O nosso trabalho

Trabalhamos em conjunto com a comunidade e com os nossos parceiros para inovar na prestação de cuidados de saúde à comunidade do Bangladesh. Procurámos ouvir todos os intervenientes e colher o máximo de informação junto dos nossos parceiros e da comunidade, antes de iniciarmos a nossa intervenção. Temos também uma orientação científica, sabendo que um projecto social inovador tem de ser monitorizado e avaliado com rigor, de modo a que seja credível, confiável e replicável. Por isso, avançamos passo a passo, mas numa passada determinada em direcção aos nossos objectivos. De momento, já demos os seguintes passos:

Alertar para as barreiras no acesso aos cuidados de saúde

Todos os imigrantes enfrentam barreiras acrescidas no acesso aos cuidados de saúde. A barreira cultural e linguística entre o imigrante e o profissional de saúde, associada ao desconhecimento do sistema de saúde por parte do imigrante, coloca-o em risco de tomar más decisões em saúde. A baixa literacia em saúde gera desigualdade nos resultados em saúde, com custos humanos e financeiros reconhecidos em estudos internacionais, mas infelizmente não estimados na nossa realidade. As necessidades específicas dos imigrantes em questões de saúde têm ainda de ser melhor estudadas, avaliadas e abordadas no contexto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), dando resposta à crescente multiculturalidade do nosso país.

Em todas as reuniões com os parceiros da administração local e de saúde alertamos para as barreias que os imigrantes da comunidade do Bangladesh enfrentam no acesso aos serviços sociais e de saúde. Apresentam necessidades especificas de saúde que devem ser colmatas pelos serviços e profissionais de saúde o melhor possível, minimizando quanto possível o risco de exclusão e desigualdade inerentes à sua condição sociocultural.

1º Encontro com os profissionais da USF da Baixa

Data e localização: 19/08/2016, 13h30 - 15h00, na UCSP São Nicolau (antiga USF da Baixa), Lisboa

Participantes: Dr. Cristiano Figueiredo, Dr. José Lima e membros da equipa da USF da baixa (assistentes técnicos, enfermeiros, médicos e assistente social)

Objectivos:

  1. Apresentar o projecto bengalisboa à equipa da USF da Baixa
  2. Realizar um grupo focal com a equipa da USF da Baixa para recolher experiências, opiniões, dificuldades e soluções encontradas pela equipa na prestação de cuidados de saúde à comunidade do Bangladesh
  3. Estabelecer uma parceria com a equipa da USF da Baixa

Resultado: Conteúdo em construção. As nossas desculpas.

Equipa da USF da Baixa

1º Encontro com a comunidade do Bangladesh

Data e localização: 20/08/2016, 19h00 - 20h30, na UCSP São Nicolau (antiga USF da Baixa), Lisboa

Participantes: membros da comunidade convidados pessoalmente pelo Sr. Rana Uddin e membros voluntários da equipa da UCSP São Nicolau

Objectivos:

  1. Apresentar o projecto à comunidade
  2. Realizar dois grupos focais
  3. Recrutar Health Navigators

Resultado: Conteúdo em construção. As nossas desculpas.


Participação no NOVA Health Discovery Experience Cuidados de Saúde Primários

Data e localização: 10/11/2017, 10h00 - 12h15, na Biblioteca dos Olivais, Lisboa

Participantes: Dr. Cristiano Figueiredo, Dr. José Lima

Objectivos:

  1. Apresentar o projecto bengalisboa aos investigadores da Nova Medical School
  2. Obter apoio académico para a implementação do questionário à comunidade
  3. Obter apoio académico para a componente de investigação e avaliação do projecto

Resultado: Conteúdo em construção. As nossas desculpas.

Questionário à comunidade do Bangladesh

Conteúdo em construção. As nossas desculpas.