamento e apoio ao aluno no trabalho realizado na escola); Biblioteca Escolar (apoio logístico/vídeo).   

O "Traga pilhas" ficou exposto no hall de entrada da Escola, no Dia Eco-Escolas, acompanhado da respetiva memória descritiva.

Missão Eco-Escolas

#AmarOMar


"Amar o Mar é um dever de todos nós

Atualmente, a gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.

Alguns números:

– todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

– cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra.

– o plástico compõe cerca de 80% do lixo marinho e  90% do que se encontra no fundo do mar.

– estima-se que  cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar anualmente ao oceano.

– as pontas de cigarro são o item que aparece em maior número nas limpezas de praia.

– um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plástico

– embora seja quase impossível contabilizar os micro plásticos estima-se que apenas 8% do lixo plástico é maior do que uma tampa de garrafa.

Posto isto, está na hora de nos juntarmos numa nova missão: vamos salvar o Mar, porque Amar o Mar começa com os nossos gestos diários."

(retirado de: https://ecoescolas.abae.pt/missao-eco-escolas-amar-o-mar/)


Os alunos do 1.º e 3.º ano de E.M.R.C. aceitaram o desafio de transmitir a mensagem, participando no desafio Eco-Escolas.

O trabalho que foi representar a nossa escola foi o do Tiago Machado, intitulado "Maravilhoso azul, eu cuido de ti!"

Tiago Machado

Maria Emília Santos

Renan Lima

Duarte Henriques

Desafio Eco-Escolas

"Constrói o teu EcoPonto Amarelo e RECICLA"


Pikachu


Com este trabalho pretende-se expressar o envolvimento e o esforço de todos(as) para que tenhamos um planeta mais sustentável, não só reutilizando recursos, com criatividade e originalidade, mas também reciclando e incentivando outros a reciclar e, consequentemente reduzindo o consumo, ou seja, com impacto no dia a dia. No fundo, aprendendo a colocar em prática os 3R.

Ao utilizar-se a figura do Pikachu, resultado da escolha e do agrado dos alunos, consideramos ter sido uma boa opção porquanto viria a revelar-se mais eficaz no alcance dos objetivos pretendidos.

Os alunos empenharam-se com entusiasmo, acabando por criar e cimentar um comprometimento pessoal, o qual veio a ter repercussões a nível social, no seio da comunidade educativa: (1) em cada turma, da qual eram oriundos os alunos que diretamente se envolveram no trabalho, em sua representação; (2) das famílias que participaram na campanha de recolha de papel/cartão e depois das embalagens que foram reutilizadas; (3) da restante comunidade educativa que passou a contar com um ecoponto amarelo atrativo, incentivador da reciclagem.


Intervenientes: Dois alunos de cada uma das 12 turmas do 1.º ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, com a colaboração da professora Elisabete Campos e dos assistentes operacionais, João Paulo, Cristina Freire e Carla Ferreira e sob orientação/supervisão da coordenadora de estabelecimento; Biblioteca Escolar (vídeo).

Como forma de incentivar ainda mais a comunidade educativa e a comunidade em geral, a Biblioteca Escolar deu o seu contributo produzindo um vídeo com as fases do processo de construção do Pikachu e com o slogan a ele associado: Comigo, podes reciclar e do planeta cuidar! Coloca aqui as embalagens.” 

Presente especial para a Mãe

Ainda no âmbito da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, um presente para a mãe - um belíssimo cartão - feito com materiais reutilizados.

Lucas Santos 1.º B

Workshop - Florestas Sustentáveis - ABAE

3.º C

Professora titular: Anabela Oliveira 

Os alunos aprenderam muito quando assistiram ao workshop - Florestas Sustentáveis, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

"O Planeta limpo do Filipe Pinto + Energia"

Os alunos o 3.º ano assistiram à apresentação do livro "O Planeta Limpo do Filipe Pinto + Energia". 

A nossa horta bio! 

Tudo começa com o nosso novo Compostor...

A nossa Escola preocupa-se com a Sustentabilidade Ambiental

 

        Este ano foi construído um Compostor pelo assistente operacional João Paulo Duarte, um entusiasta da compostagem.

        Esperamos sensibilizar os alunos para a importância de alterarmos comportamentos e de darmos o nosso contributo para reduzir a nossa Pegada Ecológica, reaproveitando os restos de comida etc., para poder fertilizar biologicamente o solo da nossa horta, sem químicos, uma horta totalmente biológica. 

O composto está pronto para aplicar na horta bio! 

Todos gostam de colaborar na preparação do solo, para que fique mais fértil, espalhando o composto, sob o olhar atento do assistente operacional João Paulo Duarte, que coordena a aplicação do composto na terra.

