Enquadramento:
Palestras, conferências, tertúlias, encontros com cientistas, visitas de estudo, comemoração de efemérides, etc.
❤️ maio - mês do Coração: Um Compromisso com a Saúde Cardiovascular
O mês de maio é dedicado à conscientização sobre a saúde do coração, destacando a importância de adotar hábitos que promovam o bem-estar cardiovascular. Que tal desafiar-se, durante um mês e seguir alguns passos simples, mas transformadores para a saúde?
1. Evita fumar;
2. Pratica exercício físico regularmente;
3. Promove um sono reparador;
4. Pratica uma Alimentação saudável:
Substitui refrigerantes e bebidas açucaradas por opções naturais, como água ou chá sem açúcar.
Evita o consumo de álcool.
Diminui o consumo de alimentos processados e limita o consumo de carnes vermelhas, preferindo proteínas mais saudáveis.
Não adiciones sal às refeições e opta por temperos naturais.
Inclui frutas e vegetais diariamente no teu prato, colorindo suas refeições com nutrientes essenciais.
Pequenas mudanças consistentes podem impactar positivamente a saúde do coração e proporcionar mais qualidade de vida.
O teu coração agradece! ❤️
No passado dia 20 de março, Dia Mundial da Saúde Oral, a Escola Básica e Secundária da Bemposta foi palco de uma importante iniciativa educativa. As turmas A, B e D do 6.º ano participaram ativamente na ação de sensibilização intitulada "Saúde Oral".
A iniciativa, promovida pela professora Ana Catarina Enes, representante do PES (Promoção e Educação para a Saúde) na escola, contou com a dinamização da Doutora Raquel Silva, médica dentista, que trouxe à escola uma apresentação dinâmica e informativa.
Durante a sessão os alunos mostraram-se muito interessados e recordaram a importância de manter uma boa higiene oral, os cuidados a ter no dia-a-dia e o impacto da saúde oral no bem-estar geral.
Esta ação destacou o compromisso da escola em trabalhar em conjunto com profissionais de saúde para promover hábitos saudáveis entre os alunos.
Nos dias 22 e 29 de outubro, as Escola EB/S da Bemposta, Escola EB José Sobral e Escola EB D. João II, foram palco de um evento focado na Promoção da Saúde Mental. A ação de sensibilização foi organizada pela equipa PES (Promoção e Educação para a Saúde) do Agrupamento e a Equipa Multidisciplinar de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar do Algarve, no âmbito do setembro Amarelo, uma campanha de prevenção do suicídio, e do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro. O principal objetivo deste evento foi promover o bem-estar mental e prevenir as perturbações da saúde mental a alunos dos 8.º anos das unidades orgânicas do Agrupamento.
Lembrete 📢 Oficina Interativa à Distância: IA, Upgrade ou Game Over?
🎯 Dirigida a alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
(Para os mais novos sugerimos assistir ao vídeo INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA CRIANÇAS 🧠🤖 O que é inteligência artificial?)
É já amanhã, terça feira 6 de maio, que iniciamos a 4ª semana cultural dedicada à Inteligência Artificial!
Esta alterna momentos expositivos com atividades a realizar on-line e debate.
💻📱Os alunos deverão ter acesso a computador, tablet ou telemóvel para poderem participar ativamente.
Convide as suas turmas! Promova a participação da sua escola!
Durante a sessão, os alunos irão refletir sobre:
🔹 O que são algoritmos e porque são importantes
🔹De que forma os algoritmos podem limitar a liberdade
🔹Como podemos criar soluções éticas com Inteligência Artificial
Programa
10:00 – Boas-vindas e quebra-gelo
10:10 - O que são algoritmos e porque são importantes?
10:30 - Os algoritmos podem limitar a tua liberdade?
10:50 - Podemos criar soluções éticas com IA?
11:10 – Tempo para perguntas
11:25 – Encerramento
O Clube de Ciência Viva da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão convidou os alunos do 9º ano do Agrupamento, que desenvolveram projetos na área da alimentação, a degustar as suas inovadoras receitas. Os alunos puderam contactar com vários ingredientes/aditivos utilizados na cozinha molecular numa fusão de Ciência, Nutrição e Gastronomia.
Foi ainda uma excelente oportunidade para trocar ideias para futuras parcerias/projetos entre escolas!
"H2O Tech- O Futuro da Água nas Nossas Mãos"
O Lugar do Rio-Espaço Jovem de Portimão recebeu no dia 16 de maio de 2025 o 2º Encontro Regional dos Clubes Ciência Viva na Escola e os nossos alunos estiveram presentes, formando quatro equipas compostas por alunos de vários ciclos de ensino ("H2O Hackers", "À Prova de Água", "Eco-Água", "Líquida Mente"). A iniciativa teve como principal objetivo convidar os alunos a gerarem ideias inovadoras e tecnológicas para enfrentar um dos maiores desafios da atualidade -a gestão sustentável dos recursos hídricos- por meio de dinâmicas participativas, oficinas práticas, mostras científicas e momentos de cocriação de soluções para as suas comunidades.
Parabéns à equipa "H2O Hackers" que ganhou o prémio "Solução mais viável"!
No passado dia 18 de fevereiro de 2025, os alunos da turma A do 6.º ano participaram numa ação de sensibilização do projeto “FoodEducators”, focada na interpretação de rótulos alimentares e na descoberta de diversas profissões na área da alimentação.
A iniciativa proporcionou aos alunos uma experiência educativa e interativa, com o objetivo de promover a literacia alimentar e despertar o interesse para as diversas áreas profissionais relacionadas com a alimentação.
Desvendando os rótulos, os alunos recordaram como decifrar a informação nutricional presente nos rótulos dos alimentos, compreendendo a importância de analisar os ingredientes, as calorias, os nutrientes e os aditivos.
