PALESTRANTES

DJ Gabriel Oliveira


DJ Gabriel Oliveira, apaixonado por música e residente de Campos do Jordão, traz a energia do Vale do Paraíba para a pista. Com performances ao vivo de tirar o fôlego, ele mistura ritmos eletrônicos, rap, hip hop e funk, sempre trazendo as novidades do mercado musical. Venha sentir a vibração com “O Gab DJ”!


Eduardo Heide Ozaki


Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté e é Mestrando em Educação pela mesma instituição. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de São Paulo, no Campus Campos do Jordão. Desenvolve trabalhos nas áreas da Educação Física Escolar, Psicologia Sócio-Histórica, Práticas da Cultura Corporal de Movimento, em especial, sobre as práticas corporais de aventura. 

Gleicyelen Policarpo Nunes Mariano


Licenciada em Letras-Libras e Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá. Atua como tradutora e intérprete de LIBRAS no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desenvolvendo trabalhos essenciais para a comunicação e ensino, promovendo a inclusão e o acesso para todos os estudantes. 

João Pedro Souza Liossi


Além de servidor público do IFSP - Campus Campos do Jordão desde agosto de 2022, João Liossi é cantor, compositor e poeta. Formado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de São José do Rio Preto – SP, tem três livros de poesia publicados, “Aquilo que chamávamos de escuro” (2017, Urutau), “Para gravar num disco voador” (2019, BAR Editora) e “Caindo no mundo de bicicleta” (2021, Urutau) além de poemas em diversas revistas literárias. Em 2020, gravou seu primeiro trabalho como cantor e compositor, “Antiexílio”, que conta com a participação de Fernando Anitelli, vocalista da banda O Teatro Mágico. Em 2020, João Liossi lançou também o álbum “Trambique (Canções de quarentena)”, produzido artesanalmente através do celular. Durante a pandemia, João Liossi produziu diversos videoclipes usando o celular, e estabeleceu importantes parcerias, como com a poeta curitibana Alice Ruiz; como resultado desse trabalho, no início de 2021, os videoclipes artesanais produzidos pelo artista foram licenciados pelo edital ProAC Expresso LAB. Ainda em 2021, contemplado por edital cultural do SESI-SP, Liossi apresentou o show autoral “Coração ao pé do ouvido” nas cidades de Marília-SP e Birigui-SP. Em dezembro daquele ano, “Coração ao pé do ouvido”, que conta com a participação do pianista Esdras Nunes, foi lançado em forma de um EP ao vivo, e está disponível em todas as plataformas digitais. Atualmente, Liossi segue compondo e atualizando parcerias e linguagens.

Paula Cristina de Almeida Pereira


Cursando atualmente o último semestre de Licenciatura em Artes. Possui Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Ciência da Computação, Pós-graduação Lato sensu em Docência para o Ensino Superior, curso Técnico em Informática. Atualmente é Assistente em Administração do Instituto Federal de São Paulo. Atua em cursos profissionalizantes desde 2011, com ênfase para cursos de desenho, na produção de material didático.

Ricardo Estevão


Ricardo Estevão é jornalista, professor e escritor. Formado em Jornalismo e Letras e especializado em Língua Portuguesa: gramática e uso, trabalha há 15 anos como professor de Redação e faz parte da academia de letras de sua cidade natal (Pindamonhangaba-SP), a Academia Pindamonhangabense de Letras. O autor possui nove livros publicados (ficção e poesia). Seu romance juvenil “Bob Kurt” foi selecionado pelo PNLD Literário 2021 (Programa Nacional do Livro Didático) e distribuído para escolas do país inteiro. Como professor, defende uma Educação centrada no afeto de ensinar e na alegria de aprender.

Tamyres Prado Bertoncelo


Ilustradora com mais de 7 anos de experiência, Tamyres Bertoncelo é formada em Design Gráfico e estudante de Técnico em Eventos. Atua na criação e ilustração de personagens, pintura em madeira, parede e ambientação em geral e na organização de diversos eventos.

Vicente Rodolfo Santos Cezar


Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Taubaté (1998), graduação em Educação Física pela Faculdade Estácio de Alagoas (2017), Mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Pós Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2020). É professor do Instituto Federal de Alagoas e apresenta experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Biodigestão Anaeróbia (biogás e biofertilizante), Compostagem, Gestão de Recursos Naturais em Bacias hidrográficas com ênfase à Permacultura. 

