A Gestão da Memória apresenta-se como uma das grandes linhas de ação das instituições documentárias do Judiciário, a partir da Resolução CNJ nº 324/2020 (PRONAME) e do Manual de Gestão da Memória do Poder Judiciário. Nesse contexto normativo, as bibliotecas também contribuem para as ações de construção da memória e dos processos de patrimonialização dos acervos dos Tribunais e órgãos do Ministério Público.
Há a percepção de existência de diversas ações de memória em vários Tribunais e órgãos do Ministério Público. Também observa-se o interesse, por estas instituições, de se conhecer melhor as diversas possibilidades de realização de trabalhos de memória no Judiciário e Ministério Público.
Logo, importante se faz o fomento ao conhecimento sobre os principais temas do GT Memória, quais sejam, memória e suas vertentes (institucional, social, coletiva etc.), políticas de memória e patrimônio, seja ele bibliográfico e documental e, ainda, as interlocuções com outros tipos de patrimônio (como arquivístico e museológico).
Assim, apresentamos este Plano de Ação, com breve diagnóstico sobre aspectos relacionáveis à Gestão da Memória para Bibliotecas, bem como descrição de visão estratégica que norteia as ações deste GT (Missão, Visão e Valores) e, por fim, as ações planejadas para o grupo e seu cronograma de execução. Espera-se que as ações destacadas contribuam para o fortalecimento e diversificação das atividades com bibliotecas no Judiciário, bem como a intensificação de uma cultura de memória no âmbito das bibliotecas judiciárias. Por fim, também objetiva-se maior detalhamento das ações de memória nessas Bibliotecas, a partir da criação de Manual específico para Bibliotecas, tendo-se como base o atual Manual de Gestão da Memória do CNJ.
Inspirar, incentivar e oferecer subsídios às bibliotecas do Poder Judiciário e outras bibliotecas participantes da Rede sobre seu papel na gestão da memória institucional e patrimônio bibliográfico e documental por meio da valorização das boas práticas e do trabalho colaborativo
Ser referência para ações e boas práticas de gestão de memória e preservação do patrimônio bibliográfico e documental em bibliotecas do Poder Judiciário e outras bibliotecas participantes da Rede
Melhoria contínua;
Ética;
Modernização;
Otimização dos serviços;
Respeito e Responsabilidade Social;
Inovação;
Acessibilidade;
Comprometimento;
Colaboração e cooperação;
Compartilhamento.