IMPORTANTE!

SOBRE O FUTURE-SE

FUTURE-SE: ATAQUE À AUTONOMIA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUA SUJEIÇÃO AO MERCADO

(E-BOOK)


Confira a coletânea composta por três textos, dois escritos por ex-reitores que recentemente estiveram à frente de duas universidades federais – prof. Dr. Roberto LeherUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e prof. Dr. Jaime Giolo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – e outro escrito pelo prof. Dr. Valdemar Sguissardi, professor (aposentado) da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar). Estes três autores tiveram como principal intenção, ao elaborarem seus textos, a de entender o Future-se a partir de sua articulação com a legislação e as práticas hoje vigentes, e de fatores variados que, constituídos ao longo das últimas décadas, conduziram à formulação de uma proposta de reforma de natureza tal que, ao ver destes autores, traduz-se em severo ataque à autonomia universitária e em clara tentativa de sujeição das Federais à lógica do mercado. Leia mais na aba FUTERE-SE.

11.06.2020

Confira a mesa "Reforma do Ensino Médio" na live (clique aqui) do Facebook dos Seminários!


ASSISTA A TRANSMISSÃO DAS MESAS ABAIXO AQUI

MATERIAL DE APOIO AO SEMINÁRIO - ACESSE AQUI!

BNCC - VISÃO CRÍTICA DO DOCUMENTO (2018) - aula aberta de disciplina de Políticas Educacionais que deu origem aos Seminários sobre a BNCC, realizada em 24.04.18.

Reforma do Ensino Médio (lei 13.415/2017)

BNCC - versões HOMOLOGADAS (2017 e 2018)

PUBLICAÇÕES ANTERIORES

FUTURE-SE: VOCÊ SABE COMO ESSE PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR LHE AFETA?

Saiba mais clicando na aba FUTURE-SE.

Lembre-se: a falta de informação confiável e de conhecimento crítico elaborado de forma consistente são as maiores armas em governos totalitários.

Será o FUTURE-SE uma pura e simples cópia de um Programa de uma Faculdade Particular?

PROJETO DO MEC PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR “FUTURE-SE”

CHOCANTE: PLÁGIO, comprou A MARCA ou fez um CONTRATO com as Empresas?

A marca FUTURE-SE pode ser encontrada nos seguintes endereços e não é do MEC:

https://www.fiap.com.br/institucional/#conceito

ou https://web.facebook.com/futureseprepara?_rdc=1&_rdr

(Escreva na busca o termo FUTURE-SE e veja para onde você é redirecionado)

ASSISTA OS VÍDEOS ATÉ O FINAL!

O governo já instalou Grupo de Trabalho para estudar a cobrança de mensalidade nos Institutos Federais.

Não está sabendo? Clique aqui e informe-se!

NOTÍCIAS SOBRE A BASE NACIONAL CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (BNCFP)

https://avaliacaoeducacional.com/2018/12/13/cne-comeca-analise-da-nova-bncfp-em-janeiro/

MEC estuda “Exame de Ordem” para professor | Gazeta do Povo

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/mec-estuda-exame-de-ordem-para-professor-no-futuro-7r5vnm5d0fzqzk1lrwkgh2c3y/

MEC vai propor nova estrutura para cursos de pedagogia

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-12/mec-vai-propor-nova-estrutura-para-cursos-de-pedagogia

MEC lança Base Comum de Formação de Professores da Educação Básica

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-12/mec-lanca-base-comum-de-formacao-de-professores-da-educacao-basica

MEC divulga base comum para reformar a formação de professores

https://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2018/12/13/mec-divulga-base-comum-para-reformar-a-formacao-de-professores.ghtml


CNE APROVA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO EM SESSÃO SEM DIVULGAÇÃO PRÉVIA DE PAUTA!

moção repúdio - aprovação BNCC- EM.pdf

Boletim ANPEd de novembro de 2018

Neste boletim você tem acesso a duas importantes ações em defesa da Educação que contam com o envolvimento da ANPEd. Construído coletivamente e assinado por mais de 60 entidades e organizações, o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas foi elaborado como uma resposta às agressões dirigidas a professoras e professores e a escolas como estratégias de ataque de movimentos reacionários à liberdade de ensino e ao pluralismo de concepções pedagógicas, princípios previstos na Constituição Federal (1988). Já a Ação Educação Democrática, organizada pela ANPEd em parceria com o Movimento Educação Democrática, tem como objetivo estimular instituições de ensino (seja na educação básica ou superior) e parceiros diversos a desenvolveram estratégias durante o primeiro semestre de 2019 que respondam à atual conjuntura política brasileira, no sentido de pensar estudos e ações políticas que possam garantir condições para o exercício do direito à educação democrática, pública, gratuita e laica em todos os níveis e graus. Com site recém-lançado, a iniciativa manterá um espaço virtual como repositório de exemplos, inspirações e trocas de iniciativas para todos interessados.

Acompanhe a cobertura das três últimas regionais da ANPEd (Centro-Oeste, Norte e Nordeste), assim como seção com os anais de trabalhos dos encontros científicos, mostrando a força da produção na área de Educação. Confira depoimento da professora Eliete Santiano (UFPB) sobre o legado de Paulo Freire. O pensamento freireano também pautou entrevista com José Gllauco Smith, em co-autoria com a saudosa Marta Pernambuco, que nos deixou recentemente. Já a segunda entrevista com autores de artigos presentes na RBE aborda a educação de escravizados no século XIX, com a pesquisa "Caminhos da Liberdade", de Alexandra Lima da Silva (UERJ)

Boletim ANPEd | novembro de 2018, disponível em: http://www.anped.org.br/boletim/42/2018/11

Foram apresentados na ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MS alguns dos pontos indicados pelo coletivo dos Seminários para o documento a ser entregue ao CNE e ao CEE/MS

III Seminário BNCC

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - COMPLEXO MULTIUSO

Cidade: Campo Grande/MS