Portugal

Realidade Aumentada na Educação

A Filomena Miguel é uma séria entusiasta da Realidade Virtual aplicada à educação. 

Vale a pena seguir o seu blog em https://wakelet.com/@FilomenaMiguel

Em janeiro 2024 os "melhores" óculos pelo melhor preço provavelmente são os Meta Quest 2.
No OLX conseguimos por 200 Euros.

Programa DigitALL - Constrói o teu futuro

Vem explorar as novas tecnologias, de forma inovadora e criativa, para desenvolveres competências importantes para o teu futuro. 

O Programa DigitALL foi pensado para ser um aliado dos professores e alunos ao nível da oferta complementar de escola, permitindo desenvolver a literacia e competências digitais dos alunos dos 1º e 2º ciclos, através da disponibilização de recursos pedagógicos inovadores e dinâmicos.

A implementação do programa no contexto escolar segue um modelo de aprendizagem presencial, à distância e híbrido.

Candidaturas abertas de 1 de Abril a 31 de Maio de 2024

Mais informação em: www.digitall.vodafone.pt/candidaturas

Seguranet

O que os pais precisam de saber sobre as aplicações que usam IA Gen.

[Ligação direta]

Brochura_AI.pdf

[2022/2023] Provas de aferição em suporte electrónico

Calendário: iave.pt/provas-e-exames/calendario

O Ministério da Educação confirmou que as provas de aferição do 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade obrigatória vão ser realizadas por todos os alunos em suporte electrónico. Esta meta já tinha sido apontada pelo Instituto de AValiação Educativa (IAVE, responsável pela avaliação externa) e foi confirmada pelo ministério numa comunicação que enviou àquele organismo, onde se pode ler:

As provas de aferição escritas, dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade, acima referidas, designadamente, Português e Estudo do Meio (25), Matemática e Estudo do Meio (26), Português (55), Português Língua Segunda (52), História e Geografia de Portugal (57), Matemática e Ciências Naturais (58), Matemática (86), Ciências Naturais e Físico-Química (88), Tecnologias da Informação e Comunicação (89), Português (85), Português Língua Segunda (82) e Inglês (81) serão realizadas em suporte eletrónico generalizadamente em todas as escolas. 

Entre como visitante e realize uma das 6 provas de 2022 disponiveis em provas2022.iave.pt/taoDelivery/DeliveryServer/index 

Sobre a DAVE (Desmaterialização da Avaliação Externa): [Ler mais]

Dependêndia da Internet: [Faz o teste (PDF)] [Questionário (Forms)] (Teste de escolha múltipla)

Resultados: Depois de ter respondido às 20 questões, some os números que seleccionou para cada resposta para obter uma pontuação final. Quanto  mais alta a pontuação for, maior é o nível de dependência e os problemas que o uso da Internet provoca. Segue a escala geral para ajudar a medir a sua  pontuação:  

20-49 pontos: Você é um utilizador on-line médio. Por vezes poderá até navegar na Web um pouco demais, no entanto, tem controlo sobre a sua  utilização.  

50-79 pontos: Você está a ter problemas ocasionais ou frequentes devido  ao uso da Internet. Deve considerar o verdadeiro impacto de estar on-line na  sua vida.  

80-100 pontos: A utilização da Internet está a causar problemas significativos  na sua vida. Deve avaliar o impacto da Internet e lidar com os problemas  causados directamente pela sua utilização da mesma.  

Depois de ter identificado a categoria onde a sua pontuação total se insere, olhe novamente para as questões a que deu uma pontuação de 4 ou 5. Tinha  consciência que isto era um problema significativo para si? Por exemplo, se  respondeu 4 (quase sempre) a Pergunta nº 2 relativa à sua negligência das  tarefas domésticas, estava consciente da frequência com que a sua roupa suja  se amontoa ou o quão vazio fica o frigorífico?  

Digamos que respondeu 5 (sempre) à Pergunta nº 4 sobre perda de sono  devido a utilização da Internet durante horas tardias. Já parou para pensar o  quão difícil se tornou levantar-se da cama todas as manhãs? Sente-se exausto  no trabalho? Este padrão começou a afectar o seu corpo e a sua saúde em geral? 

A "Pulverização de plataformas digitais"

A digitalização das Escolas públicas portuguesas está a seracompanhada de uma pulverização de plataformas digitais que ajudam a terminar com a dita burocracia do papel, mas que acaba por introduzir um novo tipo de burocracia, agora, digital...

Conseguimos listar 40+ plataformas digitais que a escola tem necessidade de aceder no seu dia-a-dia:

Lista dos sistemas de informação que a Escola (secretaria, direção, coordenadores, etc,) necessita aceder no seu dia-a-dia

Tema de reflexão:  Será que podemos fazer alguma coisa para "travar" o crescimento desta lista (cada vez maior) de aplicações?