Explorando o mundo das profissões os alunos conheceram o trabalho de nutricionistas, técnicos alimentares, inspetores de segurança alimentar e muitos outros profissionais que contribuem para a nossa alimentação diária.
Esta iniciativa contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, incentivando-os a questionar e a analisar a informação presente nos rótulos dos alimentos. Além disso, despertou o interesse para as diversas profissões na área da alimentação, inspirando os alunos a explorarem novas possibilidades de futuro.
No âmbito do projeto FoodEducators, foram aplicados, nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2025, diversos cenários educativos no âmbito da alimentação sustentável, desperdício alimentar, descodificação de rótulos e carreiras no setor agroalimentar. As colaboradoras Clara Pais, Diretora de Projeto e Catarina Vasconcelos, nutricionista, estiveram presentes em algumas aulas para aplicar os cenários a turmas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Foram envolvidas várias turmas pertencentes às três unidades orgânicas do Agrupamento ( EB D. João II, EBI José Sobral e EBS da Bemposta).
Adivinha que alimento é
Jogo das Profissões
Descodificador de rótulos
No âmbito dos Clubes Ciência Viva no Agrupamento da Bemposta, realizou-se no dia 14 de fevereiro de 2025 a palestra BIOTECNOLOGIA - ALIMENTOS E MEDICAMENTOS onde foram abordados temas como a produção de alimentos de origem biotecnológica, nomeadamente carne produzida no laboratório, a produção de medicamentos, como insulina artificial a partir de bactérias e a produção de organismos transgénicos (introdução de genes que não fazem parte do organismo). Esta foi da responsabilidade da Professora Dra. Ana Luísa Coelho, Biomédica no Instituto de Investigação do Algarve e Biomedical Center da UAlg. As palestras envolveram alunos do ensino Básico e Secundário das três unidades orgânicas do Agrupamento (EB D. João II em Alvor, EBI José Sobral na Mexilhoeira Grande e EBS da Bemposta em Portimão).
Turma C do 9º ano da EBS da Bemposta
Produção recombinante de proteínas terapêuticas
Explicação sobre diferentes conceitos da área da Biotecnologia
No dia 10 de fevereiro de 2025 a turma A do 8º ano da EBS da Bemposta assistiu na aula de físico-química ao webinar "A Maior Lição do Mundo 2024/25". Esta iniciativa visa contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) promovendo junto dos jovens uma cidadania global ativa. As tendências demonstram que apesar dos avanços significativos na última década, persistem desafios estruturais nomeadamente em desigualdades sociais, sustentabilidade ambiental e biodiversidade. A transição para sistemas agroalimentares mais sustentáveis surge como um dos temas centrais, destacando-se a necessidade de alterações nos padrões alimentares bem como a importância de medidas para proteger os meios de subsistência dos agricultores e pequenos produtores.
No dia 11 de fevereiro de 2025 a turma B do 8º ano da EBS da Bemposta viajou de comboio até ao Centro de Interpretação Ambiental "A Rocha" na Mexilhoeira Grande para compreender melhor o que são microplásticos e investigar a sua presença na ria de Alvor (uma iniciativa do projeto Bemposta Azul). Foi uma aula diferente e com alguns contratempos "atmosféricos" mas, nem a chuva demoveu os alunos e professores de alcançarem os seus objetivos. Foram gratos pela chuva que precipitou, reconhecendo a importância da mesma para a população do Algarve a nível do consumo doméstico e agrícola. Puderam ter uma aula, de grande qualidade, sobre a problemática ambiental dos microplásticos que, infelizmente, já se encontram presentes na nossa ria. Mas como se costuma dizer na linguagem popular, depois da tempestade vem a bonança e a sorte protege os audazes e assim puderam efetuar um passeio pedestre junto da ria e procurar a presença de plásticos e contemplar algumas espécies que escolhem a ria como o seu habitat natural. Foi um dia cheio de aventura, companheirismo e muitas aprendizagens significativas. Um bem haja ao centro "A Rocha" que tão bem nos acolheu.
Algumas espécies presentes na ria de Alvor
Seleção de micro e macroplásticos
Uma aula diferente
Microplásticos secundários
No dia 4 de fevereiro de 2025 a turma D do 9º ano da EBS da Bemposta fez uma visita à NaturaFish, na ria de Alvor, no âmbito do projeto FoodEducators em que o agrupamento participa. Os alunos ficaram a conhecer o funcionamento e a gestão de uma empresa de aquicultura e a sua contribuição para a sustentabilidade alimentar. Tiveram o privilégio de participar na 1ª pesca do ano, onde puderam contactar diretamente com os processos de pesca de cerca de 500 kg de robalos, com cerca de 4 anos.
Chegada aos viveiros da NaturaFish
Retirada de robalos
A espera do comboio
Estação de Comboios da Mexilhoeira Grande
No dia 5 de fevereiro de 2025 decorreu na EBS da Bemposta a palestra APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS: COMO SER BEM SUCEDIDO? dinamizada pelas Professoras e Investigadoras da Escola Superior de Saúde da UAlg, Dra. Susana Rodrigues e Dra. Ana Catarina Batista com as turmas 9B,10C e 11C e todos ficaram a saber mais acerca de comunicação (verbal e não verbal) e estratégias e truques para melhorar o desempenho na apresentação oral de trabalhos.
A palestra será repetida no dia 11 fev. 9h30/10h30 para as turmas 10A, 11A e 11B.
