- A osteopatia é um tratamento que surgiu nos Estados Unidos, cujo criador foi Andrew Taylor Still (1828 – 1917). É definida como uma abordagem diagnóstica terapêutica e palpatória que enfatiza a sua ação centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença.
- A osteopatia se utiliza de métodos diagnósticos e técnicas específicas, desenvolvidos para facilitar uma avaliação estrutural precisa, enfatizando especialmente a mecânica do corpo e utilizando técnicas manipulativas com a finalidade de detectar e corrigir estruturas e funções imperfeitas para ajudar no tratamento restabelecendo a mobilidade das articulações, dos músculos e do tecido neural.
- Dentre suas diversas indicações podemos citar as mais comuns como:
Hernias e protusões discais; ciatalgias; lombalgias e cervicalgias; neuralgias cervicobraquiais; vertigens e cefaleias tensionais; traumas e entorses; alterações posturais; melhora da mecânica do movimento em caso de atletas.
Hérnias de hiatos; ptoses viscerais; refluxo e constipação intestinal; cólicas menstruais; distúrbios hepatobiliares; entre outras.
Regulação do sistema nervoso autônomo; dores de cabeça e enxaquecas; Nevralgias do Nervo Trigêmio; Labirintites; Estresse e ansiedade; distúrbios do sono; entre outras.