Semana Acadêmica de Biomedicina
A Semana Acadêmica de Biomedicina da UFPR - Simbiose - é um evento organizado anualmente pelo CABiom, e tem como objetivo propiciar reflexões e discussões acerca de temas importantes da área da saúde, contribuir com a formação e aprimoramento dos futuros biomédicos e, familiarizar os participantes com diferentes linhas de pesquisa e áreas de atuação do biomédico. Oferecido desde 2011, o evento conta com palestras, mesas redondas, mini cursos e visitas técnicas.
De 30/01 a 03/02 de 2023 ocorreu a 12ª edição da Simbiose. Desta vez, o evento voltou a ser totalmente presencial, após o período de pandemia. Com o tema Ciência e Inovação, vários minicursos, visitas técnicas e palestras foram ofertados, buscando enriquecer o repertório dos graduandos em Biomedicina com as atualidades científicas de cada área.
De 14 a 18 de março de 2022, esta edição da Simbiose aconteceu no formato híbrido, contando com um ciclo de palestras online na parte da noite e diversos minicursos e visitas técnicas na parte da manhã e tarde. O tema abordado foi Biomedicina e Tecnologia. Todo dia surgem diagnósticos e terapias cada vez mais avançados, e as tecnologias que surgem diariamente se mostram um recurso estratégico a ser explorado.
Por conta da pandemia e das recomendações de isolamento social, a X Simbiose foi realizada de forma remota. O evento contou com 21 palestras, distribuídas ao longo dos meses de julho e agosto, ministradas por biomédicos e profissionais da saúde de todo o Brasil.
A Semana Acadêmica de Biomedicina de 2019 contemplou diversas áreas do conhecimento nas atividades propostas. Minicursos de defesa pessoal, coleta de sangue, primeiros socorros e cultura celular, além de palestras e visitas técnicas, fizeram parte do evento.
No ano de 2018, o evento contou com mais de 10 palestras, uma mesa-redonda, uma visita técnica e 3 minicursos, que compreenderam temas desde o uso terapêutico do Cannabidiol até pele 3D.
Neurociência, bioética, vida acadêmica e saúde holística foram alguns dos assuntos tratados nas palestras e mesas-redondas da VII Simbiose. Além disso, o evento promoveu minicursos de patologia clínica e preparação de lâminas e visitas técnicas ao laboratório municipal e ao IML.
O evento direcionado à alunos do curso de Biomedicina trouxe mais de 15 atividades as quais abrangeram diversas áreas do conhecimento: criminologia, planejamento profissional, acupuntura, engenharia biomédica, etc.
A quinta edição da Simbiose contou com palestras, mini-cursos, mesas redondas e visitas técnicas de diversos temas, comandadas por mestres e doutores das mais variadas especialidades dentro das especializações do profissional biomédico.