No dia 6 de fevereiro de 2024 decorreu o Workshop para docentes "Oportunidades e desafios da IA na Educação", numa parceria entre os Clubes Ciência Viva na Escola e as Bibliotecas Escolares, em que o Professor Paulo Carrasco da Universidade do Algarve (UAlg) apresentou uma análise das oportunidades e desafios da IA na educação, seguida de uma exploração prática de várias ferramentas tecnológicas.
🔍 Os docentes fizeram um "upgrade" dos seus conhecimentos em literacia digital e tiveram a oportunidade de conhecer novas ferramentas de IA úteis para a criação de conteúdos junto dos seus alunos.
👩🏫💡 O feedback foi muito positivo, com os participantes a manifestarem vontade de praticar e integrar a IA nas suas práticas pedagógicas.
No âmbito da atividade "Comemoração das Zonas Húmidas na Ria de Alvor", os alunos, das turmas A e B do 7ºano da EB José Sobral, realizaram uma saída de campo para mais uma aventura na ria de Alvor, com muita paixão e dedicação por parte dos alunos, foi removida a espécie invasora chorão e contaram com a companhia de algumas espécies que fazem da ria o seu habitat.
Na primeira semana de dezembro, os alunos da turma B do 8.º ano da Escola Básica e Secundária da Bemposta tiveram a oportunidade de participar numa palestra inspiradora sobre o tema "Hidrogénio: Tipos, Armazenamento e Usos", apresentada pela investigadora científica Catarina Matos.
Catarina Matos, licenciada e mestre em Geologia, com doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia pela Universidade de Coimbra, trouxe à discussão um tema de vanguarda que combina ciência, tecnologia e sustentabilidade. Atualmente, no seu trabalho como investigadora pós-doutoral no Centro Ibérico de Investigação em Armazenamento de Energia, dedica-se ao estudo de métodos eficientes e sustentáveis de armazenamento de hidrogénio, um recurso energético promissor.
A palestra foi promovida no âmbito do DAC (Domínio de Autonomia Curricular), numa parceria entre as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química, com o objetivo de sensibilizar os alunos para o potencial do hidrogénio como fonte de energia limpa e renovável. Durante a sessão, a Professora Doutora Catarina Matos abordou temas como os tipos de hidrogénio (verde, castanho, dourado... ), os desafios associados ao seu armazenamento e as inúmeras aplicações possíveis, desde a mobilidade sustentável até à geração de energia elétrica.
Os alunos demonstraram grande interesse e participaram, colocando questões relacionadas com o impacto ambiental e os avanços tecnológicos necessários para a implementação desta solução energética. A atividade reforçou a importância da interdisciplinaridade e da conexão entre o conhecimento científico e os desafios globais, promovendo o desenvolvimento de uma consciência ambiental e tecnológica entre os jovens.
Esta palestra marca mais um passo na promoção de uma educação voltada para o futuro, onde a ciência e a sustentabilidade andam de mãos dadas.
Na semana da Ciência e da Tecnologia o Agrupamento de Escolas da Bemposta aliou o Cinema à Ciência convidando os alunos a assistirem a filmes/curtas-metragens da plataforma do Plano Nacional de Cinema (PNC) que retratassem temas atuais como o aquecimento global, a preservação dos ecossistemas e a contaminação do ambiente/seres vivos por metais contaminantes/tóxicos.
Os alunos relacionaram os filmes com os projetos do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) que estão a desenvolver em físico-química/ciências naturais ou biologia e geologia/física e química A.
Para complementar a temática ocorreu no dia 25 de novembro de 2024, no Auditório da EBS da Bemposta, a palestra "Metais na Bioquímica e Medicina" que ficou a cargo do Professor Manuel Aureliano Alves da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade do Algarve com a participação de alguns alunos do curso de Bioquímica Inorgânica. Foram abordados os temas "Os Impactos da Deficiência de Zinco na Saúde Reprodutiva" e "Magnésio como Ajudante na Qualidade do Sono".
Palestra "Metais na Bioquímica e Medicina"
Apresentação "Os Impactos da Deficiência de Zinco na Saúde Reprodutiva"
Apresentação "Magnésio como Ajudante na Qualidade do Sono"
Esclarecimento de dúvidas/questões
Visita de Estudo no âmbito do Projeto de DAC- "Alimentação e Estilos de Vida Saudáveis"
No dia 22 de novembro de 2024, as turmas A e C do 9º ano da escola EBS da Bemposta realizaram uma visita de estudo no âmbito do projeto de Domínio de Autonomia Curricular (DAC) das disciplinas confluentes de físico-química e ciências naturais. O projeto pretende orientar os alunos no sentido de, conhecerem profissões relacionadas com a indústria agroalimentar, aprofundarem conhecimentos sobre a composição nutricional e química dos alimentos, abordarem a temática da dieta mediterrânica e em simultâneo promover hábitos e estilos de vida saudáveis.
Os alunos visitaram a indústria de laticínios Montiqueijo, situada na Serra de Montemuro, onde puderam observar todo o processo de fabricação de queijo e requeijão, conheceram a história da empresa através da visualização de um vídeo e tiveram ainda a oportunidade, no final da visita, de degustar alguns dos produtos. Da parte da tarde, já no Parque Aventura Sniper, estiveram envolvidos em alguns jogos de estratégia, em pleno contacto com a natureza e, puderam assim reforçar o espírito de equipa, a entreajuda e os laços de amizade.
As turmas foram acompanhadas pelas professoras Ivone Rosa (físico-química), Ana Balancho (ciências naturais), Ana Fernandes (geografia) e Ana Raimundo (educação física).
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2024, as turmas A, B e C do 6.º ano e a turma A do 5.º ano da Escola EB/S da Bemposta participaram numa visita de estudo ao Vale da Lama – Odiáxere. Os alunos vivenciaram experiências educativas envolventes e enriquecedoras e puderam recordar e aprender conhecimentos sobre as temáticas “Solos Vivos” e “Nutrição e Saúde”.
