Geografia de coimbra

A Baixa de Coimbra ou Centro Histórico de Coimbra é a denominação dada a uma zona central da cidade de Coimbra, em Portugal, constituída pelas freguesias de São Bartolomeu e Santa Cruz.

A designação foi desenvolvida com a separação entre a "Alta", onde vivia a nobreza, o clero e, mais tarde, os estudantes e a "Baixa", predominada pelo comércio, artesanato e bairros ribeirinhos. Hoje, ambos são locais privilegiados da cidade, onde se misturam serviços (banca, seguros, comércio), séculos de História, habitação, cultura, espaços verdes e lazer.

A Baixa não tem limites definidos, mas pode-se considerar como limites genéricos: a zona verde e rotunda da Casa do Sal a norte, o Parque Doutor Manuel Braga a sul, o Mercado Municipal D. Pedro V a este e o Rio Mondego a oeste.

É aqui que se encontra uma parte do centro cívico da cidade, as grandes ruas comerciais (como a Rua Ferreira Borges), o tradicional Mercado Municipal D.Pedro V, a estação ferroviária de Coimbra-A / Estação Nova e importantes monumentos como o Mosteiro de Santa Cruz.