O Grupo de Inovação, GT5 da BMJ tem por coordenadores Luiz Guilherme Martins e Rosemeire de Fátima Ferreira Pinheiro Costa da Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo e Verônica Bicudo de Castro Azambuja, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, além de mais de duas dezenas de membros.
Inovação é um conceito variado, mas com relação às Bibliotecas e, em particular, a um GT de uma Rede de Bibliotecas, inovação pode ser entendido como uma forma de rever, adaptar ou criar serviços e produtos nas instituições, com foco nos usuários, na simplificação de processos e na facilitação do acesso à informação, com o intuito de adequar o nosso trabalho à realidade atual.
Também é importante preparar as Bibliotecas e as pessoas que as compõem para o futuro, tentando aproximar os seus profissionais com o universo da inovação.
Após a realização de reunião no dia 28/06/2022, pesquisa de sugestões e votação de ideias via formulário online e oficina de design thinking em 14/09/2022, pudemos desenhar um quadro inicial das ações do GT.
Contribuir com ações, práticas e projetos inovadores com nossas instituições e com as bibliotecas e colegas da rede.
Desenvolver serviços e produtos para a rede, empoderar a nós e nossos colegas, fomentar a cultura da inovação, compartilhar experiências e atuar em novas áreas do conhecimento.
Confiabilidade;
Respeito;
Transparência;
Liberdade;
Objetividade;
Diversidade;
Acessibilidade;
Economicidade;
Atualidade.