Os educadores e formadores do projeto “Novas Descobertas” demonstraram a importância dos solos saudáveis para a produção de alimentos altamente nutritivos e a biodiversidade de microrganismos que contribuem para a sua fertilização, como a prática da compostagem. Abordaram também os benefícios das plantas aromáticas para a saúde integral do indivíduo. Os alunos aprenderam a técnica de transplantar e de cuidar de uma planta.
Foi uma visita de estudo cativante, dinâmica e repleta de diversas atividades pedagógicas ao ar livre.
Nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2024 as turmas do 8º ano das escolas EBS da Bemposta e D. João II realizaram uma visita de estudo no âmbito do projeto do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) das disciplinas confluentes de físico-química e ciências naturais. O projeto pretende orientar os alunos no sentido de refletirem sobre opções mais sustentáveis em termos energéticos e da preservação/conservação dos ecossistemas. Visitaram nestes dias a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), o Porto de Sines e o Badoca Park. Nos locais puderam observar in loco toda a logística e atividade de um grande parque industrial, do maior porto nacional com terminais especializados que permitem o "transbordo" de mercadorias diversas e observar e interagir com diversas espécies selvagens em habitat natural.
Palestra "Alimentação Mediterrânica e Saúde"
A Professora MªPalma Mateus é nutricionista e investigadora na UAlg- Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento - MED e coordena o projeto MD.net, projeto internacional que pretende fortalecer o papel da Dieta Mediterrânica como uma oportunidade de responder às necessidades socioeconómicas das comunidades locais, seguindo a Convenção sobre a Dieta Mediterrânica da UNESCO e valorizando a identidade mediterrânica e os saberes ancestrais, ao mesmo tempo que sensibiliza para os desafios relacionados com a preservação dos ecossistemas do Mediterrâneo. A Dieta Mediterrânica é hoje como património da humanidade pela UNESCO e é um conceito holístico que inter-relaciona conhecimento e saberes, paisagem, rituais, símbolos e tradições, num mosaico de variantes locais com traços comuns, como são a adaptação da arquitetura e da agricultura às geoclimáticas, o uso sustentável de recursos locais, a exploração sustentável da biodiversidade, bem como o modo de vida e padrão alimentar.
A investigadora irá apoiar a implementação do projeto FOOD EDUCATORS, da EITFOODs no agrupamento, que está em fase de preparação, sobre alimentação e sustentabilidade e que será divulgado, previsivelmente em junho/julho.
Na sessão de 3 de maio de 2024 participaram as turmas 5.º A (Prof. Ana Enes), 6ºC (Prof. Rita Torrado), 6ºD (Prof. Cristina Correia), 7ºB (Prof. Clara Novais), 8ºB (Prof. Ana Raimundo), 8ºC (Profs. Ana Balancho e Ivone Rosa), 8ºE (Prof. Helena Marrana), 9ºD (Prof. Mónica Alberto) e como apoio à organização a turma do10ºB (Prof. Graça Delicado), no âmbito do Projeto interdisciplinar de Educação Alimentar para a Sustentabilidade.
No passado dia 18 de abril de 2024, a convite da professora Ana Catarina Enes, o roadshow “RECICLAR É NA BOA” da Academia Ponto Verde, esteve na Escola EB/S da Bemposta.
Os alunos das turmas B e C do 5.º ano, participaram com muito entusiamo na atividade sobre as Regras de Separação e Reciclagem de embalagens, dinamizada pela professora Cristina Romão. Esta foi uma iniciativa que pretendeu promover a literacia ambiental das crianças.
Nos dias 11, 12, 13 e 15 de março de 2024, os professores Ana Catarina Enes, Mara Veiga, José Pedro Vieira e Sónia Valério proporcionaram uma inesquecível visita de estudo aos alunos das turmas A, B, C e D do 5.º ano, da Escola EB/S da Bemposta.
O Centro de Interpretação Ambiental “A Rocha”, na Mexilhoeira Grande, foi o palco para envolver os alunos em atividades práticas ligadas à anilhagem de pássaros e observação de aves na ria de Alvor e seus habitats.
A engenheira Isabel Soares partilhou algumas atividades científicas que decorrem no Centro, no sentido de alavancar a mudança de atitudes e comportamentos no que se refere a novos hábitos de vida mais sustentáveis e amigos do ambiente.
No dia 6 de março de 2024 as turmas A e B do 10º ano e A do 11º ano da EBS da Bemposta realizaram uma visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Constância. Os alunos tiveram a oportunidade de contactar com Máximo Ferreira - um dos astrónomos mais influentes e respeitados em Portugal e quem no país mais tem contribuído para levar a ciência dos céus mais além e a mais gente. Os alunos ficaram a saber que "Camões sabia toda a Astronomia da sua época" (de Ptolomeu, já que Copérnico ainda não tinha reconhecimento e o poeta ou não tinha conhecimento da teoria de Copérnico ou, mesmo que o tivesse, é quase certo que a visse como algo que pusesse em causa a imobilidade da Terra); “Os Lusíadas”, são salpicados de referências eruditas, mas saborosas. Fomos convidados a observar as constelações, a ver «de Cassiopeia a fermosura» e «do Orionte o gesto turbulento» (X, 88). Vemos a Lua, «o Planeta que no céu primeiro / Habita», marcando com rigor o tempo da viagem de Vasco da Gama através das suas fases: «agora meio rosto, agora inteiro» (V, 24). Ouvimos falar do «novo instrumento do astrolábio» (V, 25) e sabemos ter uma armada abandonada os trópicos por «ter de todo já passado / Do semicapro Pexe a grande meta» (V, 27), ou seja, por ter chegado a sul do Trópico de Capricórnio.
