Português



"Se os animais fossem aos Jogos Olímpicos"


No âmbito do Encontro com a escritora Alice Cardoso e do seu livro "Se os animais fossem aos Jogos Olímpicos", foi feito o seguinte desafio aos alunos, pela Biblioteca Escolar: pensa noutros animais que não façam parte da história e nas suas caraterísticas...Que animais escolherias para irem aos Jogos Olímpicos? Em que provas olímpicas participariam? Que peripécias viveriam?

Foi sugerido que, antes de redigirem o seu texto, fizessem pesquisa sobre os animais e as suas caraterísticas e as várias modalidades dos Jogos Olímpicos...e que, no final o ilustrassem.

Alguns alunos, como os da turma C do 3.º ano, construíram livros, que ilustraram, com as suas histórias. Outros como os da turma B do 3.º ano, redigiram pequenos textos. Transcrevemos aqui alguns deles.

3.º C

Professora Titular de Turma: Anabela Oliveira

3.º B

Professora Titular de Turma: Isabel Silva

O novo campeão

Um dia, em Bruxelas, à tarde, estavam a acontecer os Jogos Olímpicos. Um canguru, um sapo e o Nelson Évora estavam a participar no salto em comprimento. O primeiro a saltar foi o sapo. Este fez 12 metros. Depois saltou o Nelson Évora. Ele saltou 27 metros. Por último, saltou o canguru. Mas, quando ele ia a saltar, um rinoceronte passou pelo meio da areia a correr feito parvo.

Passado algum tempo, o canguru já pôde saltar. Ele fez 36 metros! O canguru bateu o novo recorde.

Todos os animais que participaram nos Jogos Olímpicos fizeram uma festa surpresa ao novo campeão de salto em comprimento.

Texto e ilustração: Daniel Ribeiro 

O cão saltitão

O meu cão tem uma grande habilidade para saltar. Ele salta tão alto que chego a ficar assustada! Ele também faz cambalhotas incriveis.

Certo dia, inscrevi-o nos Jogos Olímpicos, na modalidade de salto em altura.

Treinámos bastante em casa, definimos objetivos e ele cada vez saltava mais alto.

No dia da competição, os outros concorrentes começaram a ter receio por causa do meu cão, das suas cambalhotas e dos seus saltos...E tinham razão! Ganhou!

Subiu ao pódio e trouxe a taça de ouro para casa.

Na verdade, poderia ter trazido todas as medalhas porque os outros animais fugiram antes da prova, por saberem que não teriam qualquer hipótese!

Texto e ilustração: Maria Beatriz Barradas

 "O Gato das Botas"


No âmbito das sessões de Educação Literária, dinamizadas pela Professora Bibliotecária, sobre a obra "Contos de Perrault, tradução de Maria Alberta Menéres", os alunos foram desafiados a construir Bandas Desenhadas sobre a história. Podemos ter uma mostra dos resultados, a partir dos trabalhos do 3.º B e do 3.º C.

3.º B

Professora Titular de Turma: Isabel Silva

3.º C

Professora Titular de Turma: Anabela Oliveira

Acrósticos

3.º B

Professora Titular de Turma: Isabel Silva

 

Dia Mundial da Vida Selvagem


4.º C

Professora Titular de Turma: Isabel Bastos

Com a finalidade de comemorar o Dia Mundial da Vida Selvagem e, antecipando a comemoração do Dia do Agrupamento (4 de março), esta turma participou na visita virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa. Para que ficasse registado o "passeio", a professora elaborou um breve questionário.

"Pétalas do Mundo"

4.º C

Professora Titular de Turma: Isabel Bastos


Desafio:

No dia 16 de abril a turma assistiu a uma sessão com o título "Pétalas do Mundo ", apresentada pela produtora Betweien. Esta sessão de apresentação do livro, com o mesmo nome, abordou temas tão sensiveis e atuais como: refugiados, migrações e discriminação.