Centro de Memória Etec Ipaussu/SP

Agradecemos a sua visita e te convidamos a participar do Centro de Memória Etec Ipaussu/SP.

A Etec Ipaussu, é uma instituição educacional pública, administrada desde 1994 pelo CPS - Centro Paula Souza, também conhecido por Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Sua missão é "Promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado de São Paulo. "

Para a exposição da memória educacional da Educação Profissional Pública na cidade de Ipaussu propomos inicialmente a exposição de retratos e relatos dos anos iniciais da implantação da instituição. Enfatiza-se o recorte temporal de 1955 a 1994: Escola Artesanal (1955), Escola Industrial (1963), Ginásio Industrial Estadual (1965), Centro Estadual Interescolar (1976), Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau (EEPSG - 1978), Escola Técnica Estadual de Segundo Grau (ETESG - 1987). A partir de 1994 a administração para o CEETEPS.

Esclarece-se que em consequência da incineração de diversos documentos, autorizado pelo Decreto 39.334/61, a opção pelo recorte se justifica pela dificuldade de acesso ao acervo escolar. Após 1994 todos os arquivos foram preservados e parte está disponível devido ao Programa São Paulo Sem Papel.

As especificidades dos cursos foram consideradas a partir dos prontuários dos discentes e dos documentos oficiais disponibilizados pela Etec Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho e de colaboradores.

A iniciativa visa apresentar as novas gerações a origem desta instituição escolar e enfatizar a importância da educação como agente de transformação da sociedade.

o que é um centro de memória?

Pensar na trajetória da instituição escolar traz a possibilidade de conhecer os valores e refletir sobre a cultura organizacional.

"O Centro de Memória é uma área de uma instituição cujo objetivo é reunir, organizar, identificar, conservar e produzir conteúdo e disseminar a documentação histórica para os públicos interno e externo."(p. 12)

Fonte: Centros de memória: manual básico para implantação. – São Paulo : Itaú Cultural, 2013.





Esclarecemos que este site estará em construção permanente e parte das informações contidas na dissertação de Mestrado "IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE MEMÓRIA VIRTUAL DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR PEDRO LEME BRISOLLA SOBRINHO (ETEC) DE IPAUSSU/SP (1955-1994)", realizado na UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus de Jacarezinho/PR. Pesquisadora: Tânia Janaína Borda Landi

Ajude-nos a contar essa história.

Entre em contato através dos e-mails: tania.landi@etec.sp.gov.br ou janainaipaussu@yahoo.com.br.

Para consulta o período escolar escolha a aba superior.

  • Escola Artesanal;

  • Ginásio Industrial;

  • EEPSG - Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau;

  • ETESG - Escola Técnica Estadual de Segundo Grau;

  • ETEC - Escola Técnica Estadual Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho;

  • Sugestão de atividade para docentes debaterem o tema em sala de aula;

  • Informações adicionais.


Nesta página você encontrará informações sobre:

Centro paula souza

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está presente em em “365 municípios, a instituição administra 224 Escolas Técnicas (Etecs) e 75 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com mais de 323 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos”, as unidades de ensino estão centradas no Estado de São Paulo. (CEETEPS, 2022)


O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Presente em 365 municípios, a instituição administra 224 Escolas Técnicas (Etec's) e 75 Faculdades de Tecnologia (Fatec's) estaduais, com mais de 323 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos.

Nas Etec's, mais de 228 mil estudantes estão matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica. As Etec's oferecem 212 cursos, voltados a todos os setores produtivos públicos e privados.

Já as Fatecs atendem mais de 94 mil alunos matriculados em 86 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras.

Além da graduação, o CPS oferece cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.

A instituição também é reconhecida como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), uma organização sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que têm como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.

Fonte: CEETEPS, 2022.

https://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/

ipaussu / sp

Cidade localizada na região central da mesorregião de Assis e microrregião de Ourinhos, no Estado de São Paulo.

Fundada em 20-09-1915

População estimada: 15.069 habitantes em 2020

A história de Ipaussu começou na última década do século XIX.

Na cidade de Avaré chegam dois mineiros: João Justino, vulgo João dos Santos e João Correa de Miranda. Embrenham-se na mata e aventuram-se na conquista de novas terras. Tinham como trajeto para este lugar os pontos de Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo. Em seu trajeto, cruzaram o Rio Paranapanema na altura onde hoje situa-se Piraju e, nessa jornada, ao aportarem em Santa Cruz do Rio Pardo à procura da exuberância do rio, foram parar num Coqueiral, o marco zero de Ipaussu. Pegaram o ribeirão e desceram, seguindo a lógica que todo riacho é afluente de um rio maior, seguiram nessa direção e encontraram uma ilha, a qual denominaram de Ilha Grande.

Encontraram como habitantes nessa época os índios Coroados, que permaneceram por muitos anos, retiraram-se somente quando se sentiram incomodados com a aproximação do elemento branco, que foi espichando os seus domínios por todas as terras do Paranapanema. O sistema de tropas era o meio de transporte que ligava a região e os centros comerciais da época, Lençóis Paulista e Botucatu. O transporte de cargas era feito por tropeiros sobre estradas sofríveis.

