Ministro do Mar - Governo de Portugal
Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar do XXII Governo Constitucional, foi deputado ao Parlamento Europeu entre 2014 e 2019. Foi membro titular das Comissões das Pescas e da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, coordenador do Grupo S&D da Comissão das Pescas e vice-presidente dos intergrupos "Mares, ilhas, rios e zonas costeiras" e "Alterações climáticas, biodiversidade e desenvolvimento sustentável". RSS é doutorado pela Universidade de Liverpool. É professor na Universidade dos Açores onde foi Pró-Reitor para os Assuntos Marítimos, Diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas e Presidente do IMAR-Instituto de Investigação Marinha. Durante a sua carreira académica, RSS coordenou e presidiu a várias organizações científicas da UE, Portugal e Açores. Desempenha funções em vários órgãos e comissões consultivas científicas, entre as quais o Instituto Oceanográfico de Paris. Ricardo Serrão Santos é autor/co-autor de mais de 300 artigos e livros científicos. É ainda vice-presidente do Conselho Científico do Instituto Oceanográfico de Paris, membro da "Academia das Ciências de Lisboa" e Membro Emérito da "Academia da Marinha". Recebeu várias menções honrosas e prémios, entre os quais um "Gift to the Earth" pela WWF em 2002, o Prémio "Sementes de Ciência" em "Ciências da Terra, Marinhas e Atmosféricas" instituído pela "Ciência Hoje", 2009 a "Insígnia Autonómica de Reconhecimento" atribuída pelo Parlamento Legislativo do Governo dos Açores e dos Açores em 2012", condecorado "Chevalier de l'Ordre de Saint Charles" pelo SAS Príncipe Alberto II do Mónaco em 2013, distinguido com o Prémio "Excellence Mare" pela PwC Portugal em 2017.
Investigadora Auxiliar - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Universidade de Aveiro
Ana Hilário é licenciada em Ciências do Meio Aquático pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (2001). Em 2005 doutorou-se em Oceanografia no National Oceanography Centre, Southampton University no Reino Unido e desde então é investigadora no Centro de Estudos Ambientais e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro. Tem como principais interesses de investigação a ecologia e a biogeografia de ecossistemas de profundidade, em particular de ecossistemas quimiossintéticos. Nos últimos 20 anos participou em 25 campanhas oceanográficas no âmbito de diversos projetos de investigação internacionais e nacionais dedicados ao estudo de sistemas de profundidade.
Professora Auxiliar - Universidade do Algarve
Ana Branco Barbosa licenciou-se em Biologia Marinha e Pescas em 1989 e obteve o doutoramento em Ciências do Mar (Oceanografia) em 2006, ambos pela Universidade do Algarve (UAlg), onde lecciona há 29 anos. Atualmente é Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UAlg) e membro do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA-UAlg). Os seus principais interesses de investigação incluem a regulação das comunidades planctónicas e os efeitos de alterações ambientais, naturais e antropogénicas, nos ecossistemas marinhos. Esteve envolvida em 21 projetos de investigação nacionais e internacionais, sendo investigadora principal ou coordenadora institucional em três projetos. Publicou 30 artigos científicos indexados, seis capítulos de livros e editou recentemente um livro sobre Ecologia do Zooplâncton
António é Engenheiro Físico e especialista em hardware. Iniciou a sua carreira como consultor industrial para eficiência energética em fábricas, nomeadamente têxteis. Começou a trabalhar no sistema Smartex desde o início, em 2015, sendo um dos cofundadores da empresa. Ele agora é o CTO da Smartex.
João Navalho é licenciado em Biologia Marinha e Mestre em Aquacultura, ambos pela Universidade do Algarve, em Portugal. Ele co-fundou a Necton S.A., onde é o atual presidente do Conselho de Administração e gere o departamento de P&D. Em 1998, tornou-se o líder da equipa de desenvolvimento e introdução no mercado de concentrados de microalgas da Necton para aplicações aquícolas, bem como desenvolveu a estratégia para a introdução no mercado da gama de sal marinho e produtos “Flor de Sal” da Necton. João participou em vários projetos de pesquisa nacionais e europeus, com mais de 20 anos de experiência em biotecnologia de microalgas, desde a seleção e isolamento de cepas até o cultivo industrial intensivo em sistemas fechados e abertos, processamento downstream e desenvolvimento de produtos. Cofundador da A4F em 2008, na época uma spin off da Necton, foi CTO desta empresa até 2014. Desde 2015 é consultor da Algafarm, maior unidade industrial europeia de produção de microalgas, detida pelo grupo Secil. Atualmente João é o Innovation Manager da Projeto Magnificent (BBI-2016-R09), vice-presidente do Green CoLab e presidente da PROALGA, a Associação Portuguesa de Produtores de Algas. Segue a Necton e a Phytobloom no LinkedIn.
