Ministrante: Profa. Dra. Paula Lunardi
Descrição: Tudo o que sabemos sobre o sistema nervoso central de mamíferos, especialmente na área da neurobiologia da memória, envolve aspectos moleculares, celulares e comportamentais. Então, depois de "treinar" um animal experimental, seja um rato ou camundongo, a única maneira de ter certeza que a "memória" foi formada é evocar essa informação em uma sessão de "teste": tal memória será expressa pelo comportamento do animal, normalmente diferente daquele que observamos durante o treino. Neste mini curso iremos: 1. entender os tipos de memórias de longa duração; 2. conhecer os diferentes paradigmas comportamentais capazes de acessar memórias específicas e; 3. elaborar desenhos experimentais que utilizam paradigmas comportamentais para estudo das fases da memória".
Ministrante: Beatriz Maria da Silva Pereira
Descrição: As proteínas são macromoléculas responsáveis por, efetivamente, promover inúmeras ações em nosso organismo. A área que estuda estrutura de proteínas é a Biologia Estrutural, mais especificamente a Proteômica Estrutural, uma área com grande interdisciplinaridade das áreas de bioquímica, física (biofísica e cristalografia), biologia molecular e bioinformática
No minicurso serão ministrados conteúdos teóricos sobre composição de cada aminoácido e seu impacto na estrutura de proteínas e sua interação com outras proteínas ou ligantes; compreensão de estrutura tridimensional bem como arquivos pdb e cif; uso do Protein Data Bank e softwares como Pymol e Chimera para estudo de estruturas; noção do processo para descoberta de novas estruturas, desde experimentos de purificação até a análise de dados de cristais de proteína; atividade prática de análise de estrutura de proteínas
Obs: Recomendável ter cursado a disciplina de bioquímica
Ministrante: Profa. Dra. Camila Marconi
Descrição: Serão discutidas as etapas de análise de material biológico com a finalidade de isolamento, identificação e determinação do perfil de suscetibilidade a antimicrobianos de patógenos de natureza bacteriana. Abordaremos estratégias de exame direto de materiais clínicos, técnicas de semeadura e tipos de meios de cultura, tipos de identificação fenotípica e antibiograma.
Ministrante: Isadora Saruhashi
Descrição: Serão abordados os tópicos de infertilidade masculina e feminina. Apresentadas técnicas de RHA como inseminação intrauterina, FIV, ICSI, congelamento de óvulos e embriões e biópsia embrionária. Será apresentada e discutida a profissão embriologista. A prática será composta das principais análises de espermatozoides.
Ministrante: Bruna da Silva Oliveira, discente do curso de Biomedicina da UFPR e estagiária no LEAC (Laboratório Escola de Análises Clínicas).
Descrição: O workshop tem objetivo de ensinar técnicas de coleta sanguínea, trazendo uma parte teórica sobre os equipamentos usados no procedimento e biossegurança e também uma parte prática onde os alunos farão a coleta sanguínea.
Ministrante: Profa. Dra. Edneia A. S. R. Cavalieri; Doutoranda Gabriela Casani; Thiago Jacomasso (pesquisador IBMP)
Descrição: A terceira geração de PCR, a PCR digital ou dPCR, é o que há de mais atual no avanço das análises moleculares por PCR. Trata-se de uma técnica muito mais simples e prática para abordar as questões de pesquisa cotidiana. A PCR digital é uma abordagem altamente precisa para a detecção e quantificação de ácidos nucleicos sensíveis e reprodutíveis. As medições são realizadas dividindo a amostra em partições, de modo que haja zero, uma ou mais moléculas alvo presentes em qualquer reação individual e sem a necessidade de uma curva padrão. Graças à alta sensibilidade, precisão superior e quantificação absoluta, a PCR digital pode detectar alvos de baixa abundância, em misturas complexas, variantes alélicas e monitorar pequenas diferenças nos níveis dos alvos em uma ampla gama de amostras e aplicações na prática experimental e clínica.
Ministrante: Taison Geovane Da Silva Batista (socorrista); Larissa Valandro
Descrição: Workshop visa multiplicar conhecimentos em atendimento Pré-Hospitalar, além dos primeiros socorros básicos, onde capacita a identificação de urgência e emergência. Sabendo assim agir corretamente até a chegada de equipe especializada e até mesmo solicitar equipe correta para cada incidente. Os profissionais serão submetidos a simulações onde terão a oportunidade de aprender a atuar sem a necessidade de outros equipamentos, facilitando assim o serviço de atendimento especializado e potencializando a probabilidade de sobrevida e recuperação do paciente/vítima.
Ministrante: Doutoranda Camila Confortin
Descrição: O minicurso ensinará as técnicas da biologia celular usadas para cultivar linhagens celulares em ambientes controlados visando a realização de testes e experimentos. No minicurso, a partir de linhagens de células tumorais, serão abordados temas relacionados à conservação das linhagens, multiplicação celular, manuseio, regras de biossegurança e entre outros. O curso contará com horas teóricas e práticas e será ministrado pela doutoranda Camila Confortin, discente do programa de pós-graduação em biologia celular e molecular da UFPR e integrante no grupo de toxicologia celular.
Ministrante: Prof. Dr. Eduardo Antônio Andrade dos Santos
Descrição: O curso contemplará os conceitos de radiologia aplicada à saúde, considerando os princípios físicos dos diferentes métodos de diagnóstico por imagem e os aspectos principais de apresentação das doenças.
Ministrante: Profa. Dra. Jaqueline Carvalho de Oliveira
Descrição: Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. No presente mini-curso vamos discutir os principais aspectos genéticos na formação e evolução do câncer, e visualizar algumas ferramentas usadas para o estudo de genes e sua função em células tumorais.
Ministrante: Sofía Tomaselli Arioni (mestranda em Fisiologia UFPR) e Gabriel Pereira (doutorando em nefrologia Unifesp)
Descrição: Parte introdutória: Como a eletroforese funciona para separar proteínas e quais são os componentes; como é feito o preparo do experimento.
Parte prática 1: Utilizaremos a eletroforese para separar as proteínas urinárias e quantificar a presença de albumina na urina (principal biomarcador renal). Cada dupla de alunos vai receber amostras de urina e realizá todo o preparo e aplicação no gel.
Parte prática 2: Os alunos irão ao fotodocumentador fazer a quantificação da albumina em géis já prontos. Serão abordados os motivos para que uma corrida dê errado e mostraremos exemplos de géis bons e ruins.
Ministrante: Dr. Ryu Massaki; Mestrandos Gustavo Bruschi e Lucas H. Junges.
Descrição: O curso fará uma introdução à Biologia Sintética, explicando os conceitos chave da área e ensinando a construir circuitos genéticos simples
Os principais tópicos abordados são:
Biobrick assembly
Construção de circuitos genéticos;
Ferramenta de análise molecular Benchling;
Enzimas de restrição;
Aplicações da Biologia sintética.