Passou a distrito de Paz em agosto de 1898, mercê do seu crescimento, pela facilidade, na posse das terras concedidas pelas autoridades eclesiásticas, na época responsáveis pelo assunto. Em 1906, elevou-se à vila, a sede de Ilha Grande do Paranapanema, em fase de crescimento pelo progresso da cafeicultura. Mas o município foi criado em 20 de setembro de 1915, com o nome de Ipauçu, que no tupi, "ypau-uçú", e segundo Theodoro Sampaio (Historiador do século XIX), significa "Ilha Grande". Atualmente a grafia é Ipaussu, a mudança ocorreu pelo Decreto-Lei Estadual nº 14334, de 30-11-1944.


Fonte: Prefeitura de Ipaussu/SP

https://ipaussu.sp.gov.br/pag=T1RjPU9EZz1PVFU9T0dVPU9HST1PVEE9T0dFPU9HRT0=&idmenu=220

etec ipaussu

Desde 1994

A Etec Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho desde sua fundação passou por diversas nomenclaturas. Após o Decreto nº 37.735 de 27/10/93, de 01/01/94, a Secretaria da Ciência e Tecnologia passou a administração para o Centro Paula Souza, consolidando a denominação de ETE (Escola Técnica Estadual) “Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho”.

Em abril de 2007, através de um decreto do então Governador do Estado de São Paulo, Sr. José Serra, as Unidades de Ensino Técnico do Centro Paula Souza passaram a se denominar Etec.


A atual e definitiva denominação, em homenagem ao educador Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho, foi proposta do Vereador Aurélio Tinto e do Deputado Flávio Flores da Cunha Bierrenbach.


A imponente construção fica próxima ao lago municipal, um dos principais pontos turísticos da cidade, Rua Antônio Carlos de Abreu Sodré, 1040 – Centro - Ipaussu/SP, telefone: (14) 3344-1506.


Até o ano de 2021 foram registrados 13.695 prontuários de alunos.


Para o ano de 2022 foram ofertados os seguintes cursos:

  • Ensino Médio com Itinerário Formativo em Humanas

  • Novotec Desenvolvimento de Sistemas (médio / técnico)

  • Novotec Administração (médio / técnico)

  • Técnico em Finanças

  • Técnico em Gastronomia

  • Técnico em Administração (Chavantes)

quem foi pedro leme brisolla sobrinho?

Origem da Denominação

O nome da unidade escolar Etec Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho, localizada no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Ipaussu, foi escolhido em homenagem ao educador Pedro Leme Brisolla Sobrinho, que nasceu em Itapetininga, Estado de São Paulo, no dia 04 de maio de 1885, filho de Elias Leme Brisolla e de Maria dos Santos Brisolla.

Em brilhante atuação em sua vida acadêmica, destacou-se dentre os demais como o primeiro nas avaliações até sua formatura, que ocorreu em 1903, na Escola Modelo Complementar de Itapetininga (SP). Nesta mesma escola, fez estudos de línguas: francês, inglês e tupi-guarani.

Em 1904 sua família transferiu-se para a cidade de Santa Bárbara do Rio Pardo (SP). Nesta cidade se casou com Ordália Júlia de Oliveira Brisolla, lá eles tiveram nove filhos: cinco homens e quatro mulheres.

Já no ano de 1917 fixou residência em Ipaussu, e ao lado de várias autoridades municipais, neste mesmo ano, através de muitas reivindicações ao governo Estadual da época, conseguiu a criação e instalação do Grupo Escolar “Amador Bueno”, hoje EMEF Amador Bueno. Neste estabelecimento de ensino foi Diretor até o ano de 1937, sendo posteriormente, por questões políticas, transferido para a cidade de Itajobi (SP).

Em 1938 volta a fixar residência em Ipaussu, e atua como Diretor até 1952, quando se aposenta após sob a referência 45, após 35 anos de trabalho.

O professor Pedro foi um homem de caráter irrepreensível e não se cansava de dizer:


Fico feliz quando assisto por parte dos brasileiros o grande entusiasmo pelo estudo, e é justo que lhes sejam propiciados os meios para tal, a fim de que tenhamos no futuro um país mais culto e mais esclarecido. É preciso estudar o nosso povo para que eles adquiram a espada da cultura onde possam lutar contra a nossa dependência externa. (GENEROSO e MAISTRO, 1995, p.59)

Em sua estada na cidade de Ipaussu desempenhou papel de destaque, atuando como autor do histórico da cidade e como vereador, sempre se demonstrou preocupado com a comunidade local.

Sendo grande incentivador das atividades artísticas e culturais, bem como das de imprensa, ele colaborou, também, com todas as iniciativas filantrópicas, apresentou inúmeras sugestões educativas às autoridades governamentais da época, e se destacou como palestrante e conferencista por toda a região Sorocabana.

Era um profundo conhecedor das literaturas brasileira, portuguesa e francesa. Fez estudos sobre a filosofia e sociologia; sendo possuidor de uma invejável oratória e grande enxadrista.

O professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho foi sem dúvida um verdadeiro intelectual. Após um banquete de despedida oferecido pelos amigos e admiradores de Ipaussu e região no ano de 1960, transferiu residência para a progressista cidade de Americana (SP). No dia 03 de agosto de 1964, aos 79 anos de idade, faleceu e foi sepultado na Necrópole Municipal de Americana.


Fonte: PEDROSO, J. Z. M. ; LANDI, T. J. B. Memórias da Escola Técnica Estadual Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho: contribuição para a história da educação. In: Anais do III Encontro de Memórias e História da Educação Profissional: patrimônio, currículos e processos formativos, 2012, SÃO PAULO, 2012. p. 1-19.