Gonçalo Carvalho é licenciado Biologia Marinha e Pescas pela University of Algarve e Mestre em Sociologia Urbana, do Território e do Ambiente pelo ISCTE/IUL. Passou a primeira parte do seu percurso profissional como investigador e observador de pescas em várias pescarias portuguesas. Em 2006 colaborou na criação da Sciaena e, desde aí, tem trabalhado com várias Organizações Não Governamentais (ONG), nomeadamente em políticas de pesca e conservação marinha. É atualmente o Coordenador Executivo da Sciaena e consultor para várias ONG internacionais.
Segue o Gonçalo no Twitter
Apaixonada pelo Oceano e pela Natureza, licenciou-se em Biologia Marinha e concluiu o mestrado em Ecologia Marinha. Em 2019 juntou-se à equipa da ANP|WWF onde integra projetos de cogestão em pescas e de ciência cidadã (projeto Cavalos-Marinhos Desconhecidos) no Programa Oceanos. É também responsável pela criação e coordenação do Programa de Educação Ambiental desta associação, onde desenvolve sessões presenciais e virtuais para diversos públicos-alvo, desde crianças a adultos, envolvendo escolas, comunidades, empresas, entre outras partes interessadas. Coordena um programa de capacitação para jovens líderes ambientais, Generation Earth Portugal, programa este que fornece diversas ferramentas - conhecimento em temáticas ambientais, gestão de projetos, comunicação, envolvimento político e cidadania ativa - através de workshops, mentorias e desenvolvimento do sentido de comunidade entre os jovens.
Cassia atua há anos na área de cooperação internacional e meio ambiente, com foco em mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Ela é fundadora e CEO do Youth Climate Leaders e foi Coordenadora Executiva Adjunta no Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Cassia é Mestre em Administração Pública e Desenvolvimento pela Universidade de Columbia (Nova York) e Bacharel em Relações Internacionais pela UNESP. Depois de formada, trabalhou no Departamento de Relações com o Mercado do Bradesco, na Missão Permanente do Brasil Junto à ONU, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na Rede De Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) e na CIVICUS.
Segue Youth Climate Leaders no IG, FB e Linkedin e subscreve aqui à mailing list
Presidente da Direção do Laboratório Colaborativo + Atlantic. Gestor de Desenvolvimento de Negócio no CEIIA. Foi Vogal do Conselho Diretivo do IPMA, I.P. Doutorado em Ciências Marinhas pela Universidade do Algarve. Foi consultor geofísico na Partex E&P. Trabalhou na Estrutura de missão para a Extensão da Plataforma Continental onde liderou o Gabinete de Investigação e Desenvolvimento. É professor auxiliar da Universidade do Algarve. Participou em 24 campanhas científicas no mar profundo; foi responsável pelos projectos de aquisição do ROV LUSO e do Navio Mar Portugal.. Foi delegado no conselho do ICES e membro do Managment Board do Joint Programming Initiative – Oceans. É delegado nacional ao Comité de Programação do Societal Challenge 2 do programa H2020. Membro do Advisory board do Wavec, do Conselho Regional de Inovação de Lisboa e do Grupo de Acompanhamento da Extensão da Plataforma Continental.
Liderou a criação e desenvolvimento de mais de 10 empresas, tendo começado o seu percurso como empreendedor com o lançamento da Methodus Sistemas em 1987.
Foi o responsável pela organização e realização de 2012 a 2015 do programa Energia Portugal. É professor de empreendedorismo na Católica Lisbon School of Business and Economics e membro do Conselho Nacional para o Empreendedorismo e Inovação (CNEI). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa e MBA pela Carlson School of Management da Universidade de Minnesota, Estados Unidos. Complementou os seus estudos com cursos relacionados com empreendedorismo na Harvard Business School, London Business School e Babson College.