Na Antena Livre (Abrantes), às sextas: https://www.antenalivre.pt/rubricas/o-caminho-das-estrelas-pelo-astronomo-maximo-ferreira-ouca-aqui-28000
No dia 28 de fevereiro as turmas A e C do 8º ano da EBS da Bemposta visitaram o Centro de Ciência Viva de Tavira com o objetivo de realizar duas sessões que exploram conceitos integrados no currículo das ciências. Na sessão de Fotónica e Holografia riscada tiveraram a oportunidade de realizar experiências de ótica geral e de construir um holograma. A Fotónica é a ciência que estuda a luz, a sua geração, deteção e manipulação. A Holografia permite a gravação e projeção de imagens 3D através da luz laser e de elementos óticos. Atualmente existem inúmeras aplicações tecnológicas de hologramas na nossa sociedade.
Ciência Viva dá a conhecer 107 (jovens) rostos no 2º volume do livro “Raparigas na Ciência”- e estão lá duas alunas do Agrupamento de Escolas da Bemposta, a Mariana Carvalho e a Leonor Maria do 6ºD (DT- Cristina Patrícia Correia). Parabéns!!!
Agradecemos a todos pela participação especialmente à Rita Silva do Pavilhão do Conhecimento por nos proporcionar esta experiência tão inspiradora.😍🤩
Concurso "Astronauta por um dia" da Agência Espacial Portuguesa
Inscrições: 1ª fase até 19 de fevereiro;
Público alvo: alunos com idades entre 14-18 anos;
O Clube Ciência Viva está a organizar uma sessão de divulgação para esclarecimento de dúvidas e partilha de experiências, no dia 15 de fevereiro de 2024 pelas 10h:20 no Auditório da EBS da Bemposta, com a participação do aluno Martim Freire do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias, tendo como convidada a sua colega Sara Silva da ES Gil Eanes de Lagos, que foi selecionada no ano transato na mesma iniciativa.
No dia 15 de fevereiro o Martim Freire, do 11ºA da EBS Bemposta e a Sara Silva do 11ºC da ES Gil Eanes-Lagos, finalistas da edição de 2023 e Embaixadores do Projeto “Zero-G Portugal — Astronauta por Um Dia”, vieram conversar com os alunos do 9º, 10º e 11º ano do nosso agrupamento sobre as suas experiências de voo em gravidade Zero
Ficamos a saber que durante 4 dias, os 30 finalistas ficaram hospedados no Palácio dos Maldonados em Beja, fizeram várias atividades para fomentar o espírito de equipa e estiveram em contato com dois astronautas que estiveram na ISS. O voo partiu da base aérea de Beja e levou-os para uma zona no sudoeste do Algarve que é utilizada pela força aérea para treino.
O Martim explicou aos seus colegas como vivenciou o efeito de gravidade zero:
"O efeito de gravidade zero é alcançado quando o avião descreve um voo parabólico em que sobe a pique a cerca de 900 km/h. Aí, o corpo experimenta a força 2G - a sensação é de que nosso corpo pesa o dobro, ficamos comprimidos contra o chão do avião.
Depois, o avião caiu a pique, também a 900 km/h, e, por 22 segundos, fica-se em gravidade zero. Deixamos de ter controle sobre o corpo e se alguém nos tocar saímos a voar até uma outra força nos fazer parar. Também fizemos várias experiências, como, por exemplo, rebentar um balão de água, que ficou a par, tipo "slime".
É uma experiência difícil de explicar, muito, muito gira, que vale a pena e todos deveriam experimentar, pelo menos uma vez."
Se tens interesse pelo Espaço , podes candidatar-se à iniciativa
'Zero-G Portugal – Astronauta por Um dia', promovida pela Agência Espacial Portuguesa, todos os jovens inscritos no ensino básico ou secundário, que tenham entre 14 e 18 anos à altura do voo parabólico, em setembro de 2024.
As inscrições para esta 3ª edição do 'Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia' decorrem entre 19 de janeiro e 19 de fevereiro de 2024.
PALESTRA SER FISIOTERAPEUTA
No passado dia 1 de fevereiro, a EBS Bemposta teve o privilégio de receber os Professores João e Teresa, da Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, para uma palestra esclarecedora sobre a profissão de Fisioterapeuta .
Os docentes proporcionaram aos alunos do 11ºA uma visão abrangente sobre as diferentes áreas de intervenção dos fisioterapeutas, indo muito além das áreas tradicionais, como a Músculo-Esquelética e a Desportiva. Os palestrantes destacaram a importância desses profissionais na prestação de cuidados de saúde em diversas situações, abrangendo desde a dor crónica até aos cuidados continuados e paliativos, neurologia, oncologia, pediatria e até mesmo no tratamento de doenças respiratórias, como a Covid-19.
Durante a apresentação, os alunos puderam distinguir entre o uso de "muletas" e "canadianas", compreendendo a importância de cada um desses dispositivos na reabilitação. Além disso, a palestra incluiu uma experiência prática, na qual os participantes tiveram a oportunidade de experimentar diversos equipamentos utilizados no processo de recuperação. Entre eles, destaque-se o eletroestimulador, utilizado para terapia da dor, estimulação muscular, relaxamento e massagem.
A iniciativa propôs uma perspectiva única sobre a profissão de fisioterapeuta, permitindo aos alunos compreender o papel fundamental desses profissionais na promoção da saúde e na recuperação de pacientes em diferentes contextos clínicos.
