bengalisboa

Community Health Project

O bengalisboa Community Health Project é um projecto de saúde comunitária criado em 2016 com o objectivo de melhorar os cuidados de saúde prestados à comunidade imigrante do Bangladesh residente na cidade de Lisboa.

Surgiu da iniciativa de dois médicos de família portugueses, Dr. Cristiano Figueiredo e Dr. José Lima, que em colaboração com a Junta de Freguesia de Arroios e o Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central, identificaram a comunidade do Bangladesh como sendo a comunidade imigrante socialmente mais necessitada, destacando-se de outras comunidades de origem asiática, como a Nepalesa, Chinesa e Indiana. A ligação à comunidade foi efectuada através do Centro Islâmico do Bangladesh (Mesquita Baitul Mukarram) e do seu presidente Rana Taslim Uddin, que vivendo em Portugal há mais de 25 anos, tem sido um elemento fundamental no envolvimento da comunidade na concepção e desenvolvimento do projecto.

Pretendemos estabelecer uma ponte entre a comunidade do Bangladesh e os profissionais do Serviço Nacional de Saúde, atenuando as barreiras culturais e linguísticas existentes no acesso aos cuidados de saúde e promovendo um ambiente de cuidados transculturais com empatia, curiosidade e respeito mútuos. Acreditamos que só assim conseguiremos diminuir as desigualdades em saúde actualmente existentes nesta e noutras comunidades imigrantes de Lisboa.

Queremos ser um exemplo de inclusão social de imigrantes no acesso e utilização dos serviços de saúde, contrariando o ainda fraco desempenho de Portugal nas políticas de integração de imigrantes na área da saúde, como consta no MIPEX 2015 - Migrant Integration Policy Index. Este desempenho na área da saúde classificado como halfway favourable (moderadamente favorável) coloca Portugal em 22º lugar entre os 38 países avaliados neste domínio, contrastando enormemente com as restantes políticas de integração de Portugal, que sendo na maioria favoráveis à integração de imigrantes, contribuem para que Portugal liste como o 2º país globalmente mais bem classificado no MIPEX 2015, apenas atrás da Suécia.

Temos como modelo o Lambeth Portuguese Community Wellbeing Partnership, um projecto de saúde comunitária fundado em 2015 na cidade de Londres pelo Dr. Vikesh Sharma e Dr. Cristiano Figueiredo, como resposta às necessidades específicas de saúde da comunidade imigrante portuguesa residente no distrito de Lambeth. Este projecto de saúde, consolidado durante um Intercâmbio Hippokrates (Erasmus+) para jovens médicos de família, obteve desde então o apoio institucional do NHS Lambeth CCG e financiamento através de um fundo de inovação em saúde do NHS. Como reconhecimento do trabalho desenvolvido com a comunidade portuguesa residente em Lambeth, o Dr. Vikesh Sharma foi premiado com o "Lammy Award 2016 - Outstanding Contribution ​to Primary Care". Também em 2016, o Dr. Cristiano Figueiredo viu o seu Intercâmbio Hippokrates reconhecido pela Wonca Europe ganhando o prémio Hippokrates Exchange Prize, para o melhor intercâmbio europeu para jovens médicos de família.

Apoios institucionais