Segue a Fábrica de Startups no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter
Branding e Comunicação de Marcas
Técnico de Comunicação, Marketing, Publicidade e Relações Públicas; Licenciado em Comunicação Design e Multimédia; A exercer na área desde 2011, conta com mais de 200 projetos de Design Gráfico em Portefólio 12 Prémios Internacionais de Branding.
Vice-Presidente da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC) é também formador, public-speaker, consultor, broadcaster e criador de conteúdos na plataforma twitch como parceiro verificado.
O meu nome é Inês, engenheira biomédica, graduada no Instituto Superior Técnico, que tem explorado o poder da comunicação na partilha de ideias e perspectivas. Ao longo dos últimos 5 anos, tenho liderado equipas multidisciplinares na criação de eventos TEDx imersivos na cidade de Lisboa. O modo como uma ideia, uma inovação ou uma perspectiva é partilhada, tem impacto na forma como a mensagem é transmitida. Durante a minha aventura enquanto host do podcast Em Pessoa, tenho conhecido o impacto que as perguntas certas conseguem ter no desenvolvimento e comunicação de um ponto de vista. Estou ansiosa por conhecer o impacto que querem deixar no nosso oceano!
Segue o TedXULisboa no Instagram
Nuno Vasco Rodrigues é Biólogo Marinho e fotógrafo de conservação. É investigador do MARE IPLeiria, dedicando-se sobretudo ao estudo da ecologia de peixes, tendo publicado diversos artigos científicos e 3 livros sobre fauna marinha. Através da fotografia, procura dar a conhecer a beleza mas também as ameaças ao mundo marinho, visando a sua conservação. Algumas das suas imagens já foram publicadas em exposições, livros e revistas e várias obtiveram prémios internacionais.
Oceanógrafa, curiosa e estudiosa da sustentabilidade no oceano. É co-fundadora da bloom (@bloom.ocean) e contribui com iniciativas de comunicação e criatividade para a as ciências do mar, como a Liga das Mulheres pelo Oceano (@ligadasmulherespelooceano), o Querido Atlântico (@queridoatlantico), a MarIn (@faroldamarin), o Grupo de Trabalho de Empreendedorismo em Ciências do Mar (@gtecienciasdomar) e o podcast colaborativo Submerso (@submerso.pod).
Segue a Bloom no Instagram e explora outras páginas da Mariana aqui.
Sofia Cordeiro é a Coordenadora do Programa Oceano da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) desde 2016, tendo como principal objetivo maximizar a discussão entre os atores da comunidade científica com interesses na área transdisciplinar do Mar e promover a participação de Portugal e/ou da FCT em organizações europeias e internacionais relacionadas com os assuntos do oceano (JPI Oceans, EMB, ECORD/IODP, OECD Ocean Economy and Innovation Working Group). Sofia Cordeiro está atualmente bastante envolvida em atividades de diplomacia científica na área da investigação e inovação ao nível do Oceano Atlântico, sendo coordenadora do projeto H2020 AANChOR CSA de apoio à implementação da Declaração de Belém. Anteriormente, Sofia foi Gestora de Ciência no EurOcean (2010-2016) e IOI Alumni do curso “8th Training Programme on Regional Ocean Governance for the Mediterranean, Black, Baltic and Caspian Seas” (2012).
Raquel é bióloga marinha e atualmente trabalha na BlueBio Alliance onde gere todas as tarefas diárias de comunicação da organização. Tem ajudado a desenvolver programas de aceleração e ideação, bem como formações online sobre Economia Azul.
Segue a Raquel no Linkedin
Segue a BlueBio Alliance no Linkedin
ANP|WWF - Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF
Diretora de Conservação e Políticas
Catarina Grilo é bióloga marinha, e atualmente Diretora de Conservação e Políticas na ANP, uma ONG de ambiente portuguesa que trabalha em associação com a WWF (ANP|WWF) num leque alargado de temas de conservação (vida selvagem, oceanos, água, florestas, alimentação, clima e energia). Ao longo da sua carreira, tem trabalhado numa variedade de organizações (setor público, setor privado, sem fins lucrativos, academia, filantropia) em diferentes continentes. O seu trabalho tem-se focado em assuntos ambientais na fronteira entre ciência e políticas públicas, e especificamente nas dimensões humanas de conservação marinha e pescas. Recebeu uma menção honrosa do Prémio Terre de Femmes em 2015 pelo seu papel na criação em Portugal da primeira pescaria apoiada pela comunidade (community-supported fishery), um circuito curto de comercialização de pescado estabelecido em parceria entre pescadores e uma ONG de ambiente.
