O QUE É UM SIG DE MONITORAMENTO PARTICIPATIVO?




Os Sistemas de Informação Geográfica Participativos (SIGPs) Possibilitam a interação das pessoas na consecução de mapas oriundos do mapeamento participativo de qualquer localidade. Dificilmente, todas as pessoas lidam com o SIG responsável, como o QGIS, em elaborar os mapas. Normalmente apenas um representante participa na fabricação dos mapas ou na maioria das vezes é um pesquisador que os constrói.

O mapeamento das informações contudo é feito de forma coletiva por meio de metodologias como mapas falantes, imagens de sensoriamento remoto etc. Nosso projeto e sistema denominado BORASIG trabalha com uma compreensão diferente do que seriam mapas dentro da metodologia do mapeamento participativo. Nós acreditamos que o mapa é construído e ressignificado no momento do mapeamento realizado pelas pessoas! claro que o mapeamento deve-se realizar em uma plataforma georreferenciada. A teoria dos mapas compreendidos como processos dinâmicos é atribuída à cartografia critica dentro de uma das perspectivas da geografia cultural.

Nós construímos nosso sistema baseado nessas teorias e acreditamos que o SIG que trabalha da melhor forma com esses conceitos é um SIG de monitoramento. Afinal, existe um sistema que trabalha com fenômenos mais dinâmicos e em constante transformação do que um sistema de monitoramento? Acreditamos que não!

Por termos construído um sistema que possibilita o mapeamento colaborativo direto na plataforma do Google maps e também trabalharmos com esse conceito de mapa como processos é que consideramos nosso SIG de monitoramento uma nova categoria dentro dos SIGs participativos!









Devido a essa característica colaborativa de natureza sociocrítica e caráter transformador da realidade social do produto educacional é que nos permitimos denominar nosso sistema como um SIG de Monitoramento Participativo (SIGMP) !