EIXOS /EMAU

O que é o EIXOS?

O EIXOS é o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da Universidade Católica de Brasília. Sem fins lucrativos, realiza projetos de caráter social visando o aprendizado dos estudantes e a interação com comunidades locais. No EIXOS as atividades desenvolvidas compreendem projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, além de mutirões envolvendo comunidade acadêmica e comunidade local. Não há envolvimento de recursos financeiros e os projetos são realizados pelos estudantes.

O que é um EMAU?

Os EMAU´s foram conceituados e fomentados pela FENEA - Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. São uma atividade de extensão que visa a melhoria da educação e da formação profissional, através da vivência social propiciada pelo contato direto dos estudantes com a população e da experiência teórica e prática como um todo.

Como se deu a viabilização do EMAU-EIXOS?

Em 2016 o curso de arquitetura da UCB foi selecionado no edital 03/2016 - Demanda espontânea da FAP/DF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal) com o projeto intitulado: “Implementando um EMAU - Realização de atividades de pesquisa e extensão, atendendo a demandas de comunidades locais, através da implantação de um Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo.” A execução do projeto aprovado serviu para iniciar a implementação do EIXOS em 2017.


Como ocorre o funcionamento do escritório?

O escritório se divide em equipes orientadas por professores do curso de arquitetura. Nas equipes há bolsistas de programas de iniciação científica da UCB e, alunos voluntários com horas complementares junto ao curso e/ou à disciplina de Estágio Supervisionado. Estas equipes compreendem o desenvolvimento das atividades ‘fim’, ou seja, realização dos projetos e atividades junto às comunidades. Cada equipe responde pelo contato, negociação e desenvolvimento de um projeto. Para viabilizar o funcionamento do escritório foram estabelecidas outras atividades intituladas áreas ‘meio’. Nestas, os estudantes se dividem em setores referentes ao funcionamento do escritório (administrativo, financeiro, gestão de pessoas, projetos e marketing). Todos os estudantes participam simultaneamente de uma equipe da área-fim e de uma da área-meio. Dessa forma, os alunos vivenciam o funcionamento prático de um escritório de arquitetura.

Quais foram as atividades já desenvolvidas?

No primeiro ano de implantação foram desenvolvidos projetos em Ceilândia (RA lX), no Recanto das Emas (RA XV) e no Guará (RA X). Em Ceilândia, na região do Sol Nascente fizemos uma parceria com a CODHAB e a SEGHETH. Os alunos desenvolveram projetos arquitetônicos para um Centro comunitário, cultural e social que está em fase de avaliação pelos órgãos públicos envolvidos. No Guará, apoiados pela Administração Regional, os alunos desenvolveram o projeto de uma feira de artesãos moveleiros que está no aguardo da verba para sua construção. No Recanto das Emas foram realizados dois mutirões de móveis de pallets. Também fez-se levantamento das moradias existentes e propostas para a área coletiva da Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista (FALE). Outra atividade é uma parceria técnica com o Hospital Regional da Ceilândia - HRC, para melhorias das condições de infraestrutura do hospital, por meio de estudos e levantamentos realizados pelos estudantes das disciplinas relacionadas.

Para saber mais sobre o EMAU, entre em contato com a coordenação do curso. Chamadas para seleção para novos alunos participantes são publicados periodicamente nos canais de comunicação do CAU.