Vencer os Muros e o Silêncio

Projeto da candidatura Ideias Com Mérito da RBE

Duas situações relacionadas com a temática da inclusão e o desejo de ajudar a ultrapassar as “barreiras” que muitos alunos ouvintes enfrentam quando são solicitados a redigir textos que constam do domínio da Escrita nos Programas de Português do Ensino Secundário levaram à ideia de um projeto do género "três em um". Tendo concorrido, no ano letivo anterior, à Candidatura Ideias com Mérito, promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, obteve aprovação e financiamento para a sua implementação nos anos letivos de 2018-2019 e 2019-2020.

As situações problemáticas diagnosticadas, no âmbito da inclusão, são: a ausência de materiais bilingues no acervo da Biblioteca Escolar para apoio ao currículo dos alunos surdos; e o facto de a iliteracia agravar as dificuldades de reintegração social dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra, instituição com a qual esta escola estabeleceu uma parceria.

Este é um projeto com três vertentes, três caminhos cujo ponto de interseção é a Biblioteca Escolar e que têm a leitura como elemento comum nos objetivos e nas estratégias.

Na Biblioteca da Escola, os alunos leitores contribuem, com apreciações críticas de obras lidas, para a criação de um dossier temático intitulado “A opinião dos leitores”. Ao elaborarem esses textos de apreciação crítica, tipologia textual que consta dos Programas de Português do Ensino Secundário, desenvolvem competências no domínio da Escrita. Esses textos orientarão outros utilizadores da BE, aquando das suas escolhas.

Cópias dessas apreciações críticas acompanham as obras a que reportam quando esse material livro for levado ao Estabelecimento Prisional de Coimbra para empréstimo aos reclusos. Outras atividades de incentivo à leitura e de desenvolvimento de competências a ela associadas se desenvolvem no âmbito da parceria com o EPC.

Aos alunos ouvintes é solicitada a colaboração na criação de materiais bilingues para que a Biblioteca escolar passe a dispor de recursos para alunos surdos: gravações em vídeo, com imagens de alunos e de intérpretes de Língua Gestual procedendo à tradução de conteúdos constantes dos programas de Português do Ensino Secundário dos alunos surdos, assim como de conteúdos de outras disciplinas que se venham a associar a estas atividades, e de temáticas associadas a áreas transversais, como a Educação para a Cidadania; esses textos são lidos por alunos ouvintes, em voz off.

A coordenação geral do projeto e, mais especificamente, das atividades de desenvolvimento das competências no domínio da Escrita estão a cargo da professora bibliotecária. A coordenação das ações a realizar em parceria com o Estabelecimento Prisional de Coimbra compete à professora Isabel Monteiro. O professor José Vieira coordena as atividades que conduzem à produção de materiais bilingues.

Nas atividades a desenvolver no âmbito deste projeto participam diversas turmas de diversos cursos e professores de vários grupos disciplinares.