Por que no dia 23 de abril se comemora o Dia Internacional do Livro?

A coincidência pode ser bizarra mas o motivo foi justo.

As datas celebrativas do calendário são convencionadas de várias maneiras, dependendo da cultura, tradição e influência histórica de cada sociedade. Podem nascer de uma tradição cultural antiga ligada a eventos identitários; podem ser eventos históricos para marcar eventos significativos a exemplo da independência de um país ou, dependendo da religião, com base em eventos sagrados, por exemplo, o Natal. Outras surgem a partir de decisões governamentais como a criação de feriados nacionais e; por último, fruto de observações internacionais como celebrações estabelecidas internacionalmente por organizações globais, como a ONU (Organização das Nações Unidas) ou a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 


Foi o caso do dia 23 de abril, quando a UNESCO, em 1995, estabeleceu o Dia Internacional do Livro em homenagem a três brilhantes autores da literatura, William Shakespeare (inglês, autor de Romeu e Julieta, Hamlet etc.), Miguel de Cervantes (espanhol, autor de El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha) e Inca Garcilaso de La Vega (peruano, autor de Historia general del Perú) que, coincidentemente, morreram no mesmo dia 23 de abril de 1616!!! A data visa celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e está inserido no calendário anual de diversas instituições de ensino e cultura. 


Algumas informações curiosas sobre a morte dos autores

WILLIAM SHAKESPEARE


William Shakespeare era dramaturgo e poeta, faleceu aos 52 anos de idade. Não se sabe bem ao certo a causa de sua morte por falta de registros médicos detalhados da época, mas existem algumas teorias.  Alguns sugerem envenenamento porque ele possuía muitas conexões com a nobreza e intrigas políticas. Outros apontam algumas doenças comuns  da época como malária e tifo e também, uma saúde debilitada em função de seus hábitos de beber pesado.



MIGUEL DE CERVANTES


O escritor espanhol Miguel de Cervantes faleceu aos 69 anos em função da diabetes, uma condição médica pouco conhecida em seu tempo. O local exato de sepultamento também é desconhecido apesar de sua importância como escritor. Inicialmente, ele foi enterrado em um convento em Madri, cujo edifício foi reconstruído várias vezes e se perdeu o rastro de sua sepultura. Cervantes também foi capturado por piratas argelinos em 1580 e passou cinco anos como prisioneiro de guerra até ser resgatado pela família. A experiência teria influenciado sua visão do mundo e possivelmente inspirou elementos de suas obras.

INCA GARCILASO DE LA VEGA

E, o escritor peruano Inca Garcilaso de La Vega, faleceu aos 73 anos de idade, possivelmente com uma doença comum da época, que era a malária ou outra enfermidade da região ou período histórico. Não existem muitas informações ou curiosidades sobre sua morte além das condições de saúde pública e condições médicas da época.

Biblioteca do IFSP no Multiverso da Leitura

O tema multiverso, que se refere à existência de múltiplos mundos paralelos, tem ganhado destaque tanto no cinema quanto na literatura. Dessa forma, a temática permitirá explorar, na semana comemorativa, a fantástica ideia de que os livros nos transportam para mundos diversos onde podemos compartilhar anseios, aventuras e dores dos personagens, também, das mais diversas formas. 

E você, como gostaria de conhecer mais sobre a vida dos autores e obras de Shakespeare, Cervantes e de Inca Garcilaso de La Vega ou quaisquer outros? Você já imaginou ouvir um dos poemas de Shakespeare em ritmo de rap? Consegue imaginar a dupla Dom Quixote e Sancho Pança numa comédia passada em Nova York ou a História Geral do Peru apresentada numa animação 3D? Muito doido?

Claro que não! Vamos tornar a semana do dia 23 de abril bem mais interessante?

Acompanhe a nossa Agenda de Eventos e também nosso Instagram para saber mais novidades sobre o evento!