FUTURE-SE

FUTURE-SE: veja como o desmonte da educação pública, superior e básica, estão articulados. E, por favor, isso não tem nada a ver com melhoria de qualidade, mas com gente que quer se apropriar do dinheiro público para enriquecer. Atenção:

"Nas palavras de Amaral, esta PEC, como seu nome indica, apresenta uma série de mudanças na CF 1988, “alterando, incluindo e excluindo artigos, parágrafos e revogando dispositivos constitucionais e legais”. As mudanças constitucionais e legais são mais de uma dezena. Se aprovadas, algumas delas irão contribuir, de alguma forma, direta ou indiretamente, para potencializar ainda mais os efeitos nefastos do Future-se sobre as Federais. As alterações constitucionais e legais contidas nessa PEC, sumariamente, são as que seguem: o fim da vinculação dos recursos financeiros para a saúde e educação de forma independente; uma nova definição e estruturação do Fundeb; o fim dos recursos federais para a educação básica; o fim da obrigação de os entes federados expandirem a rede pública de educação, podendo os recursos públicos ser aplicados em escolas privadas; a redução dos salários dos servidores públicos dos entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios); o congelamento ainda mais drástico dos recursos do Poder Executivo estabelecido pela Emenda Constitucional 95/2016..." (GIOLO; LEHER; SGUISSARDI, 2020, p. 10).


O MEC preparou uma minuta de projeto de lei para o Programa FUTURE-SE que altera 17 (DEZESSETE) leis, dentre elas a LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB - lei n. 9394/1996), que regula todo o sistema educacional do país.

Você sabe como isso lhe afeta?

Veja abaixo material que pode lhe ajudar a compreender.

O documento está disponível para consulta pública até 15.08.19.

MEC enviará ao Congresso em setembro.

Reunimos aqui uma série de documentos, dentre os produzidos pelo MEC e aqueles produzidos por analistas.

Não deixe de ler!

Projeto Future-se revisado pelo governo e apresentado no dia 31.10.19

Future-se governo.pdf

MATERIAL DE ANÁLISE DO FUTURE-SE PREPARADO PELA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ANFOPE)


FUTURE-SE - DOSSIÊ ANFOPE CONSIDERAÇÕES .pdf

Conheça o programa de privatização das universidades federais

Conteúdo do site de CONSULTA PÚBLICA sobre o FUTURE-SE

https://isurvey.cgee.org.br/future-se/

NOME OFICIAL: Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – FUTURE-SE!

O programa foi apresentado EM SLIDES para os representantes das universidades (sem documentos escritos de apoio). Veja os slides AQUI


Você sabe o que é uma OS?

Conheça a origem do modelo e entenda como ela já faz parte do processo de privatização da Saúde desde 1997 (Medida Provisória No. 1.591 de 9 de outubro de 1997), e, agora, da Educação, prevista no projeto de lei acima referido.

Leia uma avaliação crítica sobre as OS na Saúde. Destacamos um trecho abaixo.

"Teoricamente a implantação das OSs significaria uma ampliação de acesso e resolutividade do serviço objetivando a efetividade das políticas públicas de saúde. Acontece que as OSs que prestaram serviço no Estado contrataram pessoas sem concurso público e consequentemente precarizaram o vínculo empregatício, instituíram normas próprias para contratos e compras, sem licitação, e apesar de serem privadas receberam recursos do governo advindo do tesouro nacional, podendo acontecer clientelismo ou apadrinhamento, como bem sabemos e foi noticiado massivamente pela mídia".

Logo abaixo, ouça áudio e leia textos de análise crítica do Programa FUTURE-SE.

INFORME-SE!

Analise do FUTURE-SE por Daniel Cara (17.07.19).ogg

ÁUDIO COM ANÁLISE CRÍTICA DO FUTURE-SE REALIZADA POR DANIEL CARA - Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

[Material recebido em 18.07.19 – Grupo do whats do Projeto de Pesquisa: A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio. Conheça o projeto e sua equipe no endereço: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/ ]

Manifesto da ANDES sobre o Future-se: leia aqui.

Manifesto da ANDIFES - Leia Aqui

FUTURE-SE - Análise crítica Kátia Gerab Baggio (18.07.19).pdf

Kátia Gerab Baggio

O que dizer do Future-se, projeto do MEC para as universidades públicas ?

Maringoni Gilberto

FUTURE-SE É O PROGRAMA DO DESMONTE DA UNIVERSIDADE

Future-se pgm de desmonte das universidades (análise crítica)18.07.19.pdf
Future-se - análise crítica Maria Caramez Carlotto (18.07.19).pdf

Maria Caramez Carlotto

Sobre o FUTURE-SE - nota #1 O MEC sai da defensiva


NOTA DA IMPRENSA SOBRE A APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA FUTURE-SE PELO MEC EM 17.07.19

Nota da imprensa no dia da apresent do FUTURE-SE (17.07.19).pdf
FUTURE-SE - NOTAS PRELIMINARES (Roberto Leher 24.07.19).pdf

Roberto Leher (UFRJ), especialista em políticas educacionais.

Análise Preliminar do FUTURE-SE


Future-se é proposta arriscada e baseada em mentiras. Leia a entrevista que o prof. Dr. Romualdo Portella (USP) deu à Carta Capital.

Entrevista com Boaventura de Sousa Santos sobre o Future-se

O capitalismo compreendeu que mercantilizar a educação é extremamente lucrativo. No entanto, essa construção não é recente. A ciência construiu-se como um conhecimento colonizador, subjugando e exterminando os conhecimentos que buscavam a interligação do ser humano e a natureza. O conhecimento abstraído, separado e fragmentado, constitui-se como base da exploração da Terra e dos povos que a ela se identificavam. O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos explica, em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line, que “a concepção [de natureza] que foi adotada nas colônias foi a concepção cartesiana porque era essa a que permitia explorar os recursos naturais sem limite e mesmo considerar os povos nativos como parte da natureza e, tal como ela, totalmente disponíveis para os interesses coloniais”

ENTENDA O PROCESSO PELO QUAL O BRASIL ESTÁ PASSANDO

Assista ao vídeo abaixo.

Manuel Castels, estudioso do fenômeno da internet, sentencia: o Brasil está vivendo o início de uma DITADURA DA INFORMAÇÃO e é parte de um processo muito mais amplo em que os instrumentos de comunicação assumem papel central, incentivando medos e paixões, de forma que o irracional se torna o principal guia das decisões políticas.


Lei também o texto ANATOMIA DO NOVO NEOLIBERALISMO - análise de Pierre Dardot e Christian Laval