Regina Midori Fukashiro


Produtora Cultural e Produtora Rural. Idealizadora do projeto Trip Rural de mapeamento turístico, projeto incubado no Núcleo Incubador da Campos Tech. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Metodista SBC, em Tecnologia de Gestão de Turismo pelo IFSP-CJO, Guia de Turismo Regional e Nacional pelo Centro Paula Souza. Atualmente, discente do Curso Técnico de Eventos e Bolsista no Programa de Extensão “Acessibilidade para Todos” pelo IFSP-CJO.

Batalha na Montanha


A Batalha da Montanha surgiu na cidade de Campos do Jordão, teve início das suas atividades por volta de 2016 . No início eram realizadas as rodas culturais semanalmente, depois passou a ser quinzenal . O evento conta com batalha de MCs, open mic para poesias e afins, troca de livros, oficinas e arrecadações. De 2020 pra cá, pós pandemia, a batalha da montanha tem tido um grande crescimento tanto on-line nas redes quanto presencial, isso é muito importante pois vem mostrando a força e a proporção que nosso movimento tem sobre os jovens da nossa cidade!

O mais interessante da bdm são as histórias de cada evento, as pessoas que passaram por esse movimento, hoje em dia somos reconhecidos pela secretaria da cultura, a estrutura que foi tomando e as oportunidades que estão surgindo são frutos que estamos colhendo . Nossa missão é agregar valores na sociedade de forma positiva através do hip hop. 

NAPNE


A Coordenadoria de Ações Inclusivas busca promover ações relacionadas ao ingresso, permanência e êxito dos estudantes público-alvo da Educação Especial, com a construção de uma cultura para convivência, do respeito à diversidade e da eliminação de barreiras educacionais e atitudinais para a inclusão social e educacional dos estudantes. Além disso, também promove ações como encontros e palestras formativas, articula parcerias com profissionais e associações/instituições/organizações que trabalhem com Inclusão Social e Educacional; realiza orientações e auxílios aos campi, bem como, desenvolve documentos que buscam assegurar os direitos dos estudantes com necessidades educacionais específicas. 

Julia Roberta da Encarnação


Julia Roberta da Encarnação é aluna do 3o ano do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio e é bolsista do Clube de Leitura “Ubuntu”, pelo Programa Bolsa Ensino.

Maíra Nogueira de Almeida


Professora de Biologia para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Campos do Jordão. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e Mestra em Biologia Vegetal pela mesma instituição (2015). Durante os trabalhos de pesquisa desenvolvidos, adquiriu experiência nas áreas de anatomia e morfologia vegetal, fisiologia vegetal, genética molecular e biologia do desenvolvimento vegetal. 


Thais Anita Silva Barros



Thais Anita Silva Barros é pedagoga, com lato sensu em Psicopedagogia, do Instituto Federal de Campos do Jordão, atua no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), é integrante do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NUGS-IFSP) e, também, é uma das coordenadoras do Clube de Leitura “Ubuntu”, pelo Programa Bolsa Ensino.

Clube do Livro Ubuntu


O Clube de Leitura “Ubuntu” tem a proposta de difundir e valorizar a literatura de autoria negra e incutir o hábito da leitura em conjunto com atividades extracurriculares e interdisciplinares no IFSP campus Campos de Jordão. O nome do clube, Ubuntu, reflete a concepção filosófica africana de que a humanidade de um ser é construída por meio do reconhecimento da dignidade do outro, ou seja: só podemos existir e expressar a nossa potencialidade humana a partir da rede de vivências possíveis, da partilha, do cuidado e do respeito mútuo. A literatura auxilia na prática desse reconhecimento da humanidade e da dignidade do outro, na medida em que serve como instrumento de transcendência da nossa individualidade a partir do conhecimento e envolvimento com outras vozes, de diferentes lugares e tempos, com diferentes experiências e percepções de mundo, contribuindo para a superação de ideias estereotipadas e distanciadas de outros povos, como no caso do povo negro.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Presidente

Vera Lucia Villas Boas


Membros da Comissão

Equipe Biblioteca

Alexandre Rezende de Almeida

Edson Santos Rodrigues Junior

Kleber Soares Araújo


Membros da Comissão

Docentes

Cinthia Yuri Galelli

Tatiana Marchetti Panza

Thais de Oliveira


Membros da Comissão

Discentes - Técnico em Eventos

Fernanda Ramos Trindade

Gabriel Augusto de Oliveira

Regina Midori Fukashiro

Tamyres Prado Bertoncelo

Yasmin Dinamarco da Silva