Essa matéria será em especial para quem adora ter um jardim em casa, ou uma pequena floresta urbana. Na verdade, o foco será especificamente sobre as plantas suculentas. Já ouviu falar?
Se ainda não, essas são aquelas plantas típicas dos terrários de vidro. Normalmente, elas contam com folhas mais gordinhas e não gostam muito de água. Ou seja, são perfeitas para os mais preguiçosos. Inclusive, esse tipo de planta consegue armazenar água em suas folhas, incrível não é mesmo?
Porém, vale ressaltar que existem inúmeras espécies desse tipo de planta. Inclusive, elas possuem uma diversidade de cores, formatos e tamanhos diferentes. Contudo, mesmo com essa variedade, todas elas precisam de sol para se manterem saudáveis.
Basicamente, elas são consideradas uma das mais fáceis de se manter em casa. Além do mais, são perfeitas em decorações de jardins pequenos. Então, se você quer entender mais sobre as suculentas, continue nos acompanhando, pois iremos lhe falar tudo sobre elas.
1. Escolha o solo ideal
Primeiramente, é ideal escolher um solo que seja rico em nutrientes e que esteja preparado para um plantio. Até porque, ao plantar uma suculenta você precisará de muita atenção ao achar um tipo de solo ou substrato no qual ela será plantada.
Basicamente, nós indicamos que você use duas partes de terra adubada para uma parte de areia grossa. Pois, isso poderá garantir uma boa drenagem. Inclusive, vale ressaltar que as suculentas não conseguem sobreviver em solo muito encharcado. Até porque, o solo muito úmido pode apodrecer e destruir as raízes e a planta.
2. Como regar
Como já dissemos, as suculentas não conseguem sobreviver em solos encharcados. Portanto, você pode sim regar, mas sem exageros. Sobretudo, nós indicamos que você molhe ela quando o substrato estiver bem seco. Inclusive, quando você for regar, é melhor molhar diretamente no substrato e não sobre as folhas.
Outra dica é manter a adubação em dia, pois a adubação ajuda a manter as suculentas saudáveis. Aliás, nós indicamos que você adube elas com a adubação NPK a cada três meses. Esse tipo de adubação, é rica em Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), que são os 3 principais nutrientes que a planta necessita.
3. Iluminação ideal
Assim como todas as plantas ela precisa de muita luz solar e por isso requer mais cuidados. Até porque elas são bem comuns em ambientes internos. Ou seja, precisa de mais vistoria, para mantê-las iluminadas.
4. Replantio
Primeiramente, para fazer o replantio das suculentas é bem simples e prático. Até porque, o replantio pode ser feito através de suas próprias folhas. Ou seja, você só precisa deixar a folha sobre o substrato que em pouco tempo ela começará a criar novas raízes.
Sobretudo, você pode montar as suculentas de diversas formas. Como por exemplo, em canteiros, floreiras, bacias, vasos, quadrinhos de madeira e até mesmo em vasos de vidro criando um terrário.
Uma curiosidade sobre as suculentas, é que você pode misturar diversas espécies diferentes em um mesmo lugar. Inclusive, se torna uma ótima opção, até porque no seu vaso passará a ter uma mistura de cores e texturas diferentes. Além do mais, para incrementar o seu plantio, você pode usar uma composição com pedriscos ou seixos.
Primeiramente, você deve pegar as melhores folhas de plantas de uma suculenta e colocar em um vaso com 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedrinhas. Após montar o seu recipiente deixe-o em um local iluminado e também bastante arejado. Inclusive, vale destacar que ela não deve pegar sol direto e nem água da chuva.
Sobretudo, mesmo que você ache que seja necessário, vale destacar que não é aconselhável regar a planta na primeira semana para as folhas não apodrecerem. E como já dissemos, quando for jogar água jogue somente na raiz, e não nas folhas.
Outra dica para você anotar: Quando as raízes começarem a brotar da folha antiga e se estiver ficando maior, é aconselhável que você replante em outros vasos de cerâmica maiores e individuais.