Em resposta às muitas questões relativas às carreiras na saúde, a equipa da UAlg lembrou aos estudantes que podem participar no Dia Aberto nos próximos dias 16 e 17 de abril e nos cursos de Verão, dirigidos aos estudantes do 9.º ao 12.º anos, para promover o gosto pelas diversas áreas e ajudar os jovens na sua escolha vocacional no acesso ao ensino superior.
Obrigado aos Professores João e Teresa pela partilha de conhecimento valioso e pela inspiradora palestra que certamente deixou uma marca positiva nos participantes.
No dia 24 de janeiro de 2024 realizou-se uma palestra na EBS da Bemposta destinada a professores e alunos do Ensino Básico e Ensino Secundário. A oradora convidada, a professora Susana Imaginário da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (UAlg) fez uma apresentação realçando quais as principais caraterísticas que deve ter uma pessoa empreendedora e como desenvolver o comportamento empreendedor em tempos de mudança. Os alunos foram convidados a identificar essas caraterísticas e a dar exemplos de empresas/pessoas que consideram bem sucedidas.
Foi dado especial relevo à criatividade e inovação.
No dia 23 de janeiro de 2024 realizou-se uma palestra na EBS da Bemposta destinada a professores e alunos do 9º ano do Ensino Básico e Ensino Secundário. O orador convidado, o professor Paulo Carrasco da Escola Superior de Gestão e Hotelaria e Turismo (UAlg), fez uma breve abordagem aos princípios fundamentais da Inteligência Artificial (AI) e possível utilização no contexto educacional. A palestra permitiu ainda a reflexão acerca dos aspetos positivos e negativos da AI, e salientou-se que a mesma deve ser utilizada com ponderação. Destacou-se como ponto forte a capacidade de personalizar o ensino para atender às necessidades individuais dos alunos e como ponto menos favorável a possível dependência por parte dos jovens.
Curiosidade: Significado da sigla "ChatGPT" (do inglês : chat Generative Pre-Trained Transformer).
"O PLAYNETÁRIO VEIO À ESCOLA"
Entre os dias 7 e 10 de novembro de 2023, o Playnetário-Planetário Educativo Móvel- visitou algumas escolas do Agrupamento proporcionando aos alunos do 1º e 2º ciclos uma experiência inesquecível através do cinema imersivo, com filmes educativos projetados em 360 º. Foi com entusiasmo e alegria que os alunos vivenciaram sensações únicas de imagem e som do mundo da Ciência e Tecnologia.
"Uma conversa fora do planeta"
No dia 22 de Novembro, a geóloga lunar Vera Fernandes veio à Escola Básica e Secundária da Bemposta falar um pouco da sua profissão no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Ciência.
Vera Fernandes, de 53 anos, nasceu em Marvão e foi, em 2004, a primeira cientista portuguesa a estar a 90º de latitude Sul. (...) A sua investigação foca-se principalmente em rochas lunares, provenientes quer das missões Apollo como de outras partes do sistema solar(...) Os alunos ouviram atentamente e com interesse as histórias, experiências e até as desavenças que a geóloga teve ao longo da sua carreira científica e no final fizeram fila para espreitar, através do olho mágico do microscópio, estes pedaços intrigantes do espaço sideral.
Visita de Estudo ao Quake e Planetário Calouste Gulbenkian
Nos dias 8 e 15 de novembro as turmas do 7º ano (A, B, C e D) da EBS da Bemposta realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito dos projetos interdisciplinares de DAC de Físico-Química/Ciências Naturais. Visitaram da parte da manhã o Museu do Terramoto de 1755 de Lisboa-Quake e da parte da tarde o Planetário Calouste Gulbenkian tendo assistido à sessão "Estrelas, galáxias e mais além". Enquanto aguardavam a entrada no museu Quake ainda tiveram oportunidade de contemplar as instalações artísticas ("I`LL BE YOUR MIRROR" e "SOLITÁRIO") que fazem parte da exposição "Plug-in" da conhecida artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, que se encontra patente no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia).
O Quake proporcionou aos nossos alunos uma experiência imersiva, sensorial e pedagógica, que sob a forma de viagem no tempo os levou a descobrir mais sobre o terramoto, a época do Iluminismo, a cidade de Lisboa e eventos sísmicos.
No Planetário puderam assistir a uma sessão apresentada diretamente por um conferencista sobre a formação e a evolução do universo. Em forma de viagem a sessão levou-nos ao interior de nebulosas, enxames de estrelas, galáxias e buracos negros. Pudemos perceber que o céu dos hemisfério norte tem uma "paisagem celeste" diferente do céu do hemisfério sul.
No dia 13 de novembro de 2023, os alunos das turmas A e B do 10º e 12ºanos e A do 11º ano assistiram à Palestra “Últimas Notícias do Universo” dinamizada pelo Professor Doutor Paulo Sá, astrofísico e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, acompanhado pelas professoras Berta Batista, Ana Mariano, Graça Delicado, Marinha Rocha, Alda Martins e Patrícia Curto, no auditório da EBS Bemposta.
Sabemos que o Universo está em expansão acelerada, que a matéria normal é apenas 4% do Universo e os cientistas acham que a matéria escura ocupa quase 70% do Cosmo e ainda não se sabe bem o que é. Também ficamos a perceber como se fotografaram os buracos negros e que as ondas gravitacionais previstas por Einstein há 100 anos, finalmente foram observadas e se detetam através do som, na faixa do audível ondas gravitacionais humanas.
A disciplina de Física e Química e o Clube Ciência Viva visam contribuir para o desenvolvimento da alfabetização científica de toda a comunidade de alunos, despertando a curiosidade sobre o que nos rodeia e o interesse pela ciência e pelas carreiras científicas.
O nosso agradecimento a todos os intervenientes e em particular ao Professor Paulo Sá.