Segue a ANP | WWF no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. Segue a Catarina Grilo no Twitter e LinkedIn.
Ana Noronha é a Diretora Executiva da Ciência Viva, a agência portuguesa para a cultura científica. Na Ciência Viva, coordena iniciativas de educação e sensibilização do público para a ciência a nível nacional e internacional, nomeadamente em ciências espaciais e literacia do Oceano. Atualmente, Ana Noronha cumpre um mandato de dois anos como coordenadora do pilar “Blue Skills & Ocean Literacy” da Estratégia do Atlântico e como membro do Ocean Decade Communications Advisory Group. Para Ana, uma física com doutoramento em Dinâmica Não Linear, o espaço e o oceano são os temas preferidos para motivar as futuras gerações para a ciência e para uma relação mais sustentável da humanidade com o planeta azul.
Segue a Ana no Twitter
Trabalhou +20 anos na área da conservação dos cetáceos com ONGs, a Universidade dos Açores e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas. Doutorada pela Universidade de St. Andrews desenvolveu a sua investigação sobre a dinâmica populacional dos roazes do estuário do Sado, a qual acompanhou durante mais de 20 anos. Realizou um pós-doutoramento sobre comunicação de ciência promovendo o papel das histórias na literacia do oceano. É autora de livros para crianças e de projetos pedagógicos.
Distinções: 2019 - Medalha de Mérito Científico, atribuída pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Medalha da Cidade de Setúbal; galardão “Iconic Women Creating a Better World for All - Associations that Work” atribuído pelo Women Economic Forum. 2018 - National Geographic explorer. 2017 vencedora do Prémio Terre de Femmes Portugal da Fundação Yves Rocher. 2015 fellow da Fundação Ariane de Rothschild.
Fundadora R-COAT e criadora de conteúdo @hero_to_0
Anna Masiello tem 27 anos, é italiana e fez um mestrado em Lisboa em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade no ISCTE-IUL. É empreendedora e ativista ambiental, com foco no tema do consumo consciente, justiça climática e redução do desperdício. É criadora de conteúdo na conta @hero_to_0 e fundadora a start-up R-Coat com a qual transforma guarda-chuvas partidos colectados pela comunidade em casacos e acessórios únicos, evitando emissões de gases de efeito estufa e contribuindo para uma indústria da moda mais sustentável.
A Horta da Ria nasceu da vontade, conhecimento e paixão dos seus fundadores pela biodiversidade da laguna de Aveiro. Desde 2017 a produzir salicórnia, uma espécie halófita que cresce de forma natural nas antigas marinhas de sal e é autóctone da Ria de Aveiro.
Segue a Horta da Ria no Facebook
Presidente do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO); Professor Associado, Geologia e Geofísica Marinha
Biografia em breve
Mestre em Psicologia. Coach Psicológica e Formadora. Reiki e Numerologia. Fundadora de Heal and Grow.
Elisabete Sousa fundou a Heal and Grow, conceito de cura e crescimento da humanidade. É apaixonada pelas pessoas e pelas terapias como forma de cura e evolução humanitária. Mestre em Psicologia e com mais de dez cursos em desenvolvimento pessoal, com o objetivo de conhecer para partilhar e com a missão de ajudar a sociedade. Acredita que o amor é a base de tudo e que podemos fazer diferença em conjunto e em sinergia.
Segue a Heal and Grow no Instagram
Patricia Furtado de Mendonça atua na interface Artes-Educação-Sustentabilidade há mais de 20 anos. Em 2017, funda a ACQUA MATER e coloca a ÁGUA e o OCEANO ao centro de todas as suas atividades. É palestrante e moderadora de eventos internacionais, coordenadora de projetos e facilitadora de vivências de reconexão com a Água e o Oceano. Desde 2019, promove projetos ligados ao Programa de Cultura Oceânica da UNESCO. É também: Strategic Communication Advisor do YOUNGO Ocean's Voice (UNFCCC); Coordenadora Brasil da Rede de Educadores Latino-Americanos para o Oceano; Mentora e Palestrante da Waterlution e da SOA; “Profissional de ImPacto” da Rede Brasil do Pacto Global da ONU (A Acqua Mater também é signatária do UN Global Compact).