Identificação das espécies 

Foram colocadas na horta bio, ao lado de cada cultura, placas de identificação de cada espécie vegetal. 

Transplantação de tomateiros

 4.º C

Professora titular: Isabel Bastos

Assistente Operacional: João Paulo

A turma do 4.º C, com o auxílio do assistente operacional João Paulo Duarte, transplantaram para a horta bio os tomateiros que tinham sido plantados em garrafões de água dentro da sala de aula. 

A cultivar a horta...

A nossa horta bio está a desenvolver-se muito bem e vai continuar com novas plantações. Com a ajuda de todos os alunos e do assistente operacional João Paulo Duarte que semeiam, plantam e cuidam das diferentes espécies: Tomate, alfaces, pimentos, beringelas, curgetes, abóboras, plantas aromáticas...

....e a cuidar dela ! 

O envolvimento dos alunos ao longo de todo o processo revelou-se fundamental para poderemos ter uma horta muito bonita. 

É chegada a hora de colher o que se plantou e semeou...


As nossas primeiras alfaces! 

As Eco conselheiras dos 2.º A, B e C, cujo tema do ano de escolaridade é "Alimentação Saudável e Sustentável" foram colher as primeiras 3 alfaces da nossa horta bio, que foram mostrar a todas as turmas. Os colegas, professores e assistentes operacionais ficaram muito orgulhosos pelo resultado da primeira colheita feita.

 A colher curgetes... 

Os alunos gostam muito de ver os vegetais a crescer e de os colher. Chegou a vez das curgetes!

As espécies plantadas continuam a crescer!...

Que belo aspeto têm os produtos da nossa horta! 

O nosso recreio cheio de vida!

Os pneus transformados em... 

...sapo e joaninha!

O sapo e a joaninha foram realizados com materiais recicláveis/reutilizáveis pelos assistentes operacionais João Paulo Duarte e Cristina Freire, com a participação de alguns alunos.

O sapo e a joaninha acolheram as novas oliveiras da Escola.

Ao fundo das duas imagens, podemos ver também os bancos que foram feitos com pneus e que este ano foram novamente pintados, assim como um banco construído com paletes.

Para as oliveiras poderem apanhar sol, deslocámos a joaninha e o sapo para perto do campo e aí permanecem!

Os pneus transformados em... 

...floreiras!

3.º Eco-Conselho

Realizou se o 3.º Conselho Eco-Escolas, onde se fez o balanço deste ano letivo, sobre os diferentes temas que integram o Programa Eco-Escolas. O balanço foi positivo. Estamos todos de Parabéns!

2.º Eco-Conselho

Realizou se o 2.º Conselho Eco-Escolas, com a apresentação do Plano de Ação e debate sobre os diferentes temas que integram o Programa Eco-Escolas.

1.º Eco-Conselho

Realizou-se o 1.º Conselho Eco-Escolas onde foi apresentado o Programa em que o mesmo se insere. Foram debatidos os temas a trabalhar ao longo do ano por cada turma, sendo igualmente agendada a auditoria ambiental.

Auditoria Eco-escolas

Os(as) alunos(as) preencheram o questionário relativo à auditoria Eco-escolas, contando para ao efeito com a Biblioteca Escolar, que disponibilizou os seus computadores e espaço. Os resultados obtidos com o questionário permitirão delinear o Plano de Ação a desenvolver ao longo deste ano letivo, com vista a uma melhoria quer de conhecimentos, quer de capacidades, quer de atitudes, individuais e comunitárias, que promovam o exercício de uma cidadania de preservação do ambiente e do Planeta. 

Juntos conseguimos mais e podemos fazer melhor pelo nosso Planeta, por todos nós e pelos restantes seres vivos que o habitam! OBRIGADA!


Dia Mundial da Vida Selvagem

 

No âmbito do Dia Mundial da Vida Selvagem, que se celebra a 3 de março, a ABAE | Programa Eco-Escolas, em parceria com o Centro Educativo do Jardim Zoológico de Lisboa, organizou uma visita virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa, às 11h00, na qual participaram várias turmas

Os alunos do 1.º B expressaram sob a forma de uma ilustração o que mais gostaram de ver na visita virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa. Os trabalhos podem ser vistos no separador dedicado às Expressões Artísticas

Por seu turno, não só com a finalidade de comemorar o Dia Mundial da Vida Selvagem mas também antecipando a comemoração do Dia do Agrupamento (4 de março), o 4.º C participou na visita virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa, registando o "passeio" com um breve questionário elaborado pela respetiva professora titular de turma. Os trabalhos dos alunos podem ser vistos no separador de Português.