No dia 26/10/2023 os alunos do 8º ano da EBS da Bemposta assistiram à vídeopalestra "De Galileu ao JWST: Uma jornada por um Universo Deslumbrante" no âmbito da iniciativa "O Espaço vai à Escola". A oradora Ana Afonso do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço partilhou de forma entusiástica as missões espaciais da ESA/NASA, divulgando a mais recente tecnologia e imagens captadas pelo telescópio espacial James Webb (JWST), bem como pelo telescópio espacial Hubble. O JWST foi lançado a 25 de dezembro de 2021.
-As turmas do 7ºA, B, C e D da EBS da Bemposta assistiram na Biblioteca Escolar/Salas de aula, no dia 11/10/2023 à palestra online " À procura por outra Terra-Deteção de planetas fora do Sistema Solar" no âmbito da iniciativa "O Espaço vai à Escola 2023" promovida pelo ESERO (European Space Education Resource Office) que é um programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA), que usa o Espaço como contexto inspirador para a aprendizagem das ciências, tecnologias e matemática.
Nos dias 18 e 19 de outubro recebemos na EBS da Bemposta as professoras Isabelle Bry e Lise Germain (lecionam no colégio privado Saint-Aubin La Salle em Angers-França) no âmbito da visita preparatória Erasmus + (intercâmbio com a turma do 8ºC) e realizaram, juntamente com as turmas do 7º B e 8º A, algumas atividades promovidas pelo Clube de Ciência Viva na Escola (o pega-monstro, mensagem escondida, erupção de vulcões e revelação da impressão digital).
No dia 18 de outubro realizou-se a palestra online "Da Idade da Magia a Galileu" pelo investigador Paulo Maurício, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que abordou o nascimento da astronomia e da cosmologia e como evoluiu o conhecimento nestas áreas- “Um percurso que se iniciou em tempos remotos, com o Homem primitivo". Visitou-se a civilização grega da Antiguidade, referindo algum do conhecimento astronómico e cosmológico por ela criada, terminando com os avanços que só foram possíveis graças à curiosidade e ao trabalho de Galileu sobre o espaço.
No âmbito do dia Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro de 2023) o PES em parceria com o CCV promoveu algumas iniciativas nomeadamente a elaboração de cartazes alusivos, confeção, por parte dos alunos, de bolos de frutas/legumes com a indicação de uma substância presente e respetiva fórmula química, promoção de hábitos de alimentação saudáveis, incentivando o consumo de vegetais e frutas, quizzes Kahoot, entre outras.
Foi com muito boa disposição que se preparou, na EB 2/3 José Sobral, uma tradicional Tiborna algarvia, muito apreciada por professores e alunos!
Receita simples, mas cheia de sabor e de bons nutrientes, a Tiborna é uma estrela da dieta mediterrânica, ainda hoje confecionada e consumida com muito prazer!
As pessoas que coziam o seu próprio pão, normalmente semanalmente, utilizavam o chamado fermento mãe, em vez do fermento químico. Este fermento mãe não era mais que um pedaço da própria massa do pão, que se deixava azedar. Desta forma, além de ser mais saudável e de ter um maior período de conservação, o pão cozido com este tipo de fermento, reveste-se de um sabor único, que enquanto quente e conjugado com azeite e alhos fez e ainda faz as delícias das papilas gustativas!
Um verdadeiro manjar dos deuses, aqui reproduzido no Dia Mundial da Alimentação.
Martim Freire (11ºA) é o primeiro jovem de Portimão a ser “Astronauta por um dia”
Na edição 2023 do “Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia“, a Agência Espacial Portuguesa voltou a dar oportunidade a 30 estudantes, dos 14 aos 18 anos, de voarem e experimentarem a sensação de gravidade zero, igual à que os astronautas sentem no Espaço.
O Martim (aluno do AEB, atualmente no 11ºA, curso de Ciências e Tecnologias) foi um dos 552 candidatos ao concurso, conseguiu passar em todas as provas e FOI SELECIONADO PARA SER ASTRONAUTA POR UM DIA!!!!
Depois de um rigoroso processo de seleção, em que ultrapassou as 4 fases eliminatórias onde foram avaliadas competências como a criatividade, a percepção e interpretação espacial, a aptidão física e a comunicação (processo de seleção semelhante ao dos verdadeiros astronautas), a semana tão esperada chegou!
Entre 31 de agosto e 2 de setembro frequentou o curso de preparação na Base Aérea n.º11, em Beja, e no dia 3 de setembro teve lugar a cerimónia de graduação dos novos “astronautas” e foi realizado o grande voo parabólico, durante 2 horas a bordo do Airbus A310 com as letras "AirZeroG" da empresa francesa Novespace, que sobrevoou a costa portuguesa e durante 16 momentos de cerca de 20 segundos tod@s conseguiram viver as sensações e desafios de um verdadeiro astronauta em órbita.
Os jovens “astronautas” receberam um diploma numa cerimónia presidida pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
Se tens interesse pelo Espaço, fica atent@ às novidades do Clube Ciência Viva na tua escola, porque o Martim será, durante o ano letivo 2023/2024, o Embaixador do Projeto “Zero-G Portugal – Astronauta por um dia” no nosso Agrupamento e nas escolas do concelho de Portimão e terá imensas informações e atividades para partilhar e divulgar esta ação a outros jovens e, assim, fomentar o gosto e interesse pela ciência e tecnologia!
Parabéns, Martim!!!
Zero-G Portugal – Astronauta por um dia: https://www.zerogportugal.pt
O objetivo do Dia Mundial da Ciência é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.
Neste dia realizam-se várias atividades nas escolas, onde se tenta despertar o interesse pela ciência nos alunos.
"Cientistas que mudaram o mundo"- Cartazes elaborados pelos alunos do 4º e 9º ano das várias escolas do Agrupamento.
