Aula 01: Noções Gerais / Controle Social Vs Mudança Social
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/controle-social.htm
“Vigiar e Punir aborda o problema da institucionalização do poder de forma muito nova, o que deixou marcas profundas nas pesquisas históricas e sociológicas que se seguiram a ele. O livro traz a compreensão de que o poder não é só uma força exercida verticalmente, de cima para baixo, mas atravessa e constitui cada espaço das relações no interior das sociedades”.
Trocando em miúdos: para Foucault, a punição dos criminosos se transforma, em grande parte, porque o jeito de exercer o poder também mudou. Nos séculos em que a execução pública e precedida por suplícios era a regra, pode-se dizer que o destino dado aos criminosos era a manifestação física da vingança do rei sobre seus súditos.
SESSÃO SITES DE BUSCA ACADÊMICA:
Portal para acessar os conteúdos das aulas (https://sites.google.com/view/camilahumanas/)
Google acadêmico – (scholar.google.com.br)
Educarede – (www.educarede.org.br)
Universia Brasil – (www.universia.com.br)
Sites para deficientes visuais - (http://intervox.br/~maq/hpcegos.htm)
Memorial do Imigrante - (http://www.memorialdoimigrante.org.br)
Centro de Tradições Nordestinas (CTN) - (http://www.ctn.org.br)
SESSÃO LEITURA COMPLEMENTAR:
SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da Sociologia: indivíduo e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006. P.45-47 – leitura do capítulo: O significado sociológico da semelhança e da diferença entre indivíduos.
DAMATTA, Roberto. A antropologia no quadro das ciências. In: Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1981. Apesar de o autor querer estabelecer o escopo da Antropologia neste texto, ele
é indicado para a discussão a respeito de cultura versus sociedade.
SESSÃO DE CINEMA:
O povo brasileiro. Direção: Isa Grinspun Ferraz.Brasil, 2000. 280 min. Recriação da narrativa de Darcy Ribeiro. Discute a formação do povo brasileiro, destacando nossa origem mestiça e o singular sincretismo cultural dela resultante.Vale ressaltar que a referida indicação consta na segunda caixa de filmes que integram o projeto O cinema vai à Escola, destinado à rede estadual de Ensino Médio do Estado de São Paulo. O projeto conta também com uma publicação de apoio intitulada Caderno de cinema do professor: luz, câmera... educação, no qual são dadas sugestões para o trabalho com filmes.