No âmbito do Programa Ensino Integral, a orientação de estudos é uma disciplina que integra as atividades complementares da matriz curricular e que tem como principal característica o desenvolvimento de técnicas e estratégias que orientem e apoiem os alunos em suas práticas de estudo. Para além da perspectiva geral já apresentada, essa disciplina parte do pressuposto de que aprender a estudar é condição primordial para a superação de defasagens de aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia e a formação de jovens protagonistas.
Matéria de apoio - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Caderno do Professor - Tutoria e Orientação de Estudos, ed.2014. Ensino fundamental - anos finais e ensino médio.
Aula 01 - 2ºBimestre
Modelo de normalização de trabalhos - ABNT
As normas da ABNT são necessárias pois padronizam os trabalhos, o que facilita e muito sua leitura e compreensão do texto. Todo estudante precisa aprender essas regras, para evitar problemas futuros, na hora da entrega dos seus trabalhos.
As normas da ABNT para trabalhadores escolares devem seguir a seguinte sequência (sendo obrigatória):
1.Capa
2.Folha de Rosto
3.Resumo e palavras chaves
4.Sumário
5.Conteúdos dos trabalhos
6.Considerações finais
7.Referências
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Formato e Fonte:
O trabalho deve ser apresentado em papel branco, formato A4.
Elementos textuais:
Digitado preferencialmente no anverso e verso das folhas, na cor preta, no tamanho 12, com as fontes Times New Roman ou Arial (mais utilizada). É permitida a utilização de outras cores de fonte das ilustrações (figuras, gráficos, etc.).
Espaçamentos:
O texto deve ser digitado com espaçamento entre linhas de 1.5
Citações:
Mencionar a informação extraída/retirada de uma outra fonte.
Introdução:
É a apresentação clara e objetiva do conteúdo que será desenvolvido no trabalho, isso é, deve conter uma visão geral deste. Deve fornecer informações que apresentem o assunto/ tema e identifiquem a sua importância.
Observação: com as próprias palavras do aluno (mínimo de 20 linhas)
Desenvolvimento:
Deve-se elaborar um texto que aborde o tema solicitado incluindo toda a literatura consultada e pesquisado. Não se deve copiar ou simplesmente transcrever textos de outros autores e não ser que sejam colocados entre aspas e devidamente identificados.
Considerações finais:
É a parte final do trabalho, onde serão expostas as ideias mais importantes do trabalho bem como dar sua opinião a respeito do mesmo. Portanto, tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada. Deve-se manifestar seu ponto de vista, sua crítica pessoal sobre assunto, identificando o sentido e o valor do conteúdo para a aprendizagem.
Observação: mínimo 36 linhas.
Referências Bibliográficas:
É interessante que o aluno pesquise no mínimo em 03 fontes: eletrônica; impressa (livros, jornais, revistas, etc) Logo, deve ser informado onde realizou a pesquisa. A digitação de uma referência deve obedecer às regras.
Observação: ao citar somente site, seu trabalho estará incompleto.
Modelo padrão de referência:
Livro: TEIXEIRA, Clever Marcos. Nova abordagem para identificação eficaz de plágio utilizando busca pela internet.2012, São Paulo.
Internet: http://infoglobo.pressreader.com/o-globo/20180503 - data do acesso 03/05/2014
Modelo padrão de citação:
Modelo para baixar- pdf
A importância da leitura
Ler para quê?
Os objetivos ou finalidades da leitura Não há dúvidas de que uma pessoa lê guiada por algum objetivo, ainda que ele seja, tão somente, para passar o tempo. É isso que ocorre ao ler uma revista displicentemente na sala de espera de algum consultório, cujo conteúdo costuma ser rapidamente esquecido. No entanto, mesmo em uma leitura desse tipo – de entretenimento – o leitor proficiente é capaz, se identificar algo que lhe interesse, de passar a empregar estratégias que lhe garantam compreensão ativa do que lerá e maior retenção das informações. Estabelecer um objetivo é o primeiro passo para que a leitura seja bem-sucedida e traga os resultados esperados; por essa razão, nas atividades propostas aos alu- nos – de qualquer segmento educacional –, é fundamental que as finalidades da leitura sejam estabelecidas.
Matéria de apoio - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Caderno do Professor - Tutoria e Orientação de Estudos, ed.2014. Ensino fundamental - anos finais e ensino médio. Trecho adaptado. Pág.19
A obra, exibida no Anima Mundi 2013, foi inspirada no ator e diretor Buster Keaton, no furacão Katrina – que destruiu a cidade americana de Nova Orleans em 2005 – e no clássico O Mágico de Oz. Foi contemplado com Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2012. Willian Joyce e Brandon Oldenburg, são os diretores do filme e responsáveis por nos presentear com um misto de cores e sensibilidade que moldam a vida do leitor.