O CEMAEES tem como objetivo atender as demandas relacionadas à pesquisa científica, tecnológicas e inovação no campo da análise experimental de estruturas e materiais que eram requeridas ao Laboratório de Análise Experimental de Estruturas - LAEES do Departamento de Engenharia de Estruturas - DEES da Escola de Engenharia – EE da UFMG.
O DEES foi instalado em 1969 atendendo à reforma universitária de 1968. Desde então, consolidou-se nas atividades de ensino na graduação e em 1980 estabeleceu seu primeiro Curso de Especialização. Em 1988, iniciaram-se as primeiras aulas do Curso de Mestrado em Engenharia de Estruturas (atual Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas - PROPEES). Paralelamente a criação do mestrado, iniciou-se a criação do Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), inaugurado em 15 de dezembro de 1988 no Edifício do Instituto de Tecnologia Industrial da Escola de Engenharia, na parte central da cidade de Belo Horizonte. A mudança do DEES para o campus da Pampulha foi iniciada em dezembro de 2009 (localização atual). Destaque deve ser dado às novas instalações do LAEES, que teve a sua área bastante ampliada, com aproximadamente 2.000 m² e que, com novos equipamentos adquiridos com o projeto CT-INFRA (Fundo Setorial de C&T da FINEP) e com recursos da Pró-Reitoria de Pós-graduação e do DEES, se tornou um dos melhores laboratórios de análise experimental de estruturas do país.
Atualmente o laboratório vem realizando trabalhos para vários departamentos das escolas de engenharia como Dep. Engenharia de Materiais e Construção Civil, Dep. Engenharia Mecânica e Dep. Engenharia Sanitária e Ambiental. Além disso, o LAEES atende professores da Escola de Arquitetura, Belas Artes, Medicina e Veterinária.
Entre os fatores que destacam o LAEES como laboratório multiusuário tem-se:
(i) o laboratório presta serviços de análise experimental de estruturas de maneira geral, sendo que nas mais diversas áreas do conhecimento tem-se algo (estrutura) que dá sustentação a alguma coisa ou corpo, como as estruturas de aço e concreto dos edifícios, o esqueleto ou estrutura de uma célula ou tecido compostos por materiais que tem função biológica, construtiva ou estrutural;
(ii) o laboratório possui equipamentos de elevado valor comercial e especificidade;
(iii) a equipe técnica do laboratório é especializada na área de estrutura e materiais sendo capaz de realizar ensaios e análises de elevada excelência;
(iv) a equipe técnica sempre realizou trabalhos transdisciplinares principalmente na área da construção civil, arquitetura, medicina e veterinária;
O LAEES também tem mantido, ininterruptamente, pesquisas e desenvolvimento com a indústria ver itens 2.6 e 4.5.
No LAEES, são realizados ensaios em escala real dos projetos de pesquisa das áreas de estruturas de concreto armado, de aço, de madeira, de alvenaria e de estruturas mistas além de saúde e outros.
O LAEES dispõe de uma área de aproximadamente 2.000 m², distribuídos em sala de equipamentos, sala de extensometria, salas de técnicos e de coordenação, depósito, laboratório de computação, sala para máquina de intemperismo, serralheria, marcenaria, uma placa horizontal de reação com 14 m de largura, 20 m de comprimento e 0,80 m de espessura e uma placa vertical de reação com 5 m de largura, 9 m de altura e 1 m de espessura. O pé-direito livre sobre a placa horizontal de reação é de 12 m, onde podem ser ensaiados modelos ou protótipos de prédios com até 4 pavimentos e modelos de vigas e treliças com até 20 m de vão. Sob a placa horizontal de reação o pé-direito livre é de 5 m, resultando também em um espaço útil para ensaios de modelos diversos. Em ambas as placas de reação, existem orifícios para ancoragem de tirantes a cada 0,50 m, com capacidade de 500 kN cada um.
O LAEES também possui equipamentos avançados para pesquisa da madeira e novos materiais, que vieram da integração do Laboratório de Pesquisa da Madeira, Móveis e Novos Materiais incorporados ao LAEES em 2017. A área incorporada ao LAEES (de aproximadamente 643 m²) possui cinco ambientes diferentes: Laboratório de Anatomia e Características Físicas da Madeira, Laboratório de Caracterização Mecânica da Madeira, Derivados e Novos Materiais, Laboratório de Avaliação da Conformidade de Móveis, Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos e Laboratório de Avaliação de Desempenho de Componentes Construtivos.
O LAEES também possui uma área de 270 m², dividida em 5 salas, e tem como objetivo desenvolver trabalhos de pesquisa e projetos educacionais na área de dinâmica de estruturas e acústica de edificações. No momento, o laboratório conta com três sistemas de medições dinâmicas experimentais, portáteis, que são utilizados no desenvolvimento de ensaios no laboratório e em análises experimentais de estruturas reais in loco. Também está equipado com um piso isolado de vibrações externas e com uma câmara reverberante de 73 m³, a qual está sendo utilizada para o desenvolvimento de estudos e pesquisa de desempenho acústico de novos materiais. Em outro espaço, sobre o piso com isolamento externo, são desenvolvidos protótipos em escalas reduzidas e reais para efetuar análises de sistemas estruturais com parâmetros controlados. Uma das salas está equipada com computadores utilizados para o processamento dos dados coletados nas análises e medições acústicas e dinâmicas com os vários equipamentos de medição disponíveis. Aulas práticas da disciplina de Dinâmica de Estruturas são ministradas no laboratório, proporcionando uma experiência prática de monitoramento de vibração de estruturas e tratamento de dados.
Além do LAEES, o CEMAEES, será integrado pelo Laboratório Tecnológico De Ensaios Não Destrutivos (LENADE) do Departamento de Tecnologia do Design – TAU da Escola de Arquitetura – EA, coordenado pelo Prof. Edgar V. M. Carrasco. O LENADE reúne diversas áreas de conhecimento relativas à Arquitetura, Design, Engenharia: Civil, de Materiais e Florestal, atuando de forma interdisciplinar a fim de propor soluções para caracterização mecânica de materiais, avaliação de patologias em diversos materiais, verificação da integridade estrutural de arvores vivas, entre outros. Sua principal inovação é a junção das áreas de construções históricas, ensaios não destrutivos, engenharia da madeira e gestão de risco de queda de árvores. O laboratório atua na Pesquisa, apoiando o Ensino e a Extensão. Têm por objetivo apoiar o desenvolvimento de atividades acadêmicas na graduação e pós-graduação, atividades de pesquisa, principalmente na pós-graduação, (geração de conhecimento) e à sociedade através de apoio a projetos de extensão. O LENADE realiza atividades de ensaio atendendo os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025 e das normas técnicas vigentes.
O LAEES assim como o PROPEES são estruturas nas quais os professores do DEES atuam de maneira expressiva e, portanto, possuem uma ligação estreita. No site do PROPEES http://www.pos.dees.ufmg.br/ é possível verificar os trabalhos de mestrado e doutorado que possuem parte experimental, realizados no LAEES.
A grade curricular do PROPEES possui a disciplina “Análise Experimental de Estruturas”, lecionada no último quadriênio pelo Prof. Rodrigo Barreto Caldas, coordenador do LAEES e do CEMAEES, na qual, as diferentes técnicas e equipamentos para o desenvolvimento de ensaios experimentais em estruturas e materiais são abordados dentro do ambiente do laboratório.