A Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias, BiblioMemojus (BMJ), coordenada pelo Dr. Carlos Alexandre Böttcher e formada por bibliotecárias e bibliotecários de todos os órgãos do Poder Judiciário e, também, com alguns membros do Ministério Público, Poder Legislativo, Universidades e outros, é estruturada em Grupos de Trabalho (GTs). São eles: 1 - Gestão; 2 – Memória; 3 – Redes; 4 – Biblioteca Digital; 5 – Inovação; 6 – Agenda 2030 e 7 – Capacitação.
O Grupo de Gestão, GT1 da BMJ tem por coordenador o próprio Dr. Böttcher e como adjuntos Ana Paula Vasconcelos do Amaral e Silva Araújo (TER-RN), Luiz Guilherme Martins (JFSP) e Marília de Souza Mello (TRF1), além de todos os coordenadores e adjuntos dos demais Grupos de Trabalho.
Um conceito chave na gestão de redes de bibliotecas é o planejamento estratégico. Isso implica em estabelecer metas claras e definir os recursos necessários para alcançá-las. É preciso levar em conta os objetivos da rede de bibliotecas, as demandas dos usuários, as tendências tecnológicas e as políticas públicas relacionadas.
Também é importante organizar os Grupos de Trabalho, estimulando participações, planejar os próximos eventos e acompanhar as ações, capacitações e mobilizações necessárias para o bom funcionamento da rede.
Fomentar a interlocução e a colaboração entre profissionais de bibliotecas judiciárias de todo o país, incentivando a cooperação e o trabalho em rede das bibliotecas do Poder Judiciário entre si e com outros Poderes, ativando sua valorização e ampliando sua visibilidade no âmbito institucional e externo, ampliando o acesso à informação jurídica, estimulando a cultura de Inovação, encorajando o aprimoramento do tratamento dos acervos, da qualidade da pesquisa e do atendimento ao usuário, incentivando ações de implementação da Agenda 2030 e de promoção de direitos humanos, preservando, valorizando e difundindo a Memória do Poder Judiciário.
Desenvolver a rede, criar vínculos entre os seus membros, compartilhar experiências e atuar em novas áreas do conhecimento.
Organização;
Confiabilidade;
Respeito;
Transparência;
Liberdade;
Objetividade;
Diversidade;
Acessibilidade;
Economicidade;
Atualidade.