PICS

Práticas Integrativas E COMPLEMENTARES em saúde

Lista orientativa das PICS por US de POA

 

PICS na US Jardim Itu.mp4
osteopatia_1.mp4

📍Município pioneiro em oferecer osteopatia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Capital atende os mais variados casos de restrição de mobilidade e dor. É realizado em iniciativa conjunta com o Instituto Brasileiro de Osteopatia @ibo_osteopatia

➡️ O profissional osteopata atua na reabilitação de doenças que atingem os ossos, e tem como principal objetivo reestabelecer a normalidade do movimento da estrutura, retirando a sobrecarga e, consequentemente, a dor.

📍O serviço está disponível no Centro de Saúde Vila dos Comerciários, na avenida Moab Caldas, 400, bairro Santa Tereza, no setor de reabilitação. Para ter acesso, moradores da capital atendidos no SUS devem procurar a unidade de saúde de referência e solicitar encaminhamento.

🎥: Cristine Rochol/PMPA
💻: Henrique Moreira/SMS 

Osteopatia Crianças.mp4

A osteopatia é um método diagnóstico e terapêutico que atua no indivíduo de forma integral a partir da manipulação das articulações e tecidos. É uma das 29 terapias do SUS dentro do rol da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do MS.


A osteopatia pediátrica é uma área da osteopatia em que o fisioterapeuta estuda a fundo sobre a saúde das crianças, incluindo as principais disfunções e sintomas dos bebês, como cólicas, refluxos, torcicolos, insônias, parto difícil, sono desregulado, problemas digestivos, choro contínuo, dificuldade em amamentar ou bronquite de repetição e outros, além de entender a melhor maneira de lidar, avaliar e tratar os pequenos, são todas as razões para levar seu bebê a um osteopata.


Crianças recém nascidas até seis anos de idade agora poderão receber atendimento osteopático na rede pública em saúde de Porto Alegre.  Para ter acesso, os moradores da Capital atendidos pelo SUS devem dirigir-se à unidade de saúde de referência e solicitar encaminhamento na consulta clínica.

Fitoterapia no SUS

folder sistema imunologico SMS final.pdf

Registrando as PICS na estratégia e-SUS AB