O Índice de Força Relativa (RSI) foi criado por J. Welles Wilder Jr. e introduzido em seu livro "Novos Conceitos em Sistemas de Negociação Técnica", publicado em 1978. Wilder era engenheiro mecânico e investidor imobiliário antes de entrar em pesquisa de mercado e negociação. Ele passou a maior parte de sua vida em Greensboro, Carolina do Norte, antes de se mudar para a Nova Zelândia.
O RSI é um dos vários indicadores técnicos populares desenvolvidos pela Wilder, incluindo o Parabolic SAR , o Average True Range (ATR) e o Average Directional Movement Index (ADX). Ainda amplamente utilizados, esses indicadores clássicos são incluídos em quase todas as plataformas de gráficos e softwares comerciais.
O RSI não deve ser confundido com a força relativa , que compara o desempenho de um ativo com o de outro.
Básico do RSI
O Índice de Força Relativa é um de um grupo de indicadores técnicos conhecidos como osciladores de momento. Outros osciladores de momento bem conhecidos são a Divergência de Convergência Média Móvel (MACD) e o Oscilador Estocástico .
O RSI mede a velocidade e a magnitude dos movimentos de preço direcional e representa graficamente os dados, oscilando entre 0 e 100. O indicador é calculado usando os ganhos e perdas médios de um ativo durante um período de tempo especificado. A configuração padrão do indicador sugerido por Wilder é de 14 períodos.
Diminuir a configuração aumenta a sensibilidade do indicador, criando mais instâncias de condições de sobre-compra e sobre-venda . Aumentar a configuração diminui a sensibilidade, causando menos instâncias de condições de sobre-compra e sobre-venda. Como as condições de sobre-compra e sobre-venda são determinadas e usadas, serão discutidas em um momento.
O RSI é calculado usando a seguinte fórmula para criar um oscilador que se move entre 0 e 100.
RSI = 100 - 100 / (1 + RS)
Onde RS = Ganho Médio / Perda Média em relação ao número de períodos selecionados no período de look-back (geralmente 14).
Geralmente, à medida que o preço de um ativo aumenta, o RSI também aumenta, porque os ganhos médios superam as perdas médias. Quando o preço do ativo cai, as perdas geralmente superam os ganhos, fazendo com que o indicador caia. Ganhos ou perdas não continuam indefinidamente, no entanto. E é aí que o RSI pode ajudar na tomada de decisões comerciais.
O Índice de Força Relativa é um indicador útil para determinar quando os preços estão sobre-comprados ou sobre-vendidos, mas os Traders devem usar mais de um indicador ao tomar decisões.
Níveis de sobre-compra e sobre-venda
A aplicação mais básica do RSI é usar o indicador para identificar áreas potencialmente sobre-compradas ou sobre-vendidas. Movimentos acima de 70 indicam condições de sobre-compra. Por outro lado, movimentos abaixo de 30 refletem condições de sobre-venda. O nível 50 representa um mercado neutro
Em termos de análise de mercado e sinais de negociação, o RSI movendo-se acima do nível de referência horizontal 30 é visto como um indicador de alta , enquanto o RSI movendo abaixo do nível de referência horizontal 70 é visto como um indicador de baixa . Como alguns ativos são mais voláteis e se movem mais rápido do que outros, os níveis 80 e 20 também são freqüentemente usados nos níveis de sobrecompra e sobrevenda.
Tal como acontece com outros osciladores de dinâmica, as leituras de sobrecompra e sobrevenda para o RSI funcionam melhor quando os preços se movem dentro de um intervalo lateral, em vez de subir ou descer.
Se estiver usando o RSI durante as tendências, é melhor combinar olhando para a tendência e, em seguida, apenas fazendo negócios na direção da tendência. Por exemplo, se a tendência for alta, procure comprar quando o RSI cruzar acima de 30 . Em uma tendência de baixa, procure vender quando o RSI cruzar abaixo de 70 a partir de cima. Desta forma, os negócios são feitos apenas na direção da tendência, reduzindo o risco de possíveis falsos sinais.
Um sinal falso ocorre quando o indicador dá um sinal de compra ou venda, após o qual o preço não segue na direção antecipada.
Wilder sugere que a divergência entre o movimento do preço de um ativo e o oscilador RSI pode sinalizar uma possível reversão . O raciocínio é que, nesses casos, o momento direcional não confirma o preço.
Uma divergência de alta se forma quando o ativo subjacente faz uma baixa mais baixa e o RSI aumenta mais baixo. O RSI diverge da ação de preço de baixa , indicando uma potencial reversão no preço.
Uma divergência de baixa se forma quando o ativo subjacente aumenta a alta e o RSI forma uma alta mais baixa. O RSI diverge da ação de alta do preço, pois mostra um momento de enfraquecimento, indicando uma possível reversão de queda no preço.
A divergência pode durar muito tempo. Os preços podem continuar subindo mesmo que o RSI esteja mostrando uma divergência. Portanto, a divergência não deve ser atuada sozinha. Se houver divergência presente, é prudente esperar que o preço se desvie na direção da divergência antes de agir. Por exemplo, se um ativo estiver em tendência de alta e o RSI estiver se movendo para baixo, venda uma vez que o preço começar a cair.
As oscilações de falha também podem ser usadas para detectar reversões de preço. Um balanço de falha de alta se forma quando o RSI se move abaixo de 30, sobe acima de 30 e recua novamente, mas fica acima do nível 30. A falha está completa quando o RSI quebra sua alta recente; essa fuga é interpretada como um sinal de alta.
Um balanço de falha de baixa se forma quando o RSI se move acima de 70, recua abaixo de 70 e sobe novamente, mas fica abaixo de 70. A oscilação de falha está completa quando o RSI quebra sua mínima recente; Esta fuga é interpretada como um sinal de baixa.
Uma oscilação de falha é essencialmente uma forma mais avançada das condições de negociação de sobre-compra / sobre-venda discutidas acima. O trader está à espera de uma condição de sobre-venda na qual comprar, mas em vez de comprar imediatamente quando o RSI volta acima de 30, o operador tem a opção de esperar e ver se o RSI está acima do nível 30 na próxima descida. Se isso acontecer e depois começar a subir novamente, o trader compra. O inverso seria verdadeiro para vender nos 70 níveis após o RSI ter atingido as condições de sobre-compra.
Apesar de ter sido desenvolvido há mais de 30 anos, o RSI permanece relevante até hoje, embora os traders agora tenham acesso a uma vasta gama de sofisticadas ferramentas técnicas de negociação. Para evitar sinais enganosos, o RSI é melhor usado com a consciência de se o mercado está tendendo ou variando. O RSI pode fornecer pistas importantes indicando possíveis reversões de tendências e pode servir para complementar outros indicadores como parte de uma estratégia mais ampla .