O Camaleão de Jackson
- Camaeleo Jacksoni ou Triceros Jacksoni -
Os camaleões, animais vertebrados, são répteis que mudam de cor, conseguem mover os olhos a 360°, têm por norma entre 15 a 35 cm de comprimento e a sua língua consegue atingir 1,20 m de comprimento para caçar as suas presas, que são os insetos.
. Aspeto Físico
Ao contrário dos camaleões comuns, eles têm por volta de 30 cm e a sua língua pode atingir 1,20 m de comprimento. Têm 3 chifres magenta ou castanho acizentado (um no focinho e dois acima dos olhos, usados em disputas territoriais).
. Reprodução
O ritual de acasalamento acontece com um confronto entre machos e apenas quando a fêmea permite. Ao contrário da maioria dos répteis, os camaleões de Jackson não põem ovos, dão à luz os seus filhotes já formados, ao fim de 190 dias de gestação, com aproximadamente 5,5 cm de comprimento e 6 gramas de peso.
. Locomoção
Os camaleões de Jackson deslocam-se no solo, mais especificamente reptam.
. Forma e revestimento
Este animal é constituído por cabeça tronco e membros, e é coberto de pele e escamas epidérmicas (escamas que estão todas juntas numa placa só para facilitar a mudança de pele).
. Habitat
São comuns nas árvores das florestas e matas montanhosas comuns nas florestas húmidas do Leste de África.
. Alimentação
Os camaleões são insectívoros, ou seja, alimentam-se de insetos, principalmente aranhas. Fazem-no tirando partido da sua capacidade de camuflagem na vegetação e utilizando a sua língua para os caçar. Aproveitam para beber as gotas da chuva que caem das folhas.
Curiosidades
Até aos 2 anos os camaleões de Jackson são castanhos. À medida que crescem ficam esverdeados e por volta dos 5 anos de idade ficam completamente verdes.
Os camaleões de Jackson, à semelhança de outros camaleões, são zigodáctilos (têm os dedos agrupados em número par, com dois dedos virados para trás e outros dois para a frente ) fazendo toda a sua vida nas árvores. Têm também, como todos os outros camaleões, uma cauda preênsil, que são para se agarrar.
Bibliografia
Bibliografia:
Bibliografia
- Manual “Ciência Viva 5”
- Enciclopédia “Vida na Terra – Répteis”, Editora Euro Impala.
Matias Vaz
5A