Curadoria

A equipa da Biblioteca Escolar disponibiliza um conjunto de conteúdos que nasceu do trabalho de Curadoria Digital. Este implica a pesquisa e organização da informação na internet e a criação de um contexto específico para cada disciplina, para que os utilizadores consigam recuperar conteúdos que são úteis e adequados às suas necessidades. Para isso, os utilizadores podem aceder aos programas on-line e explorá-los, principalmente usando a ferramenta de pesquisa. A intenção é integrar e diferenciar conteúdos em diferentes canais. Divulgamos, assim, que os serviços de curadoria de conteúdos estão disponíveis e que vão sendo continuamente desenvolvidos. 

Presença em linha Bibliotecas Escolares

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) solicita à equipa da Biblioteca Escolar que os seus serviços tenham uma dimensão digital, fornecendo serviços digitais aos seus utilizadores.

Para poder desenvolver a sua presença em linha, devemos desenvolver um conjunto de ações que vão firmando esta presença. Para isso é preciso conhecer que objetivos pretende a Biblioteca alcançar quer presencialmente quer virtualmente.

Promover a leitura e os livros;

Desenvolver as diferentes literacias;

Auxiliar na aprendizagem dos diferentes currículos;

Desenvolver nos alunos as competências do PASEO;

Promover atividades de Cidadania e Desenvolvimento;

Apoiar alunos e professores no processo ensino-aprendizagem;

Associar a leitura e a aprendizagem à ocupação de tempos livre;

Promover a partilha de recursos;

Difundir o fundo documental adequando-o às necessidades disciplinares e de projetos;

Criar recursos digitais que promovam e apoiem a aprendizagem;

Apoiar os alunos na pesquisa, tratamento e produção da informação, nos trabalhos de pesquisa e estudo;

Ajudar os professores na planificação das atividades que permitam a diversificação de situações de aprendizagem;

Disponibilizar serviços e recursos digitais a toda a comunidade educativa;

Motivar a aprendizagem dos alunos, estimulando a sua criatividade e inovação.


Para poder divulgar a presença em linha das bibliotecas escolares, em diferentes vias de comunicação, foi preciso uma preparação diferente daquela a que estávamos acostumados. Precisámos experimentar programas, aplicações, testar, escolher opções digitais gratuitas, compreender o funcionamento dos programas e tudo aquilo que é preciso aprender quando trabalhamos no domínio digital. Só agora conseguimos fazer algumas atividades digitais, porque para ter panfletos, exposições, vídeos, páginas da internet, etc., temos muita aprendizagem pelo caminho.

Mais uma vez informamos que os serviços, atividades, materiais   que necessitaram devem ser solicitados às Professoras Bibliotecárias do Agrupamento.