Uma parceria envolvendo a Biblioteca Escolar de Anta, as professoras titulares de turma do 1.º ao 4.º ano e a Educadora Social do agrupamento, Constantina Rosa, inserida na celebração do dia consagrado à diversidade cultural.
Foram lidas e debatidas as obras:
1.º ano- "O grande guarda-chuva", de Amy June Bates
2.º ano- "Orelhas de borboleta", de Luisa Aguilar
3.º ano- "Mustafa", de Marie-Louise Gay
4.º ano- "A viagem", de Francesca Sanna
Foram produzidos trabalhos que aqui se apresentam.
Cidadania: diferença, inclusão, diversidade...
A leitura destas histórias, aos alunos do 1.º ciclo, foram o mote para a produção de textos e desenhos, numa parceria entre a Educadora Social Constantina Rosa, a disciplina de Português, o Projeto Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) e as Bibliotecas Escolares de Anta, Guetim e Sá Couto.
Um apelo ao acolhimento e à integração.
História delicada e bem pensada acerca do que é preciso para nos sentirmos em casa. .
Menino perdido, que conseguiu fugir a uma guerra e nunca perdeu a esperança de encontrar os pais.
Onde a coragem e a esperança são a jangada; onde a empatia e o amor são a nossa salvação.
Os trabalhos dos alunos do 1.º, 3.º e 4.º anos estão reunidos nestes livros digitais e refletem a forma como eles apreenderam a mensagem das obras, apresentadas pelas professoras bibliotecárias Margarida Silva e Graça Pinho e as reproduziram, sob a forma de textos e desenhos, nas aulas de Português.
Dando continuidade à parceria entre a Educadora Social Constantina Rosa, a disciplina de Português, o Projeto Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) e as Bibliotecas Escolares de Anta, Guetim e Sá Couto, foram exploradas estas obras. No sentido de reforçar os seus temas de inclusão, integração e diferença, cada turma produziu trabalhos de escrita e de ilustração que, a seguir, se apresentam.
Uma história sobre como fazer amizades e encontrar conforto quando compartilhamos os nossos medos.
Uma história onde é relatado de uma forma simples mas bastante perceptível, o bullying.
Onde as noções de discriminação e de inclusão promovem o sentido cívico, a cidadania e a solidariedade e elevam os sentimentos de empatia e de amizade.
Este livro conta, de forma cuidada e sensível, a história de uma mãe que parte numa viagem com os dois filhos para fugir à guerra.