O Ocean Hub Portugal é composto por uma equipa multidisciplinar de jovens líderes do Oceano que pretendem criar uma nova cultura do Oceano, e rumo a um futuro sustentável, em Portugal.
A nossa missão é de inspirar os jovens mostrando os caminhos para a conservação do oceanos, capacitá-los ao facilitar o acesso à educação ambiental e conectar os jovens líderes à comunidade Sustainable Ocean Alliance (SOA).
O Ocean Wide Web (OWW) é um programa digital de literacia do Oceano, e atua através de cursos online (como o CARAVELA), webinars, conferências, workshops e conteúdo educacional online, através das redes socais do Ocean Hub Portugal.
O Ocean Policy é liderado por jovens que pretendem ter um papel político ativo pela sustentabilidade dos ecossistemas marinhos portugueses. A ação deste programa é feita através de campanhas, petições e debates.
Presidente e Co-fundadora
A Eugénia Barroca é licenciada em Biologia Marinha na Universidade do Algarve. Nos últimos 10 anos, a Eugénia teve um papel ativo em vários projetos de voluntariado ambiental, de organizações nacionais a internacionais. Com foco principal na comunicação científica, ela organizou eventos comunitários, como limpezas de praias, palestras informativas, visualização de documentários, debates e exposições de arte, a fim de envolver diferentes elementos de nossa sociedade na sustentabilidade do oceano. Alinhada com essa ação surgiu a vontade de ser parte de um grupo como o Ocean Hub Portugal, do qual agora é presidente. Profissionalmente, a Eugénia é consultora da Sustainable Ocean Alliance (SOA), sendo a Representante Lusófona, responsável por gerir a comunidade de jovens líderes do oceano nos países de Língua-Portuguesa. A Eugénia foi a delegada Portuguesa no primeiro Youth Advisory Council do World Oceans Day (2016-2018). Atualmente, também é Embaixadora da Escola Azul e terminou recentemente o mandato como Jovem Embaixadora do Atlântico de Portugal, sendo agora mentora da nova geração.
Vice-Presidente
Beatriz Vinha fez a licenciatura em biologia marinha na Universidade do Algarve e tem um Mestrado internacional em Biodiversidade e Conservação Marinha, um consórcio entre várias universidades como a Universidade Sorbonne (França) e a Universidade de Gent (Bélgica). A sua tese de mestrado ganhou o prémio “2018 EMBC+ Best Thesis Award”. Já trabalhou em projetos científicos relacionados com pesca artesanal, no entanto, a sua área de investigação principal está relacionada com o Oceano Profundo. Trabalhou em centros de investigação como o IFREMER (Toulon, França), IEO (Ilhas Canárias, Espanha) e CCMAR (Faro, Portugal). No último ano trabalhou como coordenadora científica de uma empresa de Whale Watching sustentável em Tenerife, onde desenvolveu um grande interesse por comunicação de ciência. Tem vindo, de forma individual, a organizar actividades relacionadas com conversação e literacia do Oceano, para diferentes públicos dentro da sua comunidade.
Atualmente, é estudante de doutoramento na Università del Salento (Itália) e o seu projeto tem como objetivo descrever as comunidades bentônicas do Oceano Profundo do Atlântico Sul. É Vice-Presidente do Ocean Hub Portugal e atua nas áreas de literacia e advocacia do Oceano. É embaixadora do “Global Ocean News” do “The Sirene Project”, um projeto para dar voz a mulheres na conservação do Oceano e recebeu formação pelo Mr. Al Gore como “Climate Reality Leader”.
Science and Conservation Manager
Mestre em Biologia Marinha e Conservação pelo ISPA e licenciada pela Universidade do Algarve em Biologia Marinha, Catarina Abril desde cedo alinhou o seu percurso com o seu sonho de agir pelo Oceano e em particular pelos grandes predadores marinhos. Recebeu em 2019 a Women in Shark Science scholarship que lhe permitiu realizar o seu estágio na África do Sul focado na conservação de tubarões. Nesse mesmo ano participou juntamente com o grupo Ocean’s Keepers no CEiiA Innovathon Ocean Edition da Nova SBE tendo sido um dos projetos premiados. Apaixonada pela comunicação científica, é atualmente membro do Sharks Educational Institute Portugal. Em 2020 produziu conteúdo para a página do projeto FindRayShark, onde desenvolveu a sua tese de mestrado em ocorrência de elasmobrânquios nas Reserva Natural das Berlengas e identificação de possíveis zonas de overlapping com atividades humanas. Mergulhadora certificada pela SSI e pela Global Underwater Explorers. Extremamente interessada em advocacy, policy e gestão holística de recursos marinhos, Catarina é atualmente Science and Conservation Manager do Ocean Hub.
Science Communication Manager
Layane Andrade é Engenheira do Ambiente e Sanitária e ex-atleta profissional de natação e nado sincronizado. Durante o seu período de formação atuou nos "Engenheiros sem Fonteira" como voluntária no projeto de aquecedores solar de baixo custo, que tinha como foco a implementação desses em abrigos de crianças carentes no Rio de Janeiro. A sua dissertação foi desenvolvida a partir do estudo da floração algal da Lagoa de Araruama, a maior laguna hipersalina do mundo em estado permanente, devido a grande quantidade de episódios de mortandade de peixes locais por intoxicação. Após a graduação, fez 1 ano de intercâmbio em Tampa, na Flórida USA, onde pode compreender que sua paixão sempre foi a água de alguma forma. Atualmente, Layane faz Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água na Universidade do Porto, onde foi classificada para fazer parte do programa de estágio "Blue Young Talent +" do CIIMAR, onde desenvolve um projeto juntamente com a Faculdade de Fármacia da Universidade do Porto voltado também para a Ecotoxicologia.
Ocean Policy Manager
Mafalda Carvalho é bióloga, licenciada pelo Instituto Superior de Agronomia, Pós-Graduada em Animais e Sociedade, pelo Instituto de Ciências Sociais e mestranda em Ciências do Mar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ativista pelos direitos dos animais, é Ocean Policy Manager do Ocean Hub Portugal, mergulhadora avançada, certificada pela PADI, e apaixonada pela vida marinha, pela comunicação de ciência, e pela conservação e reabilitação de ecossistemas marinhos e terrestres, assim como pela Economia Circular Azul. Faz parte do grupo Generation Earth da WWF Portugal que promove a consciencialização e a literacia da população portuguesa em prol de um consumo mais sustentável e, foi também, formada pelo Mr. Al Gore como “Climate Reality Leader”, pelo que faz parte da equipa de Climate Reality Leaders em Portugal.