FUNDAÇÃO OCEANO AZUL
Atelta Profissional de Bodyboard
Joana nasceu e vive em Sagres, conta com 20 anos de carreira desportiva no bodyboard, 7 titulos nacionais, 4 europeus e 1 mundial. Amante da natureza e do mar, dedica-se também a projectos ligados a conservação do oceano, nomeadamente o schenker school tour em parceria com a Fundação Oceano Azul, que leva a mensagem do Oceano ás escolas portuguesas.
OCEANO JURÍDICO
Especialista em Direito Marítimo
Fernanda Fernandes é cofundadora e curadora do Oceano Jurídico. É graduada em Direito pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA) (2017), especialista em Logística Portuária e Direito Marítimo pelo Instituto Navigare (2019) e é Mestranda em Direito na Universidade de Brasília (UNB).
Segue o Oceano Jurídico no Instagram
Em 2015, Eunice Maia fundou a Maria Granel, a primeira zero waste store e mercearia biológica a granel em Portugal. Autora do livro “Desafio Zero – Guia prático de redução de desperdício dentro e fora de casa”, vencedora do prémio nacional Terre de Femmes, da Fundação Yves Rocher, para a preservação da biodiversidade. É uma ecologista imperfeita e ativista pela sustentabilidade (consumo consciente, redução de desperdício, low waste e zero waste). Escreveu o prefácio da edição portuguesa do livro “Zero Waste Home”, de Bea Johnson, uma das suas maiores inspirações.Criou o Programa Z(h)ero, projeto educativo ambiental premiado de redução de desperdício em ambiente escolar e empresarial.
Segue a Maria Granel no Facebook, Instagram e Pinterest e Visita a loja online
Frances Sansão é Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas desde 2016 deixou sua paixão por Carnaval e pelo planeta falaram mais alto, criando um glitter biodegradável à base de algas que virou negócio , A Pura Bioglitter.
Segue a Frances no Instagram
Segue a Pura Bioglitter no Instagram
Apaixonada pelo Oceano e pela Natureza, licenciou-se em Biologia Marinha e concluiu o mestrado em Ecologia Marinha. Em 2019 juntou-se à equipa da ANP|WWF onde integra projetos de cogestão em pescas e de ciência cidadã (projeto Cavalos-Marinhos Desconhecidos) no Programa Oceanos. É também responsável pela criação e coordenação do Programa de Educação Ambiental desta associação, onde desenvolve sessões presenciais e virtuais para diversos públicos alvo, desde crianças a adultos, envolvendo escolas, comunidades, empresas, entre outras partes interessadas. Coordena um programa de capacitação para jovens líderes ambientais, Generation Earth Portugal, programa este que fornece diversas ferramentas - conhecimento em temáticas ambientais, gestão de projetos, comunicação, envolvimento político e cidadania ativa - através de workshops, mentorias e desenvolvimento do sentido de comunidade entre os jovens.
Ana estudou Biologia Marinha e Pescas na Universidade do Algarve e, trabalhou alguns anos em projectos de investigação, sempre ligada aos oceanos: primeiro, na área das Pescas, na Universidade do Algarve; mais tarde, como Técnica de Laboratório no Laboratório Marítimo da Guia (MARE/FCUL), em Cascais. Desde 2012 tem-se dedicado sobretudo a projetos de educação ambiental, onde combina a ciência com a arte, com o objetivo de dar a conhecer a vida dos mares e sensibilizar as pessoas para a conservação dos oceanos, nomeadamente para o problema dos resíduos de plástico. Foi neste contexto que em 2015 criou o projeto Plasticus maritimus, que é também uma página do facebook e no instagram, onde vai dando conta das suas descobertas. “Plasticus maritimus, uma espécie invasora” é o nome do livro que escreveu com Isabel Minhós Martins e ilustrado pelo Bernardo P. Carvalho, foi editado pela editora Planeta Tangerina em 2018. É recomendado no Plano Nacional de Leitura e está editado em 10 idiomas. A Ana recebeu o 3º lugar do prémio Terre de femmes 2020 da Fundação Yves Rocher (fev2020), o Prémio Quercus 2020, categoria individual (out2020). Nomeada para o prémio Activa, mulheres inspiradoras 2020 (dez2020).
Segue a Plasticus maritimus no Instagram e no Facebook.