OUTROS PROJETOS
(2021/22 a 2023/24)
(2021/22 a 2023/24)
Reconhecimento aos alunos do 6.º A, B e C pelo Concurso Interno "Milage Aprender+"
A professora Ana Catarina Enes dinamizou o concurso interno "Milage Aprender+", envolvendo as turmas A, B e C do 6.º ano da escola EB/S da Bemposta. Este desafio educativo, centrado na utilização da app Milage Aprender+, incentivou os alunos a uma aprendizagem mais autónoma com recurso à tecnologia.
Com grande alegria, a docente atribuiu prémios aos três primeiros classificados de cada turma, bilhetes de entrada para o Zoomarine, Aquashow e KrazyWorld, reconhecendo o esforço e dedicação dos participantes, proporcionando-lhes momentos inesquecíveis de lazer e diversão.
Os vencedores foram:
● Turma 6.ºA: Índia Monteiro, Marwan Bendaoud e Eduardo Torres
● Turma 6.ºB: Francisco Novo, Sofia Teixeira e, em ex-aequo, Inês Vital e Ana Clara Lopes
● Turma 6.ºC: Lydia Oliveira, Flora Santos e Maria Leonor Pargana
A professora expressa o seu profundo agradecimento a estas entidades que gentilmente ofereceram os bilhetes, demonstrando o seu compromisso com a educação e o bem-estar dos estudantes.
Parabéns a todos os alunos que se empenharam na resolução das fichas de trabalho da plataforma! O compromisso com a aprendizagem e a inovação mostra que o futuro da educação passa pelo envolvimento ativo dos estudantes e pelo uso inteligente da tecnologia.
Na Escola Básica e Secundária da Bemposta celebrou-se o Dia Internacional da Matemática, assinalado a 14 de março, com uma exposição criativa no átrio da escola. Sob o tema inspirador de 2025, "Matemática, Arte e Criatividade", os alunos das turmas A e C do 6.º ano deram asas à imaginação e demonstraram como a matemática pode ser uma fonte inesgotável de expressão artística.
A exposição apresentou uma variedade de trabalhos originais, incluindo desenhos geométricos, trabalhos tridimensionais, cartazes e jogos.
A iniciativa foi coordenada pelos professores Ana Catarina Enes (Matemática e Ciências Naturais) e Jorge Dias (Educação Visual), que incentivaram os alunos a descobrir a beleza e a criatividade da matemática. Os alunos constataram que a matemática não é apenas sobre números e fórmulas, mas também sobre imaginação e expressão.
O sucesso da exposição foi resultado do trabalho e da dedicação dos alunos, bem como do apoio dos encarregados de educação e pais.
Agradecemos a todos os alunos, encarregados de educação e pais que colaboraram para a concretização desta iniciativa. Foi um testemunho do poder da criatividade e da importância de explorar a matemática de forma lúdica e envolvente.
Em 2024, chega a 13ª edição do concurso ChemRus e este ano o desafio será descobrir a Química que existe na cozinha.
Explora os segredos químicos por trás dos alimentos e das reações culinárias. Desde a fermentação até a emulsificação, existe um universo de ciência na cozinha. Desperta a tua curiosidade e mostra-nos o teu lado mais criativo! Se é apaixonado pela química e pela culinária, não perca tempo!
A equipa vencedora, constituída por 3-5 alunos, assim como um professor responsável, será premiada e todos os vídeos serão publicados no site/facebook do Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).
Contamos contigo?
O ChemRus está à sua espera!
Resumo do Regulamento:
O ChemRus é um concurso de divulgação de ciência em vídeo, organizado pelo Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).
Podem participar no concurso ChemRus todos os estudantes que frequentam, em Portugal, o ensino básico ou o ensino secundário. Cada grupo deve ser constituído por 3 - 5 alunos e orientado por um professor, que deverá supervisionar a execução experimental. O concurso consiste na elaboração de um vídeo, acompanhado de uma ficha experimental, baseada na execução prática de uma experiência química.
O concurso está aberto de 03 de janeiro de 2024 até às 23h59 de 29 de março de 2024.
A candidatura, acompanhada do contacto do professor coordenador (e-mail e telefone), deverá ser enviada via WeTransfer durante o prazo de abertura do concurso
apresentado no artigo 2 para o endereço de e-mail gqj@spq.pt , rebaixado em
<<Assunto>> “ChemRus2024_NOME DA ESCOLA”.
Sugestão de maqueta para trabalhar a temática do ciclo da água Interdisciplinaridade FQ/CN
Vídeos para exploração de escalas, unidades de medida, células, moléculas, átomos, orbitais- interdisciplinaridade entre Mat./FQ/CN/BIO/FQA...
Projeto interdisciplinar "A Digestão 3d" sobre o estudo do sistema digestivo e biomoléculas- Físico-Química/Ciências Naturais (9º A e 9ºB da EBS da Bemposta).
No âmbito do Programa para a Educação e Saúde (PES), os alunos das escolas básicas do nosso Agrupamento assinalaram o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA. O e-book mostra as atividades realizadas.
No dia 15 de novembro de 2022 foi dinamizada, na EBS da Bemposta, mais uma ação de arborização no âmbito do programa "Planta uma Escola", tendo sido plantadas quatro nespereiras.
Projeto "Minerais para que vos quero?!" de DAC-FQ/CN do 7ºA da EBS da Bemposta (Profs. Ivone Rosa e Filipe Soares)
Letra de uma canção "Minerais para que vos quero?" (música "Believer" dos Imagine Dragons)-Projeto de DAC FQ/CN-7ºA da EBS da Bemposta
Projeto do 9º ano- A Tabela Periódica e as "emoções" dos elementos químicos (interdisciplinaridade com os alunos do Curso Profissional de intérprete ator/atriz)
Projeto do 8º ano- Projeto do mar para a terra (Praia do Barranco das Canas)-Interdisciplinaridade entre ciências naturais, educação física e físico-química
Projeto do 8º ano-"Conhece o mundo micro"-Construção de modelos de células e átomos (interdisciplinaridade entre ciências naturais, físico-química e matemática).
Projeto do 7ºA e 8ºA do Ensino Integrado de Música- Participação no concerto sinfónico a Floresta d'Água (24/05/2022 na aula magna de Lisboa). Interdisciplinaridade ente físico-química, ciências naturais e formação musical. Os alunos construíram instrumentos musicais com materiais reciclados (maracas, castanholas, duendes da floresta, etc.) e aprenderam canções e coreografias para participar no concerto didático.
No dia 19 de maio de 2022 celebrou-se o dia Escola Azul com uma performance musical/coral dos alunos do 8ºA tendo estes cantado o hino escola azul (letra da sua autoria). A comunidade escolar formou um cordão humano envolvendo todo o edifício escolar, fazendo dessa forma uma sensibilização para a preservação dos recursos marinhos do planeta.
Projeto das turmas do 1º ano- "Os balões não servem só para voar"- Articulação com a Biblioteca Escolar e em colaboração com os encarregados de educação.