Cartaz alusivo ao Dia Mundial da Ciência-"5 Cientistas Portugueses Reconhecidos E Premiados Internacionalmente"- elaborado pelos alunos do 6ºC da EBS da Bemposta, realizado nas aulas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento
No âmbito do dia mundial da ciência o Cubetto visitou várias salas de Jardim de Infância do Agrupamento: Sala A e B do JI da Mexilhoeira (Ed. Piedade Matos e Dora Silva), Sala B e C do JI de Alvor (Ed. Gisela Nogueira e Augusta Aleixo), JI dos Montes de Alvor (Ed. Helena Mendes) e JI das Quatro Estradas (Ed. Angélica Aragão)
"Hoje, dia 24 de novembro de 2022 - Dia Mundial da Ciência, tivemos a visita da Educadora Filomena Varela, que nos veio apresentar o Cubetto, um simpático robô de madeira, que interagiu com o Grupo, explorando conteúdos diversos, pertinentes, no âmbito da matemática e da ciência; relevando valores ambientais e éticos. Contribuiu fortemente para alargar a cognição, incentivar a curiosidade e o gosto pela ciência experimental.
O Cubetto encantou as crianças, pois foi apresentado de forma apelativa e divertida. A Educadora Filomena desenvolveu a atividade de forma dinâmica, levando as crianças a participar, interligando várias áreas do “saber”.
No final, as crianças mostraram desejo de tornar a receber a visita do Cubetto e avaliaram a atividade gestualmente como tendo sido fixe!
Até breve !"
Grupo da Sala B do Jardim de Infância da Mexilhoeira Grande
Educadora Piedade Matos
No dia 24 de novembro, os Clubes Ciência Viva nas Escolas (Bemposta, Alvor, Mexilhoeira Grande) celebraram o Dia Nacional da Cultura Científica em parceria com o Projeto Cultural do Agrupamento e as Bibliotecas Escolares, com a dinamização de atividades na área das STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) foram apresentadas à Comunidade Escolar ao longo deste dia, várias áreas temáticas:
A Arte na Ciência: Leituras de Poesia, Performances musicais, Exposição sobre Gustav Holst e a sua obra "Os planetas"
Cientistas que mudaram o mundo/Mulheres na Ciência
A Magia da Química
Astronomia: Conhece o céu da tua escola
As atividades destinavam-se a todos os alunos, do pré-escolar ao 12ºano, e contaram com a colaboração dos alunos e professores do 1º e 3ºciclo da EBS Bemposta, EB2,3 D.João II (Alvor), EB/JI Montes de Alvor e da EB2,3 José Sobral, (Mexilhoeira Grande).
Espetáculo "A Arte na Ciência"-público alvo, turmas do 7º ano
Atividades alusivas ao Dia Mundial da Ciência: Sessão de Astronomia- "Conhece o céu da tua escola" (com a aplicação "Star Walk 2) -4ºA da EB Montes de Alvor, 4º A, 8ºA e B da EB José Sobral; atividades experimentais dinamizadas pelas turmas do 9º ano na EB D. João II-Alvor.
Decorreram ainda as seguintes atividades online:
14h30: Webinar “Encontro (Im)provável”:
Dinamizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), Carlos Fiolhais (físico, diretor do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra) e Paulo Pires do Vale (comissário do Plano Nacional das Artes), para alunos, professores dos ensinos básico e secundário e a todos os que se interessam por Ciência e por Arte-link do Youtube DGE ME- https://www.youtube.com/@dgeme17
15h00 -16h30 Encontro 4 Elementos
Organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027), com a participação do Astrofísico José Afonso, da Susana Fonseca da associação ambiental ZERO, do Pedro Machado da Agência Espacial Europeia - ESA, do historiador Rui Santos da Associação Portuguesa de Treino de Vela e responsável pelo projeto de celebração no Mar nos 500 anos da 1.ª Circum-navegação, da jornalista Bárbara Wong e da Ana Soares do blogue Educar em português, que será transmitido pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gH4hwuMSxyY
Visita de estudo ao MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) e Planetário Calouste Gulbenkian-17/11/2022 -Turmas envolvidas: 4º A da EB de Alvor e 7º A da EBS da Bemposta)
Sessões de Prevenção e Segurança Rodoviária dinamizadas por agentes da PSP e GNR da Escola Segura, para as turmas do 9º ano, nos dias 9/11/2022 e 10/11/2022 na EBS da Bemposta e nos dias 22/11/2022 e 25/11/2022 na EB José Sobral.
Sessões dinamizadas por agentes da PSP/GNR pertencentes à Escola Segura em articulação com o currículo de Físico-Química do 9º ano relativamente à temática da Segurança Rodoviária.
Os principais conteúdos abordados foram:
- Reconhecer a necessidade e a importância de contribuir para a utilização dos meios de transporte em segurança;
- Limites de velocidade;
- A condução e o álcool;
- Importância dos cintos de segurança e capacetes;
- A importância de manter a distância de segurança aos outros veículos, de forma a prevenir acidentes;
- Bicicletas e trotinetes e regras de circulação;
- Aplicação das Leis de Newton.
No dia 14 de outubro de 2022 realizou-se o Encontro Nacional De Clubes Ciência Viva na Escola em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, e estivemos representados pelas Coordenadoras do nosso clube, as professoras Graça Delicado e Eunice Maio e a colaboradora professora Filomena Varela.
Atualmente existem 896 Clubes de Ciência Viva na Escola (1 deles é o nosso!!!). São cerca de 400 as entidades parceiras, estão envolvidos 575.000 alunos e 4806 docentes. Aqui está o nosso poster digital que esteve presente no encontro.