Apaixonados por suculentas informam: é impossível cultivar apenas uma só! Graciosas, versáteis e resistentes, elas não demandam de muitos cuidados de manutenção e exigem pouca rega. Então, que tal aprender agora como plantar suculentas em casa?
Use e abuse da criatividade para montar seu vaso decorativo de suculenta. Mescle espécies e inove na escolha dos recipientes. No mercado é possível encontrar, por exemplo, vasos de cerâmica, vidro, barro, plástico e concreto, ou seja, opções não irão faltar. Então, escolha o modelo que mais se encaixa na sua decoração e siga as dicas de cultivo que separamos para você. Confira!
Seja pela riqueza de cores, formatos e tamanhos, uma coisa é certa: muitas pessoas passaram a cultivar suculentas e cactos dentro de casa e, se você é inciante e está em busca de dicas de plantio confira o mini passo a passo sobre como plantar suculentas em vasos.
Opte por um vaso que não seja muito raso, para que a raiz se desenvolva de forma saudável;
Caso o recipiente escolhido não tenha furos para drenagem, faça-os, evitando assim o possível acumulo de água no fundo;
Para facilitar a saída da água, acrescente no fundo do vaso brita ou pedregulho e cubra-os com manta de drenagem;
Complemente o vaso de forma parcial com o substrato preparado (terra e areia);
Agora, pouco a pouco encaixe as suculentas no vaso e vá preenchendo os espaços com mais substrato preparado, deixando um espaço entre a terra e o topo do vaso;
Por fim, regue moderadamente o solo do vaso com água.
Cultivar suculentas em vidro é uma tendência que vem conquistando cada vez mais espaço na decoração de muitas casas, escritórios e estabelecimentos comerciais. No entanto, alguns cuidados são necessários durante o plantio, pois muitos recipientes como cachepot de vidro não apresentam furos de drenagem em sua estrutura. Pensando nisso, separamos abaixo um passo a passo simples para te auxiliar na etapa de como plantar suculentas em vidros.
Preencha o recipiente de vidro com pedriscos na proporção de 1/3;
Umedeça os pedriscos com um pouco de água e cubra-os com uma camada de musgo;
Seguidamente, cubra o musgo com uma camada de areia;
Com o substrato preparado e as suculentas em mãos, pouco a pouco posicione as plantas no recipiente de vidro, cobrindo-as com a terra até a altura ideal;
Por fim, cubra o substrato com mais uma camada de pedriscos e regue diretamente o solo com um pouco de água.