Há vários anos, enquanto trabalhava no estande General em uma feira, iniciei uma conversa com um profissional de limpeza de ralos que usava nossos produtos. Ele olhou para os diferentes produtos que trouxemos para o estande, apontou para nossa linha de sistemas de inspeção de câmeras e disse: "Sabe, acabei de gastar US $ 1.500 para consertar minhas câmeras." Inicialmente, fiquei nervoso pensando que esse poderia ser um cliente irritante, mas o que ele disse a seguir foi o completo oposto. "Mas eu não me importo", disse o homem. "Porque cada uma das minhas câmeras me rendeu mais de $ 50.000 este ano!"
Eu descobri que o homem carregava uma câmera com ele para cada trabalho, e se algo estranho acontecesse com os canos, ele inspecionaria a câmera para encontrar coisas como massas de raízes, rachaduras, quedas ou qualquer outro problema que pudesse justificar um problema. . substituição do tubo. Com suas câmeras General, o homem não só foi capaz de mostrar ao cliente exatamente onde estava o problema nos tubos, mas também usar recursos como voice-over e titulação de tela para melhorar a inspeção e, eventualmente, ajudar a vender trabalhos de substituição de tubos.
Conto essa história porque é um excelente exemplo de como os sistemas de inspeção de câmeras revolucionaram completamente o potencial de receita das empresas de limpeza de ralos nas últimas décadas. Uma coisa é dizer a um cliente que você precisa substituir a tubulação; Outra coisa é poder ter um cliente olhando por cima do seu ombro e mostrar a ele exatamente o que há de errado com seus canos em tempo real. O que começou como uma ferramenta de diagnóstico útil rapidamente se tornou uma ferramenta de marketing extremamente eficaz que (literalmente) abriu as portas para milhares de empresas de limpeza de canos e ralos.
Comecei a trabalhar com desentupidora em 1996. Por coincidência, foi nessa época que as câmeras se tornaram amplamente utilizadas na indústria. Mais tarde naquele ano, apresentou nosso primeiro sistema de câmera, o Gen-Eye. Antes disso, encanadores e limpadores de ralos tinham que essencialmente adivinhar o que estava acontecendo em um cano. Eles teriam que detectar um problema desconectando o cabo ou pegando uma escavadeira e cavando o tubo. As câmeras mudaram tudo isso. Agora, os limpadores de ralos podiam ver exatamente onde estava o problema nos canos, economizando muito tempo, esforço e, em muitos casos, escavações desnecessárias.
As câmeras também informaram os clientes sobre os vários problemas que exigiriam a substituição do tubo. Quedas, rachaduras, massas de raízes e colapsos agora podem ser visualizados em um tubo. Embora isso tenha beneficiado os limpadores de ralos, ajudando-os a vender possíveis empregos de substituição, também permitiu que eles potencialmente mitigassem a quantidade de tubos que precisava ser substituída, trazendo mais tranquilidade para o cliente.
Depois que os sistemas de câmera foram introduzidos no mercado, toneladas de empresas clamaram para entrar no negócio de limpeza de ralos. Os profissionais de limpeza de ralos que realizavam serviços de manutenção perceberam que poderiam ganhar muito mais dinheiro fazendo o trabalho de substituição de tubos. As empresas ofereciam seus serviços de limpeza de ralos a preços com desconto como uma forma de gerar ligações, inspecionando as tubulações para possíveis trabalhos de substituição. E uma vez que essas empresas aprenderam a usar com sucesso seus sistemas de câmeras como ferramentas de marketing em suas apresentações aos clientes, seus lucros potenciais aumentaram dramaticamente. Além disso, usando a limpeza de ralos como meio de entrar na casa de um cliente, essas empresas poderiam aproveitar a oportunidade para vender seus outros serviços, como aquecedores de água, HVAC, etc.
Com o aumento dos sistemas de câmeras, aumentou o uso de jatos d'água no ambiente de trabalho. Os jetters já existem desde a década de 1980, mas sua capacidade de limpar o tubo e torná-lo novo em folha os tornou a companhia perfeita para sistemas de inspeção de câmeras. Depois de passar por um cano com um jato d'água, a inspeção pareceu muito mais impressionante para o cliente, ajudando a garantir contratos de manutenção preventiva com empresas de serviços de alimentação e similares.
Outro fator que aumentou a demanda por inspeções de dutos e esgotos foi a crescente preocupação da Agência de Proteção Ambiental do Brasil com nosso sistema.