O emprego do helicóptero em missões de busca e resgate garante um menor tempo resposta (em comparação a uma guarnição de terra) e uma atuação pontual e certeira em locais de difícil acesso.
O BOA atua nas mais diversas ocorrências de atendimento primário no âmbito pré-hospitalar, como traumas graves, acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio (IAM), parada cardiorrespiratória etc.
Com uma estrutura equivalente a uma UTI hospitalar, o BOA utiliza aviões adequadamente equipados e tripulações devidamente capacitadas para realizar o transporte aeromédico de pacientes adultos, infantis e neonatos.
Com o emprego versátil de aeronaves de asas rotativas no combate a incêndio florestal, seja diretamente, vertendo água sobre as chamas, ou indiretamente, transportando tropas e realizando voos de reconhecimento, o BOA atua nesse tipo de acidente que não só causa prejuízos para o meio ambiente, mas também coloca em risco o patrimônio e até a vida das pessoas.
Quando a prevenção falha, as equipes do BOA estão prontas para realizar o salvamento de vítimas de arrastamento ou afogamento, empregando todo o conhecimento necessário e as técnicas mais adequadas para o adequado cumprimento da missão.
Com o emprego de aeronaves de asa fixa e de asas rotativas, o BOA realiza o transporte de órgãos, da equipe de captação ou do paciente receptor com o intuito de viabilizar a cirurgia de transplante no menor tempo possível. O acionamento se dá por meio da SC Transplantes, agência executiva do Sistema Nacional de Transplantes, que possui a função de coordenar as atividades de transplante em âmbito estadual.
Santa Catarina está entre estados com mais desastres naturais no país, motivo pelo qual nossas tripulações estão preparadas para atuar sempre que necessário for. Além de realizar missões de resgate, as aeronaves do BOA também são empregadas em diversas ações de ajuda humanitária, como o transporte de mantimentos a quem mais precisa nestas situações tão críticas.
Com o intuito de garantir o rápido fornecimento de insumos de saúde aos mais distantes locais do estado, as aeronaves do BOA são adaptadas para realizar o transporte de vacinas, equipamentos e materiais diversos ao longo de toda Santa Catarina.