"Pára de te queixar!"

 A Comissão Nacional de Eleições elaborou este vídeo, no âmbito de uma campanha contra a abstenção, em que, com a ajuda de Youtubers, se explica aos jovens para que servem umas eleições e a importância do voto.

Eleições de Miúdos a votos

No âmbito de Miúdos a Votos, um membro da Comissão Nacional de Eleições, João Almeida, explica como se vota e como deve ser feita a contagem dos votos, neste vídeo.

Webinar - 1 de março 2024

Este webinar contou com a participação da Visão Júnior e do Dr. João Almeida, da Comissão Nacional de Eleições e foi realizado no âmbito do Projeto "Miúdos a votos". Destinou-se aos alunos, tendo podido o respetivo professor assistir em direto com a sua turma, a partir da sala de aula ou da biblioteca.

EB de Anta

A turma do 2.º C, da EB de Anta assistiu ao webinar com a sua professora, Júlia Soares,  e com a professora bibliotecária Graça Pinho. Foi um momento informativo que elucidou os alunos sobre as regras de um ato eleitoral e de convívio com alunos de outras escolas, apesar de ter sido à distância.

Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) 

Esta celebração anual das bibliotecas escolares decorre em outubro, em todo o mundo. É  uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship). 

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2023, dia 23/10.

O mote para este ano já está lançado: Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.

Leitura em Vai e Vem e Já Sei Ler

Foi dado início ao projeto do Plano Nacional de Leitura, Leitura em Família. Este consiste na requisição de livros nas bibliotecas escolares, leitura dos mesmos pelos familiares das crianças (Pré-Escolar e 1.º ano). É também disponibilizado um passaporte de leitura aos alunos do 1.º e 2.º anos, que irá sendo preenchido, com título, autor, data, desenho e pequeno texto, após a leitura de cada livro. 

A requisição domiciliária é feita de forma automatizada, graças ao cartão único da Rede de Bibliotecas de Espinho, que pode ser utilizado na Biblioteca Municipal e em todas as bibliotecas escolares do concelho.

Receção dos alunos nas BE

O  mote lançado foi "Ler é ganhar asas para o mundo", a partir do qual se fizeram leituras, troca de ideias e entrega de marcadores / contadores de livros (Pré-Escolar, 1.º e 3.º ciclo).

O cenário ilustrativo do mote foi utilizado por Encarregados de Educação / alunos para moldura de fotos.

Foram produzidos cartazes: "Ler é ganhar asas para o mundo" e "Queremos ser escolas com asas", com textos de  José Jorge Letria e Rubem Alves, respetivamente.

21 de maio - Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Leitura de obras / exposições

A Biblioteca Escolar de Anta, em articulação com as professoras titulares de turma do 1.º ao 4.º ano e com a Educadora Social do agrupamento, Constantina Rosa, dinamizou atividades promotoras da inclusão / da diferença e da diversidade.

As obras selecionadas foram:

1.º ano- "O grande guarda-chuva", de Amy June Bates

2.º ano- "Orelhas de borboleta", de Luisa Aguilar

3.º ano- "Mustafa", de Marie-Louise Gay

4.º ano- "A viagem", de Francesca Sanna

A União Europeia

O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia estão a organizar eventos comemorativos do Dia da Europa que irão decorrer perto de si. Descubra o que está a acontecer no seu país e no resto da Europa, clicando num país no mapa interativo.

A leitura como pontapé de saída

A obra trabalhada no contexto de sala de aula deu origem a este original audiobook.

Marés de oportunidades 

Nas bibliotecas escolares do agrupamento, as atividades desenvolvidas nos dias 4 e 5 de abril foram "Hora do Conto", "Feira do Livro", "Feira do Livro em segunda mão", a integrar a Feira da Primavera (EB de Anta), o "Convidado da Leitura", com encarregados de educação a lerem na turma dos seus educandos, uma obra à sua escolha, Quiz "Vamos explorar livros: Aceitam o desafio?".